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segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Confira 5 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

 

Pixabay | Divulgação

Aldrin Nery, especialista em mídias sociais conta como aumentar o alcance na plataforma

 

Para os criadores de conteúdo do Instagram, é importante acompanhar as suas métricas para saber quais ações estão fazendo sucesso e quais não estão obtendo um resultado positivo para o seu perfil. Sendo assim, Aldrin Nery, especialista em mídias sociais explica que mesmo com as individualidades de cada conta, há 5 dicas essenciais que devem ser seguidas por quem quer aumentar o seu engajamento na plataforma.

 

Poste reels todos os dias 

Segundo Aldrin, o recurso “reels” ainda é uma novidade no Instagram. É com esta ferramenta que a plataforma está brigando com as outras redes sociais por usuários e audiência, pois, conteúdo de vídeo é algo que está crescendo exponencialmente na internet. “Para estimular o criador de conteúdo a usar cada vez mais o reels, o Instagram tem otimizado bastante a entrega de conteúdos publicados nesse formato, o que garante uma maior probabilidade de viralizar, seja com quem tem muitos seguidores ou com quem tem poucos”, explica o especialista.

 

Faça stories todos os dias 

A frequência nos stories é essencial para os perfis que querem crescer no app, pois de acordo com Nery, é lá que o criador de conteúdo irá criar a conexão com o seu público. “É nos stories que a pessoa irá mostrar os bastidores do seu negócio, seu dia a dia e, isso gera identificação dos seguidores com o criador de conteúdo e consequentemente terá aumento nas interações”, diz Aldrin.

 

Poste no feed todos os dias 

Conforme o especialista, enquanto o stories diz quem o criador é, o feed mostra o que o criador faz, então já que são objetivos diferentes precisa ter consistência também, porque afinal é lá que vai ser possível algum conteúdo ter muitos compartilhamentos, salvamentos e pode até ser viralizado. “Além da frequência, o criador precisa se preocupar em postar sempre fotos e vídeos de qualidade para o Instagram entregar para mais usuários”, fala Nery.

 

Responda todos os comentários 

“Os comentários são métricas importantíssimas para suas publicações, pois com maior quantidade de interações possíveis no seu post, como, curtida, salvamento, compartilhamento, retenção e ainda comentários, mais o algoritmo do Instagram entente que aquela publicação é relevante e então ele leva o conteúdo para mais perfis. Com isso, surge a chance de mais usuários interagindo e de atrair novos seguidores”, esclarece.

 

Responda todos os directs 

De acordo com Nery, os directs são muito relevantes e precisam de atenção. “Normalmente interagimos no direct com pessoas que conhecemos, mas já repararam que quando as pessoas que a gente interage bastante no direct posta algum conteúdo nos stories e/ou no feed, esse conteúdo aparece para a gente? Isso acontece porque o algoritmo entende que aquele conteúdo vai ser relevante para nós e quase sempre é”, fala o especialista em mídias sociais.

Para finalizar, Aldrin conta que o algoritmo do Instagram luta para mostrar somente os conteúdos que cada pessoa gosta, por isso ele realiza esse somatório de análises para entregar o conteúdo mais otimizado possível. “Em suma, a plataforma quer reter o maior número de usuários possíveis online, caso o seu conteúdo consiga reter usuários seja em fotos ou vídeos, ele recompensará o perfil, porque o seu conteúdo estará trabalhando para ajudar o próprio Instagram em ter mais usuários acessando o aplicativo e consequentemente ele estará ganhando altas cifras em anúncios”, conclui Nery.


 

 

Suporte MF Press Global 


Vendas de Dia dos Pais devem crescer 5%

Expectativa positiva está ligada à maior flexibilização das medidas no estado

 

Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, o Dia dos Pais deve aquecer as vendas do setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDLs do Estado, neste ano, o crescimento deve ser de 5%.

Com a expectativa de saída do estado da Fase Emergencial do Plano São Paulo, os comerciantes relatam que o bom desempenho das vendas está ligada à flexibilização. Segundo a entidade, durante o período de maior restrição, o comércio perdeu cerca de 30% do faturamento. 

“Com os estabelecimentos abertos e uma maior flexibilidade do horário de funcionamento, o Dia dos Pais é esperado para grande parte dos lojistas. A data estimula a compra e com avanço na vacinação, o consumidor fica mais confiante para ir às compras”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.


Cenário das vendas 

Segundo o levantamento realizado pela FCDLESP, o consumidor está em busca de variedade, mas o setor de vestuário e calçados deve apresentar o melhor desempenho e setor de eletrônicos também ficará com uma porcentagem das vendas. Na hora da compra, a entidade afirma que além dos pais, os avós também devem ser presenteados na data.

Mesmo com o bom desempenho do varejo no digital, a maior parte do volume de vendas vai permanecer no varejo físico. De acordo com a pesquisa, cerca de 65% dos lojistas esperam que o comércio de rua e os shoppings recebam alta demanda. Bares e restaurantes foram significativamente afetados durante as fases mais restritivas, com a flexibilização, também devem apresentar um cenário positivo.


Flexibilização

O estado de São Paulo deve anunciar o fim da fase emergencial e planeja flexibilizar as medidas de restrições a partir de 1° de agosto. Com a medida, o horário de funcionamento e capacidade de funcionamento deve aumentar. A entidade varejista se mostra otimista, espera que o setor demonstre sinais de recuperação para o segundo semestre e uma possível retomada econômica.

"Acreditamos que a flexibilização trará um impacto positivo para o varejo. Os estabelecimentos dependem do funcionamento completo e mais flexível para que a economia se estabeleça e seja possível uma retomada do setor. A vacinação, o emprego e renda garantem a retomada consistente e contínua das vendas", finaliza Stainoff.  


Multas da LGPD entram em vigor, mas lei ainda é uma incógnita para empresas brasileiras

Desde domingo, 1.º de agosto, instituições privadas podem receber sanções e multas de até R$ 50 milhões por infração


As multas e sanções previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei Federal n.º 13.709/2018 – começaram a valer neste domingo, dia 1.º de agosto. Em vigor desde 18 de setembro de 2020, a nova legislação que estabelece a política de proteção de dados no Brasil ainda é desconhecida pela grande maioria das corporações. Diversas pesquisas de mercado mostram que cerca de 80% das empresas ainda estão alheias à nova regra, deixando para a última hora a implantação das medidas previstas na lei. Com isso, estão sujeitas às punições, que incluem desde advertências até multas que podem chegar a R$ 50 milhões por infração.

O advogado Guilherme Guimarães, diretor jurídico da Datalege Consultoria e especialista em proteção de dados e segurança da informação, explica que, de acordo com a LGPD, instituições públicas e privadas que coletam dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores devem saber localizar esses dados, além de ter um canal de comunicação, permitindo e facilitando o acesso dos dados pessoais aos titulares. Ao impedir ou dificultar esse acesso, poderão incorrer em uma infração penal.


TERMO DE PRIVACIDADE

Guimarães afirma que a LGPD estabelece que a corporação deve contar com o termo de privacidade disponível em seu site listando, minimamente, as atividades em que os dados dos titulares são utilizados.

No termo, a empresa também deve se comprometer a adotar princípios de proteção e privacidade e indicar o DPO (Data Protection Officer) – função que no Brasil ficou conhecida como “encarregado de dados” –, com nome exposto no site da empresa.

O advogado explica que, para atender aos direitos do titular previstos no artigo 18 da LGPD, a empresa precisa criar um canal de comunicação adequado, que não pode ser só eletrônico. É preciso também existir um canal físico, com um endereço para o envio de cartas, e-mail ou telefone, por exemplo, para quando algum titular achar necessário se comunicar dessa forma.

A empresa precisa ter tudo isso em ordem, porque, com as sanções vigentes, pode existir uma demanda contra ela junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD), que fiscaliza e regula a LGPD. “O titular pode fazer um pedido de exercício de direito – se for simples, deve ser atendido em dois dias; para pedidos mais complexos, são 15 dias. Se a empresa não responder, já descumpriu a lei. Há exigência de informações mínimas e, por isso, as empresas devem encarar o artigo 18 de maneira muito séria, pois não só os titulares esclarecidos vão estar ligados a esse quesito, mas equipes jurídicas poderão monitorar as empresas para propor futuras ações a seus clientes”, enfatiza o advogado.


BLOQUEIO DOS DADOS

Guimarães ressalta que o pagamento da multa pode não ser o maior dos problemas para as empresas, uma vez que o principal ativo hoje em dia são as informações. E é justamente aí que está o grande risco: no bloqueio do uso dos dados e na suspensão das atividades que usem determinados dados pela empresa por não cumprir a LGPD. “Uma empresa que tem um trabalho focado em dados e fica proibida de operar ou suspensa de usar por um tempo o seu banco de dados, não vai conseguir trabalhar, pode falir”, alerta.

Segundo Guimarães, a ANPD já deu indícios que, em um primeiro momento, vai trabalhar com uma abordagem focada na educação e na orientação sobre a LGPD, não de repressão. Mas é algo que não dever durar por muito tempo. “Quando esse período passar, as empresas têm que compreender como devem tratar os dados e se enquadrar. E deixar isso transparente. Se houver um pacto pela LGPD, um compromisso pelo respeito à prerrogativa da autodeterminação informativa do titular, a empresa pode usar isso com uma abordagem de credibilidade, mostrando que é uma defensora da privacidade. A empresa só tem a ganhar respeitando a LGPD”, confirma.

 


Guilherme Guimarães - advogado e sócio fundador do Guilherme Guimarães Advogados Associados e da Datalege Consultoria Empresarial. Atua na área de Direito Digital e é especialista em Segurança da Informação pela Universidade Latino Americana de Tecnologia; cursou especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Colaborou na redação do Marco Civil da Internet, lei promulgada em 2014. É consultor e palestrante na área de tecnologia e responsável pela elaboração da Política de Segurança da Informação e de Proteção de Dados Pessoais para diversas corporações. OAB/PR 42.099.

  

 

O Case Cristiano Ronaldo e Coca-cola: Você sabe o que é congruência de valores?

  Respeitar os seus valores de vida e entender que o mundo evolui ajuda a construir autoridade para crescer pessoal e profissionalmente e tornar-se exemplo


Congruência é a correspondência entre o que se sente e expressa. Para que possamos crescer na carreira é extremamente importante sermos congruentes com nossos valores. Vou trazer um exemplo recente para demonstrar como a rigidez na defesa de valores pessoais, dependendo da dose, pode prejudicar ou ajudar a imagem de uma pessoa.

O atacante Cristiano Ronaldo envolveu-se numa grande polêmica após um jogo da Eurocopa, campeonato europeu de seleções. Em uma entrevista coletiva pós-jogo, foram colocadas duas garrafas de Coca-Cola no balcão onde ele iria responder às perguntas dos repórteres. Antes da entrevista começar, ele pegou as garrafas, colocou-as de lado, pegou uma garrafinha de água e disse, bebam água. Ou seja, ele quis passar a mensagem para quem estivesse ouvindo ou vendo, de que não tomava Coca-Cola e a água seria mais saudável.

Eu, particularmente, adoro Coca-Cola, mas sei que a água é mais saudável, assim como você, todos nós sabemos os benefícios da água. Porém, a Coca-Cola é, para muitos, uma bebida deliciosa e talvez uma das mais consumidas no mundo inteiro. E por que ela é uma das marcas mais conhecidas e valiosas do planeta? Por patrocinar grandes eventos e ter um grande público consumidor do refrigerante.

Mas o que tem por trás desse gesto? Vamos entender primeiro, o que essa atitude pode ter causado? Muitos veículos de comunicação soltaram manchetes dizendo que o gesto do Cristiano Ronaldo fez a Coca-Cola perder US$ 20 bilhões do valor de mercado. Ora, US$ 20 bilhões é 1,5% nas ações da empresa. Embora seja um valor muito alto, é preciso analisar outro fato ocorrido naquele dia. Por uma coincidência, algumas horas antes da coletiva do jogador português, a Coca-Cola efetuou uma distribuição de dividendos, de modo que as ações da companhia já estavam caindo 0,9%.

Por outro lado, o gesto do Cristiano Ronaldo fez as ações caírem um pouco mais, para 1,5%. Pouco tempo depois, as ações começaram a se recuperar, mas ficaram extremamente desequilibradas, porque ninguém sabia se isso seria benéfico ou não para a empresa.

Entretanto, o marketing que aconteceu após a entrevista beneficiou também a Coca-Cola em termos de marca. Embora exista uma máxima na comunicação do “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, é importante analisar como vão falar mal de você, pois isso pode ser extremamente prejudicial para sua imagem.

Cristiano Ronaldo é uma marca (CR7) e construiu esse negócio porque um dia já foi patrocinado, entre outras marcas, pela própria Coca-Cola. Não há nada de errado em se posicionar a favor de uma alimentação mais saudável, porque somos seres em evolução, o ambiente muda, porque o mercado muda, porque a sociedade muda.

Algumas conquistas que estão acontecendo agora, talvez dez anos atrás, eram diferentes. Antes da pandemia da Covid-19, muitas coisas não eram como são hoje, como a aceleração digital, por exemplo. O próprio gesto do Cristiano Ronaldo, por conta das redes sociais e da internet, acabou potencializado.

O fato da marca do CR7 ser muito forte e as redes sociais e a internet potencializam a divulgação para bilhões de pessoas, me leva a convidar você, leitor, a uma reflexão. Talvez, na minha opinião, essa não tenha sido a melhor forma dele lidar com a situação, afinal, ele precisa das marcas para poder sustentar a sua carreira.

Você pode até argumentar que o Cristiano Ronaldo já atingiu um nível na carreira que não precisa mais se preocupar com isso. Pelo contrário, ao meu ver, ele precisa justamente porque vive da imagem. Talvez, se ele tivesse agido de uma forma diferente, certamente seria muito melhor avaliado ou analisado pelas pessoas que o admiram. Ele poderia, simplesmente, pedir para alguém ou ele mesmo retirar cuidadosamente as garrafas do refrigerante e parar por ali, sem precisar fazer apologia à água.

A reflexão que eu quero trazer é sobre como nós tratamos, por exemplo, os nossos clientes. Muitas vezes, as pessoas acham que os clientes têm razão sempre. Eu sou da opinião de que eles nem sempre têm razão. Mas eles são a razão da existência do nosso negócio.

Jim Cunningham, ex-executivo da Disney, uma das empresas mais amadas do mundo, diz que os clientes não têm razão sempre, mas precisamos dar a oportunidade de mostrar a eles que estão errados de forma digna, ou seja, com cuidado e carinho.

Eu acredito que nesse episódio, o Cristiano Ronaldo estava certo dentro da sua congruência de valores, ao tirar a Coca-Cola do campo de visão. Contudo, de certa forma, ele acabou prejudicando tanto a imagem da fabricante de refrigerantes quanto a própria imagem, que depende de grandes marcas.

Para finalizar, eu quero que você reflita, pois se deseja evoluir, respeite os seus valores de vida, pois mais adiante, você vai ganhar autoridade para poder fazer o que achar que deve ser feito. Você precisa criar autoridade dentro do seu mercado, se você quer crescer na sua carreira. Mas tome cuidado com a forma como você faz, porque agir agressivamente, pode impactar negativamente a sua evolução profissional.

Nós vivemos em constante mutação e evolução. Hoje, eu adoro Coca-Cola e bebo diariamente uma latinha. Daqui cinco anos, talvez eu mude de ideia. O importante é ter consciência de que tudo é mutável e precisamos respeitar e ter congruência de valores.

 


Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte-americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller “O Poder da Atitude”. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando/FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante internacional com experiência nos EUA, África e Japão, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston/EUA). www.alexandreslivnik.com.br

Turismo é a atividade que mais se digitalizou durante a pandemia

Canais eletrônicos mais utilizados pelos pequenos negócios são o WhatsApp e as redes sociais

 

O Turismo é um dos segmentos que mais apresentou queda de faturamento desde o início da pandemia da Covid-19, mas foi o que mais se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária instaladas no país. De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 85% das empresas que atuam no Turismo se digitalizaram, número superior à média geral que é de 67% e seis pontos percentuais acima do segundo colocado que é o setor de pet shops, com 79% das empresas comercializando pela internet.

“Com uma queda de faturamento registrada em 91% das empresas do segmento e com apenas 9% dos estabelecimentos funcionando da mesma forma que na pré-pandemia, a digitalização das micro e pequenas empresas do Turismo foi uma das saídas encontradas pelos empreendedores que compõem as atividades do setor”, ressalta do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O forte investimento no mundo digital fez com que 48% das empresas desse segmento tivessem mais da metade de seu faturamento proveniente do comércio eletrônico. “A pandemia fez com que os pequenos negócios se vissem forçados em comercializar seus produtos pela internet e os setores mais atingidos absorveram essa necessidade, como o Turismo e a Economia Criativa”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles


Plataformas

A mesma pesquisa, em sua 9ª edição, realizada em novembro, mostrou que a plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços. Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente. Apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.


Alô, líderes e gestores! Mantenham o CV atualizado. Seu telefone irá tocar no segundo semestre!

 A hora e a vez dos "chefes" que se saíram bem na pandemia conduzindo de forma mais humanizada suas respectivas equipes chegou. Ou a empresa atual irá valorizá-los ou a chance de receberem alguma boa oferta de mercado surgirá em meio a retomada econômica.

 

Se o início de 2020 ficou marcado como um período letárgico, onde boa parte das empresas não sabiam como agir por conta do início da pandemia agora, mais do que nunca, viveremos a “tempestade perfeita” para os profissionais que se destacam em suas respectivas organizações.

Com o volume de trabalho remoto acima do que se esperava as habilidades que ganharam ênfase no mercado de trabalho de quase 1 ano e meio pra cá não são detectadas no CV. Sim, fomos testados dia e noite mentalmente e fisicamente pra dar conta de tudo. Casa, família, trabalho, equipe, etc... passaram a fazer parte do cotidiano.

Ano passado, as mudanças que ocorreram, em sua maioria, foram substituições pontuais ou trocas já planejadas antes até do COVID-19. Notamos, desde o final de 2020 (mesmo ainda com a segunda onda do vírus) que as contratações passaram a ser pra ganho de performance efetivamente, ou mesmo uma nova posição que não existia anteriormente. 

O esgotamento mental dos colaboradores, somado a essas novas demandas por profissionais e ocorrendo em paralelo com a volta ao escritório dará o tom da “dança das cadeiras” no restante do ano. Historicamente, o mercado de trabalho no Brasil se antecipa as tendências do cenário econômico. Sejam elas positivas ou negativas. E agora, fica a percepção de que se o pior já passou o momento de buscar “gente boa” é latente.

Os fatores todos nós sabemos: Projeção do PIB acima do esperado, alta das commodities no mercado global, vacinação em massa junto ao público mais economicamente ativo. E esperem um 2022, ao menos no primeiro semestre, tão ou mais aquecido ainda. Em ano eleitoral as empresas planejam 80% das contratações na primeira metade do ano. 

Em suma: Nos próximos 12 meses imaginem um jacaré (não o da vacina, mas você mesmo como profissional) com a boca aberta. Esperando a melhor oportunidade de sua carreira pra “abocanhar”. Vai acontecer, só mantenha seu CV atualizado e seu telefone ligado. 

A dica nesse momento: Surfem a onda!  Empresas ou profissionais. Entendam a real motivação das pessoas a médio e longo prazo e não somente pro agora. Empresa com cultura forte e clima positivo contrata gente que quer deixar uma marca ou um legado na carreira. Não avaliem somente o CV ou as experiências do passado.

Tente projetar o futuro com seus novos colaboradores. O mundo mudou e vai mudar ainda mais. Essa nova geração de líderes que estão sendo formada não coloca o “holerite” como principal fator decisório numa movimentação. Não é incomum que pessoas troquem de emprego sem um aumento efetivo no salário. Não se procura somente emprego hoje em dia. 

Melhorem e humanizem quem conduz a empresa. No pós pandemia as pessoas valorizam detalhes de gestão e skills humanos do líder que não era tão perceptível antes. Com o Home Office, que fatalmente se manterá nesse novo modelo híbrido idealizado pro futuro, a cultura organizacional que entra em nossa casa e não o inverso.

Recentemente fizemos um levantamento na OPTME entre Outubro/2020 e Abril/2021 e constatamos um aumento de 230% nas contratações pra alta liderança comparado ao mesmo período antes da pandemia. Na absoluta maioria que participou dessa pesquisa conosco as habilidades buscadas pelas empresas, clientes e parceiros não eram técnicas. Temas como diversidade, ESG e Sustentabilidade também já fazem parte do vocabulário do (a) líder moderno (a).

 

Marcelo Arone - headhunter e especialista em empresas que passam por processo de transformação e profissionalização. Há 12 anos atua com recrutamento e seleção pra alta liderança, C-Level e Conselhos. Em 2015 tornou-se Sócio Fundador da OPTME RH. Durante sua carreira já entrevistou mais de 9000 profissionais e contratou  aproximadamente 350 pessoas pra mais de 100 clientes em diferentes segmentos.

 

Brasil tem 73 milhões de possíveis avós

Com o aumento da expectativa de vida, estudo mostra que 49% dos avós entre 50 e 70 anos ajudam financeiramente e estão muito presentes na educação de seus netos


A expectativa de vida aumentou e os hábitos também mudaram. Foi pensando nisso que a Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente realizou um estudo para mapear a quantidade de pessoas que podem ser avôs ou avós no Brasil, principalmente das gerações de Baby Boomers e X. O trabalho Os "novos" avós e as novas perspectivas para o envelhecimento, feito com quase 800 pessoas, das classes A, B e C de todo o país, pode ser lido na Plataforma Gente aqui . A projeção é que com esse envelhecimento da população, existam 73 milhões de possíveis avós no país.

A pesquisa mostra que 49% dos avós, entre 50 e 70 anos, ajudam muito financeiramente seus netos, em especial nas classes BC. Já entre os avós de 70 e 80 anos isso ocorre menos (59%). Na educação, os avós entre 50 e 70 anos também estão presentes (49%), contra 28% entre a faixa etária de 70 a 80 anos. Muitas são as diferenças entre as gerações que o estudo aponta: a percepção dos netos sobre os avós da faixa etária maior (entre 70 e 80 anos) é de uma figura mais rígida, por vezes religiosa, que cozinhava mais e com presença maior aos finais de semanas. Já os avós entre 60 e 70 anos estão mais inseridos no cotidiano das famílias, dividindo os lares em muitos casos e participam mais das atividades diárias. Contudo, de uma maneira geral, os dados mostram que a figura dos avós está relacionada à afeição, carinho e amor, independente da geração - 69% entre os avós de 70 e 80 anos e 92% entre os de 50 e 70 anos.

 

Plataforma Gente

gente.com.br

 


Receita Federal identifica 31.899 inconsistências na GFIP

A Operação Falso Simples reconheceu 31.899 empresas não optantes pelo Simples Nacional que se declararam indevidamente optantes por esse regime na GFIP.


A partir do cruzamento de dados internos, foram identificados indícios de informações indevidas referentes a condição de optante pelo Simples Nacional na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Esses falsos dados resultam na falta de recolhimento de contribuição previdenciária por parte da empresa.

Em continuidade à operação Falso Simples – Malha Fiscal da Pessoa Jurídica, responsável por analisar dados e cruzamento de informações, sejam elas prestadas pela própria pessoa ou não, a Receita Federal começará o encaminhamento de notificações para 31.899 donos de negócios em todo o país. Essa ação visa a regularização espontânea das declarações indevidas até o dia 30 de setembro de 2021.

De acordo com João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade “As pessoas que apresentaram divergências na condição de optante pelo Simples Nacional receberão o aviso de autorregularização por meio postal ou mensagem na Caixa Postal no e-CAC da Receita Federal”, que completa “a expectativa é que os contribuintes aproveitem este período de regularização, para evitar riscos fiscais e aplicações de multas que variam de 75% a 225% do valor da contribuição previdenciária, fora juros”.


 

Express CTB

www.expressctb.com.br

 


Analista Comportamental apresenta boas dicas para entrevistas de emprego online

A coach e analista comportamental Mirla Caúla oferece conhecimento sobre como preencher currículos e se portar em entrevistas online

 

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas encontraram um novo cenário no mercado de trabalho. Enquanto muitas empresas tiveram de desligar funcionários, muitas outras passaram a contratar. Ainda assim, é importante adequar as capacitações e aos processos seletivos, que atualmente acontecem de forma rápida e online.

Embora a Covid-19 tenha gerado um período complicado, algumas vantagens surgiram para o mercado. Além da contratação e processo online, muitas vagas foram desenhadas para que os colaboradores possam trabalhar diretamente de casa, no regime de home office.

Mirla Caúla, que é analista comportamental e formada internacionalmente como coach, oferece algumas dicas para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho pós pandemia. “Apesar de online, é necessário ter atenção com os processos feitos pela internet e um dos pontos chave é a construção dos currículos nas plataformas de contratação. Itens como experiências e resultados obtidos, juntamente aos dados pessoais, objetivos, formação acadêmica são essenciais”, ela ressalta.

Atualmente a especialista atua como analista comportamental para empresas, fazendo a triagem de candidatos, por isso, a principal dica dela é utilizar palavras-chave para que o currículo seja melhor avaliado dentro das plataformas. No momento de preencher os objetivos, por exemplo, as palavras utilizadas fazem toda a diferença para afunilar aqueles que mais se adequam a vaga, bem como as qualificações e os cursos específicos feitos.

As entrevistas também possuem algumas regras de etiqueta e como 87% delas são feitas via internet atualmente, as recomendações de Mirla são simples. "Além da preparação, o silêncio é de muita importância na hora da apresentação online. Tanto homens como mulheres devem se apresentar de maneira formal, por isso optar por roupas sóbrias e maquiagem leve é uma boa ideia. Lembre-se que a primeira impressão é a que você pode ocasionar impacto positivo ou negativo”, conta.

Caúla também ressalta a importância de fazer uma boa pesquisa sobre a empresa, estudando os valores e o alinhamento dela, dessa forma a entrevista pode ser conduzida de forma objetiva. “Se você falar sobre seus valores e princípios, pode também coincidir muito com o que a empresa pede hoje em dia, então foque nos seus resultados e busque antes de qualquer contato entender sobre a missão, visão e valores que aquela empresa representa", finaliza.

 


Mirla Thayanna Caúla - especialista em gestão de pessoas e processos, possui formação internacional em Coaching Integral Sistêmico e Master Coach. É analista de perfil comportamental e palestrante. Esse vasto conhecimento permitiu que Mirla colocasse em prática as técnicas avançadas de qualidade em gestão e crescimento de lucros para desenvolvimento de empresas, com a visão de estratégia de mercado. Atualmente, está concluindo a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional. Para saber mais, acesse @mirlacaula

 

 

Entenda o NIF de Portugal para poder imigrar para o país

 Cristina Maya, do canal Vamu Ver!, conta como o número de identificação fiscal é importante para viver em Portugal de forma tranquila


Um dos destinos mais procurados por brasileiros quando se trata de imigração, Portugal oferece portas abertas para estrangeiros. Mas ainda assim, é importante conhecer as burocracias e leis para mudar de país. Dessa forma, qualquer viagem acontece de forma mais segura.

A youtuber e blogueira Cristina Maya, do Canal Vamu Ver! compartilha essas informações em seus vídeos para que brasileiros possam realizar os processos imigratórios com maior confiança. Ela conta que uma das principais necessidades para viver em Portugal é o NIF, número de identificação fiscal e equivalente ao CPF. “Assim como no Brasil, sem esse documento se torna inviável a prática de determinados atos da vida civil e fiscal no país europeu”, relata.

O documento é gerado de forma automática e é regulado pelo Decreto-Lei nº 14/2013. Atualmente o órgão emissor do NIF são as autoridades tributárias e aduaneiras, portanto, é um elemento descentralizado, o que permite maior facilidade no momento da solicitação. Esse processo já pode ser feito diretamente pela internet pelo próprio estrangeiro, um representante fiscal ou gestor de negócios.

O NIF é obrigatório não só para as pessoas físicas, mas também para pessoas jurídicas e entidades legalmente equiparadas, como os condomínios. Portanto todos que tenham direitos e deveres ligados às atividades tributárias precisam deste documento, inclusive as crianças. “Quando os pequenos estão acompanhando a família no processo imigratório, elas também podem ter essa necessidade, visto que o NIF é solicitado para realizar a matrícula em escolas”, conta.

