Dados da companhia
de commerce media revelam que a receita do comércio eletrônico aumentou 18% no
último Dia dos Pais, em comparação com o ano anterior
Quarto maior período comercial do ano no Brasil, o
Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, deverá seguir em 2024 a
tendência de alta nas vendas no comércio eletrônico dos últimos anos. Segundo
dados da Criteo, a companhia global de commerce media, as transações no
comércio online de bens e serviços durante o mês de julho* do ano passado
superou em 18% o valor total registrado em 2022.
No disputado ambiente online, as marcas precisam se
destacar da concorrência por meio de ofertas diferenciadas e personalizadas que
alcancem os consumidores no momento e local mais adequados ao longo de sua
jornada de compra. Segundo a Criteo, que coletou dados de mais de 18.000
clientes e 2.900 marcas, os brasileiros tendem a desembolsar quantias maiores à
medida que a data se aproxima. O tíquete médio das compras feitas a duas
semanas** da celebração foi 13% maior do que o das semanas anteriores.
Por categoria de produto, os maiores picos de
demanda foram em telefones celulares, calçados (especialmente tênis
esportivos), eletrodomésticos (TVs, geladeiras, máquinas de lavar) e saúde e
beleza (categoria que vem crescendo ano após ano). Já o meio de compra
preferido foi o smartphone, usado em 3 de cada 4 vendas do e-commerce (73%).
Para as marcas, a ativação de campanhas nessa data pode aumentar a receita,
alcançar novos públicos e fidelizar clientes.
“Como muitas outras sazonalidades, o Dia dos Pais
estabelece oportunidades para as marcas iniciarem relacionamentos com novos
clientes e, ao mesmo tempo, gerarem valor aos consumidores já
conquistados. No entanto, é necessária uma abordagem baseada em dados
para definir uma estratégia de mídia bem-sucedida, que alcance os consumidores
enquanto estiverem inclinados a comprar”, diz Tiago Cardoso, Managing Director
da Criteo para a América Latina. "Analisar insights do ciclo de vendas
anterior ajuda as marcas a identificar a melhor forma de estimular as vendas
com sucesso, otimizar a presença on-line, personalizar campanhas publicitárias,
oferecer descontos e outros atrativos.”
Com mais consumidores receptivos a ofertas na
Internet, o número de anúncios digitais do tipo display aumentou em 10% na
última sazonalidade, e os investimentos em campanhas digitais cresceram 16%.
Como resultado, o CPC (custo por clique) foi reduzido em 3% em comparação com o
período anterior. No Dia dos Pais, uma abordagem publicitária baseada em dados
possibilita que as marcas e varejistas mantenham o foco no desempenho, iniciem
relacionamentos com clientes fiéis, de longo prazo e, por fim, aprimorem seus
resultados.
*Período de 08 a 31 de julho de 2023
**Período de 1º a 13 de agosto de 2023
Criteo
www.criteo.com
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