De acordo com
Alisson Souza, CEO e fundador da abler, profissionais bem alinhados com a
cultura organizacional de uma companhia tendem a colaborar melhor, reduzir
conflitos e fortalecer a marca empregadora
Para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam
construir uma equipe talentosa e produtiva, o recrutamento de alta performance
é uma estratégia essencial. A alta rotatividade de funcionários durante o
período de experiência pode indicar falhas nos processos de seleção,
evidenciando a necessidade de aprimorar essas práticas. Além de ser um desafio,
contratar profissionais alinhados com os objetivos e a cultura da empresa traz
benefícios significativos a longo prazo, promovendo um ambiente de trabalho
coeso e produtivo.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler,
startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de
alto custo-benefício para Consultorias de RH e PMEs, recrutar candidatos que
não apenas atendam aos requisitos técnicos, mas que também possuam o potencial
de contribuir significativamente para o sucesso da empresa, é importante para
organizações que buscam maximizar a eficiência, trazer inovação e garantir um
crescimento sustentável. “Profissionais comprometidos com a missão da companhia
são mais propensos a trazer novas perspectivas e ideias inovadoras, além de
buscar constantemente o desenvolvimento pessoal e profissional”, revela.
Uma equipe de alta performance melhora a
produtividade, eleva a qualidade das entregas, promove a inovação e aumenta o
engajamento dos funcionários. “Profissionais bem alinhados com a cultura
organizacional tendem a colaborar melhor, reduzir conflitos e fortalecer a
marca empregadora. Além disso, uma baixa rotatividade economiza recursos
valiosos e contribui para um ambiente de trabalho mais estável e coeso”,
pontua.
Estratégias para atrair
talentos
Para atrair profissionais
de alto desempenho, o especialista alerta que é fundamental desenvolver uma
marca empregadora forte e atrativa. “Comunicar de forma transparente os valores
e a cultura da empresa pode atrair candidatos alinhados com esses princípios.
Oferecer benefícios competitivos, como flexibilidade no trabalho, programas de
desenvolvimento profissional e incentivos financeiros, também ajuda a destacar
a organização no mercado de trabalho”, declara.
Alisson ressalta que um planejamento estruturado é
essencial para definir criteriosamente o perfil dos candidatos necessários.
“Isso inclui delinear estratégias de divulgação, tipos de avaliações a serem
aplicadas e critérios de triagem de currículos. A utilização de tecnologia,
como softwares de recrutamento, otimiza esse processo, tornando-o mais
eficiente e estratégico”, afirma.
Entender as necessidades específicas da empresa é o
primeiro passo para um recrutamento eficiente, identificando lacunas de habilidades
e envolvendo gestores de equipe para obter insights. “Com essas informações, é
possível criar um perfil detalhado do candidato ideal, incluindo competências
técnicas, habilidades comportamentais e experiências desejadas”, relata.
Avaliação e onboarding
Garantir que os candidatos estejam alinhados com a
cultura da companhia é fundamental para um bom fit cultural,
contribuindo para um melhor desempenho e satisfação do funcionário, além de
impactar positivamente o clima organizacional. “Além disso, um programa de
integração bem planejado acelera a adaptação dos novos funcionários, permitindo
que comecem a contribuir mais rapidamente com o negócio”, pontua.
Para garantir a eficácia do processo de
recrutamento e seleção, é importante realizar avaliações contínuas e ajustar as
estratégias conforme necessário. Buscar feedback de candidatos e funcionários
recém-contratados pode ajudar a aprimorar o processo de recrutamento,
garantindo que a seleção seja, de fato, de alta performance”, declara.
Para o CEO da abler, implementar esse tipo de filosofia é um movimento de grande valor para PMEs que desejam construir equipes produtivas e inovadoras. “Quando uma empresa atrai e retém talentos alinhados com sua cultura e objetivos, é possível melhorar a produtividade, reduzir a rotatividade e fortalecer a marca empregadora. Investir em estratégias eficazes de recrutamento e onboarding garante que a organização esteja preparada para enfrentar desafios e alcançar um crescimento mais sustentável a longo prazo”, finaliza.
Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.
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