Para solicitar o NIF algumas informações pessoais são necessárias, como o nome completo, domicílio fiscal (independente do país do solicitante), estatuto fiscal, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, número de identificação civil (normalmente os estrangeiros optam pelo passaporte) e contatos telefônicos, que costumam ser fornecidos também pelo representante fiscal.

Segundo Cristina, a maneira mais simples de fazer o processo de imigração atualmente é com a ajuda de um representante fiscal, que vai agilizar alguns procedimentos antes da chegada ao país. “Sem essa documentação não é possível, por exemplo, arrendar ou celebrar a escritura de um imóvel. Portanto, viver em Portugal de forma tranquila e legal se torna quase inviável”, ela explica. 

Após a chegada em Portugal, para os imigrantes é possível alterar o estatuto fiscal para residente e, de acordo com a youtuber, é nesse momento que o representante sai de cena, uma vez que com a documentação em mãos, ele fica menos presente. “Vale lembrar também que aqueles que possuem empresas e negócios no país, mas não residem, podem manter as informações do representante, porque ele irá responder pelas necessidades tributárias deste negócio”, ela conta.

Quem viaja para Portugal a turismo não necessita de tal documentação, a menos que queira ou precise criar uma conta bancária no país.                                          

 

Cristina Maya - youtuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

http://bit.ly/vamuverfacebook

Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter

http://bit.ly/vamuverinstagram

http://bit.ly/2DeXRe1

Demais canais da Cristina Maya:

Efeitos Sonoros para vídeos: https://bit.ly/3dQlgp7

Efeito Sonoro 2: http://bit.ly/35oarnP

I Love Pets: http://bit.ly/35oarnP

Curiosidades do Inglês: https://bit.ly/33WjBIF

 

A importância do uso da tecnologia para atender as normas do ESG

Dootax, startup que otimiza as rotinas fiscais mostra como é possível utilizar a tecnologia para melhorar as questões ambientais, sociais e internas de uma empresa

 

A sigla ESG vem de Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. Na prática, trata-se de três critérios que permitem medir os impactos sociais e ambientais dos investimentos e da norma de conduta de uma empresa. Esses fatores têm ganhado cada vez mais visibilidade em uma sociedade que passou a valorizar empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e a própria gestão.

Pensando nesse aspecto, é possível notar que esses pilares podem ser diretamente ligados ao desenvolvimento tecnológico. É o que mostra a Dootax, startup que através de um software automatiza a emissão e pagamento de tributos e otimiza as rotinas fiscais, ao pensar no meio ambiente e na sustentabilidade, praticando a economia de materiais como o papel, que é muito utilizado em guias de pagamento de tributos, com o uso de vias virtuais, se encaixando no termo “E” - Environmental. 

“No pagamento de tributos, existem empresas que utilizam um material extenso como comprovantes de pagamento e documentos diferentes para cada mercadoria. Muitos desses materiais e papéis acabam indo para o lixo, com o tempo. Além de facilitar um processo manual demorado, nós também economizamos um material que pode afetar diretamente o meio ambiente com o uso de papéis, tinta para impressora e energia elétrica, e realizamos o armazenamento dessas guias de forma digital", explica Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax.

Outro índice de extrema importância do ESG é o de “Governança”, que é um dos principais focos da startup, que tem o compromisso de zelar pela boa condução dos processos corporativos, se atentando aos fatores de independência e composição do conselho, conduta corporativa, relação com entidades do governo e políticos e investindo em mecanismos para impedir casos de corrupção, assédio e discriminação.

Souza acredita que para oferecer um progresso significativo nos setores sociais é preciso, primeiro, começar com mudanças de paradigma nas relações interpessoais e profissionais dentro da própria empresa. A tecnologia também se mostra efetiva nesse aspecto, já que o armazenamento e controle digital oferecem mais segurança e possibilitam um ambiente menos suscetível à fraude.

“Como armazenamos e controlamos todos os tributos pagos de forma digital, oferecemos uma ferramenta mais segura, que necessita de aprovação superior para ser acessada. Ao deixar todos os processos documentados em um só lugar, de forma virtual, fazemos com que seja possível que a empresa veja todas as informações dos valores que pagou de tributos, por exemplo. Mas somente as pessoas com autorização poderão acessá-las, e é preciso outra autorização para a inserção de novos documentos"

O processo, explicado por Thiago, garante uma fiscalização minuciosa do material armazenado que não poderia ser realizada de forma manual, preservando as informações de todas as partes envolvidas. Aderir a ESG é importante para cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança,  “nos dias de hoje é preciso ter uma gestão interna que transmita confiança e segurança, estruturando um modelo de sociedade que pode ser baseado no desenvolvimento humano e ambiental, que estão ganhando importância em toda a sociedade e também nos investimentos”.

