Pesquisar no Blog

segunda-feira, 13 de junho de 2016

O inverno e os problemas respiratórios de cães e gatos




Os cães e gatos também sofrem de problemas respiratórios e, assim como para os seres humanos, a chegada do inverno costuma deixá-los mais susceptíveis a doenças respiratórias, exigindo cuidados redobrados. Existem raças que sofrem mais com o frio e ficam mais susceptíveis a doenças do aparelho respiratório. “Este é o caso das raças de cães com pelos curtos e de menor porte, como Poodle e Yorkshire”, explica Isabella Vincoletto, Coordenadora de Assuntos Regulatórios da Vetnil.

Os principais sintomas de doenças respiratórias são: cansaço, tosse, espirro, diminuição do apetite e secreção nasal, entre outros. “A orientação é que os animais sejam encaminhados ao médico veterinário o mais rápido possível, pois existem várias causas para as doenças respiratórias (viral, bacteriana, alérgica, parasitária e outras) e somente um especialista poderá concluir o diagnóstico e medicá-los corretamente”, explica Isabella.

Além do fornecimento de alimentação adequada, produtos formulados com Vitamina C, um importante antioxidante que melhora as defesas naturais do animal, podem e devem ser utilizados para a prevenção e controle auxiliar de doenças respiratórias, principalmente. Outros produtos, como broncodilatadores e mucolíticos, também são indicados em casos de doenças respiratórias. Os broncodilatadores provocam o relaxamento dos brônquios pulmonares, facilitando a passagem de ar para os pulmões, enquanto que os mucolíticos facilitam a expectoração de secreções comumente presentes nas doenças respiratórias.

DICA VETNIL

            O Mucomucil xarope é um mucolítico indicado para animais que apresentam doenças respiratórias caracterizadas pela presença de secreções mucóides e mucopurulentas, sendo indicado em doenças respiratórias diversas. Fluidifica as secreções e favorece a expectoração. Também atua como antioxidante, o que aumenta a imunidade do animal e eleva a sua resistência. É indicado para cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados