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sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Agosto Branco alerta para câncer de pulmão: entenda as causas, sinais e tratamentos da doença

Fumantes têm risco 20 vezes maior de desenvolver tumores pulmonares; Especialista comenta principais sinais e a importância do diagnóstico precoce

 

O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de pulmão no mundo, sendo responsável por ampliar em cerca de 20 vezes o risco de surgimento da condição. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é estimado que durante o triênio 2023-2025 em torno de 32.300 novos casos da doença sejam diagnosticados a cada ano. E, apesar destes dados não serem novidade, os tumores pulmonares ainda lideram o ranking das doenças oncológicas que mais matam todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Mariana Laloni, oncologista e Diretora Médica Técnica da Oncoclínicas&Co, explica que a maioria dos pacientes com câncer de pulmão apresenta sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório. “Os sinais de alerta são tosse, falta de ar e dor no peito. Outros sintomas inespecíficos também podem surgir, entre eles perda de peso e fraqueza. Em poucos casos, cerca de 15%, o tumor é diagnosticado por acaso, quando o paciente realiza exames por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para que seja realizado o diagnóstico precoce da doença, o que contribui amplamente para o sucesso do tratamento”, diz. 

A médica comenta ainda que existem dois tipos principais de câncer de pulmão: carcinoma de pequenas células e de não pequenas células. “O carcinoma de não pequenas células corresponde a 85% dos casos e se subdivide em carcinoma epidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células. O tipo mais comum no Brasil e no mundo é o adenocarcinoma e atinge 40% dos doentes”, destaca.
 

Imunoterapia é avanço relevante no combate ao câncer de pulmão 
  

A ciência tem transformado a maneira de tratar diferentes tipos de câncer. E, no caso das neoplasias de pulmão, as alternativas terapêuticas avançam a passos largos, permitindo ao paciente um arsenal poderoso de condutas que podem ser indicadas para o enfrentamento da doença. 

Diante deste cenário, estratégias que combinam modalidades de tratamento sistêmico (baseados na adoção de medicações via oral ou intravenosa, como a quimioterapia) e local (radioterapia) podem ser adotadas no início do tratamento para reduzir o tumor antes de uma cirurgia para retirada da parte do pulmão acometido, ou mesmo como tratamento definitivo quando a cirurgia está contraindicada. A radioterapia isolada também é utilizada algumas vezes para diminuir sintomas como falta de ar e dor. “A indicação depende principalmente do estadiamento, tipo, do tamanho e da localização do tumor, além do estado geral do paciente”, diz Laloni. 

Para a especialista, é válido destacar o papel que a imunoterapia exerce no panorama de enfrentamento do câncer de pulmão. Baseado no princípio de que o organismo reconhece o tumor como um corpo estranho desde a sua origem, e de que com o passar do tempo este tumor passa a se “disfarçar” para não ser reconhecido pelo sistema imunológico e então crescer, a terapia biológica funciona como uma espécie de chave, capaz de religar a resposta imunológica contra este agente agressor. 

“Embora o sistema imune esteja apto a prevenir ou desacelerar o crescimento do câncer, as células cancerígenas sempre dão um jeitinho de driblá-lo e, assim, evitar que sejam destruídas. O papel da imunoterapia é justamente ajudar os ‘soldados’ de defesa do organismo a agir com mais recursos contra o câncer, produzindo uma espécie de super estímulo para que o corpo produza mais células imunes e assim a identificação das células cancerígenas seja facilitada - devolvendo ao corpo a capacidade de combater a doença de maneira efetiva”, explica a especialista. 

Não à toa, as medicações imunoterápicas vêm conquistando protagonismo no tratamento de tumores de pulmão e de outros tipos de câncer. A abordagem terapêutica tem trazido resultados importantes também para cânceres de bexiga, melanoma, estômago e rim. Estudos atestam ainda a eficácia no tratamento de Linfoma de Hodgkin e de um subtipo do câncer de mama, chamado triplo negativo. “Na última década, a imunoterapia passou rapidamente de uma descoberta promissora para um padrão de cuidados que está contribuindo para respostas positivas para diversos casos de pacientes oncológicos”, pontua Mariana Laloni. 
 

Tabagismo ainda é a principal causa de câncer 
  

O tabagismo continua sendo o maior responsável pelo câncer de pulmão no Brasil e no mundo. Aliás, não apenas deste tipo de tumor: segundo o INCA, 161.853 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o tabaco fosse deixado de lado, sendo que cerca de destes óbitos são decorrentes de algum tipo de câncer relacionado ao hábito de fumar. 

E apesar do Brasil ter sido reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um exemplo no combate ao cigarro - o país tem um dos menores índices de fumantes do mundo, cerca de 10% da população acima de 18 anos, segundo o próprio INCA - os desafios não param de chegar. Um deles, é a chegada dos cigarros eletrônicos e outros dispositivos de vape, que têm conquistado principalmente os jovens. 

“Nós vemos novas formas de fumo chegando, como o cigarro eletrônico, por exemplo, que tem atraído principalmente os adolescentes, pelo formato, novidade e falta de informação sobre o impacto nocivo deles. Então, estamos vendo uma geração que tinha largado o cigarro, voltar para versões digamos, mais modernas, do mesmo mal”, alerta Laloni. 

Parar de fumar, alerta a especialista, é a forma mais eficaz de se prevenir contra o câncer de pulmão e diversos outros tumores, além de doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, AVC (acidente vascular cerebral) e complicações severas decorrentes da contaminação pela covid-19. 



Comece uma nova vida hoje 

Para apoiar na conscientização sobre os riscos dos cigarros nas suas diferentes formas e modalidades, ao longo do mês de Agosto, estará no ar a campanha Cuidar sem Limites da Oncoclínicas&Co. A ação, que traz como mensagem central “0% de fumaça é cuidar 100% da saúde”, promove conteúdos informativos e estimula a participação em um programa de acompanhamento por 21 dias para quem deseja abandonar o vício.  

Com ativações em redes sociais, ambientes físicos e anúncios nas grandes mídias, a iniciativa tem por objetivo incentivar a cessação do tabagismo, convidando fumantes a experimentarem três semanas sem consumir cigarros e, assim, sentir os efeitos positivos à saúde. Vale lembrar que abandonar o cigarro pode reverter efeitos nocivos que levam ao câncer, no caso de quem não tem a doença, e também favorecer amplamente pacientes oncológicos tanto na resposta ao tratamento quanto na qualidade de vida.

 

Entenda os benefícios de deixar fumar:

  • Em 20 minutos: a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal.
  • Em 2 horas: não há mais nicotina circulante no sangue
  • Em 8 horas: os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.
  • Em 24 horas: os pulmões já funcionam melhor, e os brônquios começam a limpar os resíduos deixados pelo fumo.
  • Em 48 horas: o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • De 2 semanas a 3 meses: a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
  • Em 1 ano: o risco de doenças ligadas a males do coração, como infarto, cai pela metade.
  • Em 5 anos: menor risco de acidente vascular cerebral (AVC). O risco de infarto do miocárdio e morte por ataque cardíaco se aproxima daquele de quem nunca fumou.
  • Em 10 anos: o risco de sofrer um infarto será igual ao de quem nunca fumou. Redução dos riscos de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas.
  • Em 15 anos: o risco de desenvolver câncer de pulmão pode igualar-se aos dos não fumantes.

Oncoclínicas&Co.
Para obter mais informações, visite Link


BOLETIM DAS RODOVIAS

Tarde de sexta-feira com pontos de lentidão nas principais rodovias concedidas


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo no início da tarde desta sexta-feira (9). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

A Rodovia Anchieta (SP-150), está com tráfego normal no sentido litoral, mas no sentido capital há interdições do km 56 ao km 40. A Rodovia dos Imigrantes (SP-160), está com tráfego normal nos dois sentidos.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330) apresenta lentidão do km 51 ao km 54 no sentido interior. E para o motorista que segue no sentido capital há congestionamento do km 62 ao km 60 e do km 233 ao km 229. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), o motorista encontra tráfego intenso no sentido interior do km 27 ao km 29. Já para quem segue no sentido capital, o tráfego é normal.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

Tráfego normal na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) nos dois sentidos. Na Rodovia Castello Branco há congestionamento no sentido interior do km 20 ao km 24 e no sentido capital o tráfego é lento do km 26 ao km 24 e do km 14+500 ao km 13+700.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O corredor apresenta tráfego normal no sentido interior E no sentido capital, o motorista encontra lentidão do km 21 ao km 18.

 

Rodovia dos Tamoios

 Tráfego normal, sem congestionamento.


Estratégias para um recrutamento de alta performance em pequenas e médias empresas

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, profissionais bem alinhados com a cultura organizacional de uma companhia tendem a colaborar melhor, reduzir conflitos e fortalecer a marca empregadora


Para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam construir uma equipe talentosa e produtiva, o recrutamento de alta performance é uma estratégia essencial. A alta rotatividade de funcionários durante o período de experiência pode indicar falhas nos processos de seleção, evidenciando a necessidade de aprimorar essas práticas. Além de ser um desafio, contratar profissionais alinhados com os objetivos e a cultura da empresa traz benefícios significativos a longo prazo, promovendo um ambiente de trabalho coeso e produtivo.

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para Consultorias de RH e PMEs, recrutar candidatos que não apenas atendam aos requisitos técnicos, mas que também possuam o potencial de contribuir significativamente para o sucesso da empresa, é importante para organizações que buscam maximizar a eficiência, trazer inovação e garantir um crescimento sustentável. “Profissionais comprometidos com a missão da companhia são mais propensos a trazer novas perspectivas e ideias inovadoras, além de buscar constantemente o desenvolvimento pessoal e profissional”, revela.

Uma equipe de alta performance melhora a produtividade, eleva a qualidade das entregas, promove a inovação e aumenta o engajamento dos funcionários. “Profissionais bem alinhados com a cultura organizacional tendem a colaborar melhor, reduzir conflitos e fortalecer a marca empregadora. Além disso, uma baixa rotatividade economiza recursos valiosos e contribui para um ambiente de trabalho mais estável e coeso”, pontua.

Estratégias para atrair talentos

Para atrair profissionais de alto desempenho, o especialista alerta que é fundamental desenvolver uma marca empregadora forte e atrativa. “Comunicar de forma transparente os valores e a cultura da empresa pode atrair candidatos alinhados com esses princípios. Oferecer benefícios competitivos, como flexibilidade no trabalho, programas de desenvolvimento profissional e incentivos financeiros, também ajuda a destacar a organização no mercado de trabalho”, declara.

Alisson ressalta que um planejamento estruturado é essencial para definir criteriosamente o perfil dos candidatos necessários. “Isso inclui delinear estratégias de divulgação, tipos de avaliações a serem aplicadas e critérios de triagem de currículos. A utilização de tecnologia, como softwares de recrutamento, otimiza esse processo, tornando-o mais eficiente e estratégico”, afirma.

Entender as necessidades específicas da empresa é o primeiro passo para um recrutamento eficiente, identificando lacunas de habilidades e envolvendo gestores de equipe para obter insights. “Com essas informações, é possível criar um perfil detalhado do candidato ideal, incluindo competências técnicas, habilidades comportamentais e experiências desejadas”, relata.


Avaliação e onboarding

Garantir que os candidatos estejam alinhados com a cultura da companhia é fundamental para um bom fit cultural, contribuindo para um melhor desempenho e satisfação do funcionário, além de impactar positivamente o clima organizacional. “Além disso, um programa de integração bem planejado acelera a adaptação dos novos funcionários, permitindo que comecem a contribuir mais rapidamente com o negócio”, pontua.

Para garantir a eficácia do processo de recrutamento e seleção, é importante realizar avaliações contínuas e ajustar as estratégias conforme necessário. Buscar feedback de candidatos e funcionários recém-contratados pode ajudar a aprimorar o processo de recrutamento, garantindo que a seleção seja, de fato, de alta performance”, declara.

Para o CEO da abler, implementar esse tipo de filosofia é um movimento de grande valor para PMEs que desejam construir equipes produtivas e inovadoras. “Quando uma empresa atrai e retém talentos alinhados com sua cultura e objetivos, é possível melhorar a produtividade, reduzir a rotatividade e fortalecer a marca empregadora. Investir em estratégias eficazes de recrutamento e onboarding garante que a organização esteja preparada para enfrentar desafios e alcançar um crescimento mais sustentável a longo prazo”, finaliza.  



Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.

abler
software de recrutamento e seleção
Para mais informações, acesse o site


O que são os vícios de linguagem e como evitá-los

Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento e Comunicação, explica como algumas expressões podem prejudicar sua apresentação de negócios

 

Você conhece alguém que quando vai falar, repete "um milhão" de vezes as expressões: “né?”; “tá?”, “ok?”, “tipo”, “sabe”, “então”?

 

Segundo Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento e Comunicação, o uso de algumas expressões de maneira excessiva pode criar ruídos na comunicação, atrapalhar a clareza ou até reduzir a autoridade sobre um assunto.

 

“Os vícios de linguagem são aquelas palavrinhas usadas como “muletas” no meio ou final das frases. Se usada de maneira excessiva, passamos a dar atenção exatamente para ela, e damos uma impressão de insegurança, incerteza e falta de preparo. E muitas vezes não é nada disso, é só o hábito mesmo, que pode “poluir” uma conversa informal e muito mais uma apresentação”, explica a especialista.

 

Para corrigir os vícios de linguagem, Fernanda de Morais destaca alguns passos importantes.

 

O primeiro é ter consciência de que usa essas expressões de maneira excessiva e isso pode ser em uma gravação de vídeo, um áudio no WhatsApp

 

Depois de ter consciência das situações em que você usa essas expressões, fale um pouco mais devagar e inclua uma pausa silenciosa no lugar do né, tá, por exemplo

 

Outra forma de driblar os vícios de linguagem, é que muitas vezes eles vêm acompanhados de uma voz ascendente no final da frase, como se tivesse fazendo uma pergunta, e esse tipo de voz pede um vício de linguagem, uma confirmação do ouvinte. Por isso, termine as frases com a voz descendente, mais grave, como se usasse um ponto final com a voz. Essa estratégia irá ajudar.

 

Peça feedback de amigos e familiares, principalmente pessoas que sejam de fora da sua rede de colegas no trabalho, já que vencer os vícios de linguagem durante uma fala informal traz naturalmente essa vantagem para o ambiente profissional também.

 



Fonte:
Fernanda de Morais - Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras. Mentora de Posicionamento e Comunicação
Instagram: @fernandademoraisoficial


Prontos pro Mundo: Educação SP aplica entre os dias 13 e 15 de agosto provas de inglês que vão selecionar estudantes intercambistas

 Alunos serão avaliados em quatro habilidades – fala, leitura, compreensão auditiva e escrita; desde março, mais de 19 mil participam de aulas intensivas online; no total, 1.000 alunos serão contemplados com o intercâmbio

 

Chegou a hora de definir quais estudantes da rede estadual de São Paulo vão participar da 1ª edição do programa de intercâmbio Prontos pro Mundo. Na próxima semana, nos dias 13, 14 e 15 de agosto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica as provas que vão selecionar 500 estudantes para uma temporada de estudos em países de língua inglesa a partir de 2025. 

 

A prova é destinada aos alunos da 1ª série do Ensino Médio que, desde março, participam de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP após pré-seleção com base no desempenho na edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Em todo estado, são mais de 19 mil estudantes. 

 

Cada escola tem autonomia para decidir os dias e horários de aplicação dos exames. As unidades podem, por exemplo, aplicar a prova nos dois primeiros dias e usar o terceiro para repescagem. Ou centralizar os exames em apenas um dia. 

 

Prova avalia quatro habilidades

O exame é presencial e vai avaliar quatro habilidades do conhecimento em língua inglesa – fala (speaking), leitura (reading), compreensão auditiva (listening) e escrita (writing) – e, de acordo, com o nível de proficiência do estudante (básico, intermediário e avançado). Ao todo são 81 questões e o tempo de duração da prova é de 2h e 20 minutos. 

 

Ao longo do teste, o aluno vai responder a itens que incluem, entre outros, construção de frases, ditado, leitura em voz alta, resumo e elaboração de artigo de opinião. A nota mínima para classificação é sete (7). Neste primeiro momento serão selecionados os 500 estudantes com melhores resultados. No fim do ano, uma nova avaliação vai escolher mais 500 jovens. No total, 1.000 alunos da rede serão contemplados com o intercâmbio.

 

Intercâmbio em 2025

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo terá duração de três meses e será 100% gratuito com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), seguros-viagem nacional e internacional; passagens aéreas; traslados; hospedagem em casa de família com pensão completa. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais antes e durante a estadia no exterior.

 

São cinco destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais. A expectativa é que o embarque da primeira turma seja em janeiro de 2025.

 


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
www.educacao.sp.gov.br

 

O impacto dos eventos esportivos no consumo de cerveja

Dados da Kantar apontam crescimento de 3% em volume de vendas na América Latina após a Copa do Mundo de 2022

 

Grandes eventos esportivos podem representar uma oportunidade para as marcas investirem em exposições e experiências para construir as percepções certas. A ligação da cerveja com essas celebrações é um dos exemplos mais relevantes. 

No mês da última Copa do Mundo, dezembro de 2022, por exemplo, a cerveja teve alta de 5,8% em volume de vendas na América Latina. E a categoria continuou crescendo, atingindo um patamar 3% maior que o período anterior ao evento. É o que aponta um levantamento da Kantar, líder em dados, insights e consultoria. 

Ao olhar separadamente para as marcas, é possível notar os benefícios que o investimento trouxe. A Budweiser foi a patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2022 e viu o desempenho crescer na América Latina. Nos 12 meses antes do evento, eram 8,1 milhões de unidades vendidas. Já 12 meses depois, eram 10,7 milhões. Isso representa um volume 32% maior. 

Outros rótulos de cerveja também aproveitaram a onda, alcançando novos consumidores e obtendo melhor desempenho em comparação com períodos anteriores ao evento. 

O aumento de 2,2 pontos percentuais na penetração da Amstel no Brasil indica sua capacidade para atrair novos consumidores. Essa melhora é paralela ao patrocínio da marca à Copa Libertadores, que está em vigor desde 2017. Já a penetração da Heineken no Equador aumentou de 4,8% para 11,3% entre 2021 e 2023. Trata-se de um reflexo gradual de diversos fatores: a própria Copa do Mundo – que beneficiou toda a categoria – e ações de marketing como o patrocínio da Copa da UEFA e da Fórmula 1. 

“Ao analisar essas três marcas, entendendo o antes e o depois da Copa do Mundo de 2022, é possível decodificar como conseguiram se destacar de forma significativamente diferente para mais pessoas”, comenta Marcela Botana, Diretora de Desenvolvimento de Mercado Latam, da Kantar. “Todas investiram para dar às pessoas uma visão positiva quehes deem uma vantagem inicial com novos consumidores. Dessa forma, se tornaram mentalmente disponíveis e proporcionaram novas oportunidades de consumo”, completa. 

É válido destacar que, após a Copa do Mundo de 2022, o consumo de cerveja naturalmente retraiu na América Latina, mas para níveis mais elevados do que antes. Por exemplo, no Brasil e no México, as ocasiões de consumo de cerveja em casa aumentaram 20%, sendo impulsionadas, principalmente, por momentos para assistir à TV.



Kantar


Veja 5 dicas de como aumentar suas vendas no Dia dos Pais

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Segurança e planejamento, especialista em varejo compartilha estratégias de vendas para este período 

 

O Dia dos Pais, comemorado no Brasil em 11 de agosto, é uma ocasião especial que celebra o amor e o companheirismo entre pai e filho. Neste período, cerca de 59% dos consumidores planejam presentear alguém, segundo pesquisa realizada pela Opinion Box. Para o e-commerce, esta época não é apenas um marco, mas uma oportunidade importante para impulsionar as vendas e conectar-se ainda mais com os consumidores ansiosos por ofertas irresistíveis.

 

Datas sazonais como essa são importantes para elevar o faturamento do comércio. "Desenvolver e aplicar estratégias de vendas é essencial para se destacar da concorrência", destaca Andrei Dias, Head de Vendas da Nexaas, Retail Tech especializada em inovação para o varejo. 


Pensando nisso, o especialista compartilha cinco dicas para ajudar empreendedores dos mais diversos segmentos a faturar. Confira:

 

1– Faça um planejamento

Andrei explica que, antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um planejamento. “Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”. 

 

2– Invista em tecnologia

O público procura cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades. “Investir em uma plataforma de e-commerce, que oferece suporte técnico e processos automatizados, é um diferencial para captar e reter mais clientes em datas sazonais, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra”, orienta Dias.

 

3– Garanta segurança

Em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela internet, quando golpes virtuais são mais frequentes, buscar estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas. “Contrate uma equipe que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online. Esses pequenos ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio”, propõe. 

 

4- Estabeleça prazos de entrega acessíveis 

O prazo de entrega se tornou um dos principais requisitos que consumidores analisam para decidir uma compra. Dias aponta que é importante cumprir esses prazos e oferecer a melhor experiência de consumo para fidelizar o cliente.

“Serviços de fulfillment são uma opção para diminuir o tempo de entrega, além de aderir a processos e soluções de inteligência artificial que otimizam essa logística”.

 

5- Analise o pós-venda

Com todos os passos anteriores seguidos, é hora de realizar métricas de todo o resultado que a estratégia trouxe ao negócio. “Recomendamos uma análise anual com todas as informações de campanhas realizadas, principalmente em datas sazonais, pois isso ajuda a definir ações futuras e o planejamento de outras estratégias de venda”, finaliza o Head de vendas.

 

Nexaas

Rivaldo celebra final do futebol feminino nas Olimpíadas: "Serão 90 minutos difíceis, mas que todo mundo vai estar torcendo pelo ouro"

  Em entrevista exclusiva à Betfair, Rivaldo comentou sobre a Seleção Feminina que vai disputar a final Olímpica contra os EUA; Rivaldo também comentou se escalaria ou não a Rainha Marta


A Seleção Brasileira Feminina enfrenta os Estados Unidos no próximo sábado (10), às 12h, pela final do futebol feminino nas Olimpíadas Paris 2024. É a terceira vez que Marta e companhia buscam o título, sendo vice-campeãs em 2004 e 2008. Pensando neste momento histórico para o futebol feminino brasileiro, o pentacampeão Rivaldo, embaixador da Betfair comentou que estará na torcida pela seleção. 

Rivaldo revelou em entrevista exclusiva à casa de apostas sobre sua expectativa para a grande final, além de dar sua opinião sobre a escalação de Marta para o confronto contra os EUA.


Olímpiada da superação

Após vencer na estreia, a Seleção Brasileira quase não se classificou na fase de grupos por conta de derrotas para o Japão e a Espanha. Mas, em uma grande superação, a equipe comandada por Arthur Elias conseguiu chegar na grande final olímpica após triunfos contra as donas da casa nas quartas de final e a Espanha nas semifinais. Rivaldo comentou sobre as vitórias inesquecíveis da seleção. 

“Estou bastante feliz com a Seleção Brasileira, principalmente depois desses dois últimos jogos. Elas tiveram uma fase de grupos difícil, com uma vitória, ficando apertada a classificação, mas conseguiram avançar. Depois o Brasil vai lá e consegue tirar duas seleções fortes, primeiro a França jogando em casa e depois a Espanha. Elas estão de parabéns pelo que já fizeram, principalmente pela semifinal, onde jogaram contra a melhor equipe do mundo”, disse o embaixador da Betfair.


Marta deve voltar como titular?

Na última partida da fase de grupos, contra a Espanha, Marta foi expulsa após acertar o rosto de uma jogadora adversária, e recebeu como punição uma suspensão de dois jogos. Rivaldo falou sobre o momento e relembrou quando passou por uma situação parecida.

“Sobre a expulsão da Marta, quem joga bola sabe que ela não teve a intenção de machucar a adversária. Acredito que ela escorregou na jogada e acabou não conseguindo tirar o pé, o que levou à sua expulsão. Aconteceu comigo também, acabei fazendo o mesmo movimento e fui expulso lá no Uzbequistão. São coisas que acontecem no futebol”, analisou.

Depois do bom desempenho da Seleção nos jogos em que Marta esteve fora, muitos torcedores passaram a defender que a estrela da equipe comece a final na reserva. “Posso dar minha opinião: se eu fosse a Marta, respeitaria muito as jogadoras, principalmente a que está no seu lugar como titular. Conversaria com o treinador para manter o mesmo time e preferiria ficar no banco, pedindo para entrar no momento que fosse necessário no segundo tempo. É um jogo difícil, em que pode acontecer qualquer coisa. É uma partida que se a Seleção perder, e se a derrota for com ela saindo jogando, todo mundo poderá criticar porque a Marta foi escalada como titular”, opinou o embaixador da Betfair.


Arthur Elias diante de uma grande decisão

Em entrevista após a semifinal, o treinador da Seleção Feminina, Arthur Elias, disse que precisaria de muitas análises antes de tomar uma decisão sobre a volta de Marta entre as titulares. “Temos que aguardar a decisão do treinador. Sabemos que ela é super importante para nossa seleção, mas o time vem de dois jogos bons sem a Marta. Será uma boa dor de cabeça para o Arthur Elias”, brincou Rivaldo.

“Nossas atletas souberam jogar sem a Marta como referência lá na linha de frente, elas conseguiram correr brilhantemente e deram conta de duas seleções fortíssimas”, comentou o embaixador da Betfair.

Rivaldo enxerga a camisa 10 como uma boa arma para o Brasil, independente da situação da partida. “Se o Brasil estiver bem, vai ser melhor para ela e se o jogo estiver difícil, sabemos que ela pode entrar e ajudar muito nessa briga pelo ouro da Seleção”, comentou.


EUA chegam como favoritos

Com tradição no futebol femino, a equipe dos EUA é apontada como favorita à medalha de ouro pelo embaixador da Betfair. Mas Rivaldo também destacou a força brasileira para a decisão.

“Será uma batalha forte, onde a seleção dos Estados Unidos vem como favorita, mas nada está ganho. Serão 90 minutos difíceis, mas que todo mundo vai estar torcendo pelo ouro inédito. Ainda mais que será um prêmio para a Marta, por tudo o que ela fez pela nossa seleção e pelo futebol feminino no Brasil. Sabemos que os EUA são muito fortes no feminino, mas o Brasil demonstrou que pode ser campeão e ter essa medalha tão esperada por anos por nossas brasileiras. Temos a prata garantida, mas vamos em busca do ouro, com certeza”, disse.

De acordo com os especialistas da Betfair, a chance do Brasil conquistar a medalha de ouro é de 36%, contra 64% dos EUA conquistarem o título.


Rivaldo manda recado para as jogadoras

Para finalizar a entrevista, o embaixador da Betfair deixou uma mensagem especial para a Seleção Brasileira. “É jogar da mesma maneira que jogou contra a França e contra a Espanha, com muita vontade. Acredito que se repetirem a intensidade dessas partidas, colocando o coração na ponta das chuteiras, com certeza nossa seleção poderá nos dar esse ouro tão esperado pelas jogadoras e pela torcida brasileira. Estou torcendo muito por elas, mesmo com todas as dificuldades que elas encontraram nessas Olimpíadas, superaram tudo e vão em busca desse título inédito. Torço para que elas deem o máximo nessa partida e que dê tudo certo com nossas meninas”, finalizou Rivaldo.


Betfair


Sonho de se tornar milionário pode ser real. Confira três dicas de especialista

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De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 203 milhões de habitantes. Deste total, cerca de 413 mil pessoas são consideradas milionárias, o número equivale a 0,21% da população brasileira, segundo levantamento realizado pelo banco UBS. 

Determinação e boa administração são fatores que contribuem para chegar ao primeiro milhão, sinaliza Tiago Machado, CEO do Club M Brasil, clube que conecta empresários bem sucedidos para inspirar e gerar oportunidades de negócios por meio de um networking qualificado. O executivo destaca três dicas para atingir o montante. Confira:


Foque num único segmento até alcançar o sucesso financeiro - Tiago afirma que muitas pessoas ficam patinando em busca do primeiro milhão, tentando várias coisas diferentes ao mesmo tempo, sem entender profundamente de nenhum assunto. Para o executivo, este não é o caminho. “É preciso focar num único nicho inicialmente,  se dedicar muito a ele, e depois que deu certo, daí sim, você pega uma parte desse dinheiro que deu certo e começa a diversificar em outros segmentos”, orienta Machado. “Foi o que fiz no mercado imobiliário. Eu me aprofundei nele, trabalhei vários anos, busquei muito conhecimento e após ter construído um patrimônio considerável, usei uma parte para investir em outros negócios”, completa.


Não tenha o sonho de enriquecer fazendo apenas coisas que você ama - Tiago ressalta que às vezes precisamos nos dedicar, pelo menos profissionalmente, naquilo que dá dinheiro e passar a gostar do processo. “Vou dar o meu próprio exemplo. Eu gostava de jogar tênis, mas quando percebi que, para mim, o esporte não traria o sucesso ou a liberdade financeira que eu almejava, até porque comecei tardiamente, o esporte virou lazer”, conta o empresário. “Então fui fazer algo que eu nem sabia se gostava, que era o setor de construção. A partir do momento que comecei a construir e a ganhar dinheiro, fui me apaixonando pelos processos do mercado imobiliário, porque eu via o resultado que eu desejava”, afirma. “Muitas pessoas não prosperam financeiramente porque ficam na ilusão de querer ganhar dinheiro com algo que poderia ser o lazer delas e não o sustento financeiro”, diz Machado.


Invista na construção de um networking qualificado - O networking tem a capacidade de estabelecer conexões significativas. Ele desempenha um papel estratégico, proporcionando acesso a oportunidades, troca de experiências, validação de ideias, suporte e mentoria, visibilidade, credibilidade, acesso a recursos e abertura de portas para colaborações. “Foi isso o que me motivou a criar o clube, a possibilidade de conectar pessoas que agregam valor, que inspiram e que se ajudam mutuamente para atingir um objetivo comum, o topo do sucesso. O Club M já contribuiu para gerar mais de R$ 300 milhões em negócios fechados e vamos chegar muito mais longe”, finaliza Tiago.

 

Club M Brasil - clube de negócios que conecta empresários bem sucedidos para inspirar e gerar oportunidades por meio de eventos que promovem a troca de experiências, construção de relacionamento e um networking qualificado.


Dia dos Pais: brasileiro gastou 13% mais em presentes comprados a duas semanas da data em 2023, diz a Criteo



Dados da companhia de commerce media revelam que a receita do comércio eletrônico aumentou 18% no último Dia dos Pais, em comparação com o ano anterior

 

Quarto maior período comercial do ano no Brasil, o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, deverá seguir em 2024 a tendência de alta nas vendas no comércio eletrônico dos últimos anos. Segundo dados da Criteo, a companhia global de commerce media, as transações no comércio online de bens e serviços durante o mês de julho* do ano passado superou em 18% o valor total registrado em 2022. 

No disputado ambiente online, as marcas precisam se destacar da concorrência por meio de ofertas diferenciadas e personalizadas que alcancem os consumidores no momento e local mais adequados ao longo de sua jornada de compra. Segundo a Criteo, que coletou dados de mais de 18.000 clientes e 2.900 marcas, os brasileiros tendem a desembolsar quantias maiores à medida que a data se aproxima. O tíquete médio das compras feitas a duas semanas** da celebração foi 13% maior do que o das semanas anteriores.

Por categoria de produto, os maiores picos de demanda foram em telefones celulares, calçados (especialmente tênis esportivos), eletrodomésticos (TVs, geladeiras, máquinas de lavar) e saúde e beleza (categoria que vem crescendo ano após ano). Já o meio de compra preferido foi o smartphone, usado em 3 de cada 4 vendas do e-commerce (73%). Para as marcas, a ativação de campanhas nessa data pode aumentar a receita, alcançar novos públicos e fidelizar clientes. 

“Como muitas outras sazonalidades, o Dia dos Pais estabelece oportunidades para as marcas iniciarem relacionamentos com novos clientes e, ao mesmo tempo, gerarem valor aos consumidores já conquistados.  No entanto, é necessária uma abordagem baseada em dados para definir uma estratégia de mídia bem-sucedida, que alcance os consumidores enquanto estiverem inclinados a comprar”, diz Tiago Cardoso, Managing Director da Criteo para a América Latina. "Analisar insights do ciclo de vendas anterior ajuda as marcas a identificar a melhor forma de estimular as vendas com sucesso, otimizar a presença on-line, personalizar campanhas publicitárias, oferecer descontos e outros atrativos.”

Com mais consumidores receptivos a ofertas na Internet, o número de anúncios digitais do tipo display aumentou em 10% na última sazonalidade, e os investimentos em campanhas digitais cresceram 16%. Como resultado, o CPC (custo por clique) foi reduzido em 3% em comparação com o período anterior. No Dia dos Pais, uma abordagem publicitária baseada em dados possibilita que as marcas e varejistas mantenham o foco no desempenho, iniciem relacionamentos com clientes fiéis, de longo prazo e, por fim, aprimorem seus resultados. 




*Período de 08 a 31 de julho de 2023

**Período de 1º a 13 de agosto de 2023


Como os sistemas de digitalização documental podem se beneficiar da IA


A digitalização de documentos é um processo que consiste em converter documentos físicos em formato digital, permitindo seu armazenamento, acesso, compartilhamento e análise de forma mais eficiente e segura. No entanto, a digitalização de documentos envolve não apenas a captura de imagens ou textos, mas também a extração, validação e integração de dados relevantes para os processos de negócios das organizações. 

Nesse sentido, a inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental na digitalização de documentos, pois oferece soluções que automatizam e otimizam as etapas do processo, reduzindo o tempo, o custo e os erros humanos. 

Uma das aplicações da IA na digitalização de documentos é o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que consiste em identificar e extrair textos de imagens ou documentos escaneados. O OCR utiliza algoritmos de visão computacional e processamento de linguagem natural (PLN) para reconhecer os caracteres, corrigir possíveis distorções, eliminar ruídos e converter os textos em formatos editáveis.

 

OCR e técnicas avançadas de IA

O OCR tradicional nem sempre é capaz de lidar com a variedade e a complexidade dos documentos, especialmente aqueles que contêm dados estruturados ou semiestruturados, como formulários, faturas, contratos, etc. Nesses casos, é necessário utilizar técnicas mais avançadas de IA. 

Uma delas é a classificação de documentos, que consiste em sua categorização de acordo com seu tipo, conteúdo ou finalidade, facilitando sua organização e recuperação. A classificação de documentos pode ser feita por meio de redes neurais artificiais, que são modelos computacionais inspirados no funcionamento do cérebro humano, capazes de aprender padrões e características dos documentos a partir de exemplos. 

É possível também realizar a extração de informações, identificando e extraindo dados relevantes dos documentos, como nomes, datas, valores, assinaturas, etc. A extração de informações permite fazer a tipificação dos documentos para melhor localização do acervo. Além disso, pode ser feita por meio de técnicas de PLN, como análise sintática, semântica e pragmática, que permitem compreender o significado e o contexto dos textos, bem como de técnicas de visão computacional, como detecção de objetos, que permitem localizar e segmentar elementos gráficos dos documentos. 

Esse ponto é especialmente relevante para as empresas que precisam implementar um framework de controle de informações aderente à LGPD. Com a possibilidade de reconhecer informações ampliada, é possível categorizar documentos com informações sensíveis à luz da Lei Geral de Proteção de Dados, desenvolvendo estratégias de manuseio, resguardo e descarte dessas informações.

 

Validação de dados e diminuição de erros

Outro ponto que os sistemas de IA podem contribuir nas estratégias de digitalização de documentação é para a validação de dados. Em operações de crédito, por exemplo, a validação de dados pode acelerar a esteira de aprovação de crédito, diminuindo o trabalho operacional, e liberando os profissionais para tarefas mais analíticas. 

Ao utilizar essas técnicas de IA na digitalização de documentos, as empresas podem obter diversos benefícios e oportunidades, tais como: aumento da produtividade, com a automação de processos; redução de custos, com a eliminação de documentos físicos; melhoria da qualidade com a diminuição de erros humanos e garantia da precisão, consistência e conformidade dos dados; adequação ao compliance, com a possibilidade do mapeamento de dados sensíveis, e a criação de estratégia de proteção desses dados e, por fim, a inserção da IA amplia a capacidade de inovação, com a análise e geração de insights a partir de dados extraídos dos documentos. 

Portanto, a IA é um elemento-chave na digitalização de documentos, pois proporciona soluções que transformam os documentos em ativos digitais, que podem ser gerenciados, acessados e analisados de forma inteligente. Assim, a IA contribui para a melhoria da eficiência, da competitividade e da sustentabilidade das organizações, além de promover a transformação digital e a sociedade do conhecimento.

 


Inon Neves - vice-presidente da Access

O início do fim: novo estudo alerta sobre o declínio do cultivo de peixes na Amazônia

Estudo inédito do Instituto Escolhas prevê um crescimento de apenas 4,6% para a piscicultura amazônica até 2034, se nada for feito para mudar a situação atual.

 

O cultivo de peixes nativos na Amazônia não tem recebido a merecida atenção dos governos federal e estaduais, considerando seu potencial econômico e baixo impacto ambiental. É o que mostra o novo estudo do Instituto Escolhas, “Solução debaixo d’água: o potencial esquecido da piscicultura amazônica”, lançado nesta quinta-feira (08/08), que traz um levantamento inédito sobre o atual panorama da piscicultura de espécies nativas nos nove estados da Amazônia Legal. 

O mapeamento geoespacial identificou 76.942 hectares de lâmina d’água naquela região e 61.334 empreendimentos de piscicultura – um número 39% maior do que mostra o Censo Agropecuário. “A ausência de dados robustos e atualizados do setor, que envolvam mais do que o volume de produção, foi um dos grandes desafios da pesquisa e já é um sinal, por si só, da pouca atenção recebida pela piscicultura por parte do poder público”, pontua Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas. 

Segundo o estudo, o cultivo de peixes nativos da Amazônia é viável economicamente, tem a vantagem de usar até 10 vezes menos espaço para produzir a mesma quantidade de carne que a pecuária extensiva e pode gerar uma renda significativa – especialmente para os pequenos produtores, que respondem por 95,8% das propriedades mapeadas. Para isso, no entanto, a atividade precisa alcançar novos mercados para se manter relevante regionalmente e ganhar competitividade no cenário nacional. 

“Um avanço consistente no mercado nacional depende da resolução de dois gargalos: solucionar os problemas responsáveis pela baixa produtividade, como a falta de acesso à assistência técnica adequada, e aumentar a produção, que oscila entre 160 mil e 175 mil toneladas anuais desde 2015. Para efeito de comparação, somente o estado do Paraná, maior produtor de peixes do país, produziu 150 mil toneladas em 2022”, afirma Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas. O estado de Rondônia detém a liderança da produção regional, tendo produzido 57,2 mil toneladas, também em 2022. 

De acordo com a pesquisa, os empreendimentos de piscicultura na Amazônia têm, em média, 19% de área inativa. Esse percentual chega a 20% nas pequenas propriedades. Isso acontece porque, no atual contexto de pequena produção e baixa produtividade, o investimento necessário para manter os tanques ativos não compensa. Os estados do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima foram diagnosticados com baixa produtividade (2,5-4,9 toneladas de peixe/hectare/ano). Isso significa que eles poderiam aumentar a produção local sem expandir a lâmina d’água, apenas combinando a reativação das áreas não usadas com estratégias de aumento da produtividade, como assistência técnica e o uso de ração e alevinos de melhor procedência. 

O acesso ao crédito, que poderia mudar essa realidade, emerge como mais um gargalo, principalmente devido à necessidade de regularizar o empreendimento para acessar o recurso. Em 2022, pouco mais de R$ 189 milhões (ou 28,4% do total nacional) foram efetuados em operações de crédito para custeio de piscicultura na Amazônia Legal. Em termos de investimento, os estados da Amazônia Legal participaram apenas com R$ 5,3 milhões ou 10,5% em relação ao total nacional. 

Além da falta de dados, da saturação do mercado regional e da baixa produtividade decorrente da ausência de assistência técnica e infraestrutura, outros dois fatores ajudam a explicar a situação atual da piscicultura amazônica: o desinteresse dos governos estaduais e federal em reconhecer o potencial da piscicultura e investir no setor e o marco regulatório defasado de alguns estados. Combinando as tendências atuais verificadas em cada estado, o estudo prevê um crescimento de 175 mil toneladas para 183 mil toneladas nos próximos dez anos, ao fim dos quais, o setor terá crescido apenas 4,6%.

“Temos milhares de pequenos piscicultores na Amazônia que se mantêm atuantes apesar da falta de acesso à assistência técnica e infraestrutura e da ausência de visão dos governos locais sobre o potencial dessa cadeia produtiva e sua importância no contexto regional”, finaliza Leitão.

Leia a íntegra do estudo aqui.


Olimpíadas ganham mais precisão e tecnologia com IA

Inovações tecnológicas promovem segurança, justiça e identificação de talentos no maior palco esportivo global

 

As Olimpíadas sempre foram um símbolo de excelência atlética e espírito competitivo global. Este ano, o evento histórico se reinventa com a introdução de novas tecnologias de Inteligência Artificial que aprimoram o desempenho dos atletas e elevam os padrões de segurança e justiça nas competições.

Com utilização desde os jogos olímpicos de Tóquio, em 2021, é nessa edição que o uso de dispositivos AloT (Integração de Inteligência Artificial e Internet das Coisas) ganhou força no monitoramento da saúde dos esportistas em tempo real. É o caso de equipamentos como botas e coletes inteligentes com sensores que regulam a temperatura corporal e oferecem massagens em áreas propensas a contusões, garantindo condições físicas ideais durante as competições, otimizando o desempenho e reduzindo o risco de lesões.

De acordo com informações da ABC News, o COI (Comitê Olímpico Internacional) também já está trabalhando para explorar potenciais atletas do futuro em locais que contam com menos visibilidade e investimento. A partir de uma parceria firmada, a inteligência artificial foi utilizada para analisar a capacidade atlética de cerca de mil crianças que vivem em cinco aldeias no Senegal, África. O resultado foi a identificação de 40 atletas “realmente promissores”. Além de avaliar as valências físicas, a IA usou um algoritmo para recomendar em quais esportes as crianças poderiam se destacar no futuro. Essa iniciativa ajuda a democratizar o acesso ao esporte, e também pode abrir portas para talentos ao redor do mundo, assim como incentivar os jovens a terem um propósito.

Segundo uma pesquisa realizada pela Allianz Research, os juízes agora contam com o Sistema de Apoio ao Julgamento (JSS), uma plataforma de IA que analisa de perto todos os movimentos tridimensionais dos competidores para garantir um resultado mais justo e preciso. Essa tecnologia avançada elimina a subjetividade nas avaliações, assegurando que cada performance seja avaliada com imparcialidade e de maneira assertiva, elevando o padrão de competição nas Olimpíadas.

"O uso crescente da Inteligência Artificial nas Olimpíadas representa um avanço significativo para o esporte global. Estamos testemunhando uma transformação que não apenas aprimora a performance dos atletas, mas também promove a inclusão e a equidade no acesso ao esporte e de maneira justa”, analisa Andrey Abreu, Diretor Corporativo de Tecnologia da MV, empresa especializada na transformação digital da saúde.

À medida que as Olimpíadas abraçam a era digital, a presença da Inteligência Artificial se torna um agente essencial de mudanças positivas. Desde o monitoramento avançado da saúde até a identificação de talentos promissores e a melhoria dos processos de julgamento, a IA redefine os limites do desempenho humano no esporte. Este avanço não apenas celebra a inovação tecnológica, mas também fortalece o compromisso das Olimpíadas com a excelência, justiça e inclusão.

“A IA não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas uma aliada no caminho para um futuro mais eficiente e essencial ao aprimoramento do setor de saúde. Entre múltiplos usos e aplicações, a tecnologia tem potencial para empoderar indivíduos para o autocuidado enquanto dá mais tempo a profissionais para praticarem uma medicina humanizada, facilitando a tomada de decisão do médico, como a análise de imagens e de eficiência para novos medicamentos, além de recomendações terapêuticas”, completa o especialista da MV.




MV
www.mv.com.br


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