 

 

Dootax

https://dootax.com.br/

 

Bruna Raicoski

Hochmüller Multimídia

bruna.raicoski@hochmuller.com.br

 

 

Como poupar desde cedo para a faculdade dos filhos

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Especialista em investimentos dá dicas de como e onde começar a investir a longo prazo para o futuro das crianças

 

Uma dúvida que muitos pais têm é: quando começar a poupar dinheiro para a faculdade do seu filho (a)? Para Daniel Funabashi, assessor de investimentos da iHUB, a responsabilidade com o dinheiro para a educação futura dos pequenos é essencial desde a gestação, ou até mesmo antes, no momento de planejar aumentar a família. 

“Os pais devem saber que há diversas formas de poupar, mas algumas são consistentemente mais bem sucedidas do que outras, então estudar todas as alternativas é essencial”, explica Funabashi.

A diversificação é o ponto chave para o sucesso da rentabilidade a longo prazo, pois não necessariamente o que deu mais retorno no passado, dará um retorno melhor ainda no futuro. As opções são várias, mas com a ajuda de uma assessoria profissional qualificada, as indicações corretas - de acordo com o perfil de risco, serão feitas para guiar não só os primeiros passos no universo dos investimentos, mas também ao longo de todo processo. 

 

Momento ideal para começar a investir

No mercado financeiro é comum dizer que o melhor dia para começar a investir foi ontem, ou seja, quanto antes começar, melhor. Vale levar em consideração que isso vai depender das condições financeiras de cada família, pois os primeiros anos com o novo integrante costumam ter custos elevados, e também se trata de um momento de adaptação das finanças da casa. 

“O recomendado é que o início do planejamento financeiro seja feito desde os primeiros passos das crianças, pois os pais têm o tempo a seu favor e poderão se beneficiar do poder dos juros compostos, que são os famosos “juros sobre juros”, comenta o assessor de investimentos. 

Abaixo, Funabashi destaca duas dicas para dar os primeiros passos quando o assunto é começar a poupar: 

  • O planejamento mensal é uma das primeiras ações a ser tomada, desta forma, o valor pode entrar como uma despesa fixa no momento da divisão do dinheiro. 
  • Abra uma conta numa corretora, pois elas costumam ter produtos com taxas menores, além de ter a orientação de um assessor de investimentos.


Como se auto educar financeiramente e ensinar os filhos

A melhor maneira de educar alguém é pelo exemplo, assim como diz o velho ditado “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. 

Daniel explica que a organização deve ser iniciada pela vida financeira dos pais, no controle de gastos, pagamento das dívidas e investir com frequência. Além disso, vale ficar atento que o valor do investimento não deve ser somente com o que “sobrar” no mês, porque na maioria das vezes o valor a ser investido sempre é gasto com outras coisas. “O investimento é um imposto que você estará pagando para o seu eu do futuro”, comenta. 

No dia a dia com as crianças, os pais podem tentar incluir de forma lúdica a disciplina de poupar, mostrando que muitas vezes é melhor abrir mão de algo imediato, como um chocolate, por algo melhor no futuro, como uma bicicleta.  Algumas ferramentas muito úteis para a educação financeira são: a mesada ou semanada e as recompensas por tarefas concluídas e performance escolar, por exemplo. 

Além disso, o conhecimento sobre o mundo das finanças e dos investimentos é essencial para os pais passarem aos seus filhos, mas com a linguagem correspondente a idade dos pequenos, de modo que eles compreendam de maneira simples.

“As mudanças na economia impactam diretamente na vida de todos nós. Entre os conceitos mais importantes que devemos saber estão: a taxa de juros oficial do Brasil - a Selic, o CDI, inflação, câmbio, bolsa de valores, e o mais importante, como todas essas coisas estão interligadas e se comportam quando há mudança em uma delas. Quando o Banco Central aumenta a Selic, a inflação tende a cair, pois isso desacelera a economia e acalma os preços, por exemplo”, explica Funabashi. 

 

Poupar dinheiro para o futuro educacional das crianças 

Independente se o orçamento é apertado ou folgado, o investimento sempre tem de vir em primeiro lugar, como parte das despesas mensais. Para aqueles com um orçamento mais justo, o ideal é cortar gastos desnecessários e, se possível, conseguir uma renda extra, com o intuito de destinar para os investimentos. 

Já para aquelas famílias que possuem uma folga maior no orçamento, pode ser interessante pensar em um seguro de vida, que completaria os investimentos das crianças, no caso do falecimento do titular ao longo do período de acumulação. 

A pergunta “onde investir?” é a dúvida que passa pela cabeça dos pais, pois existem várias linhas de pensamento quando o assunto é investimento a longo prazo. Abaixo, Funabashi lista os que apresentam os melhores resultados. 

1) Investir no título do Tesouro Direto atrelado à inflação com o prazo mais próximo ao seu objetivo;

2) Comprar o fundo passivo que acompanha o Ibovespa;

3) Montar uma carteira de ações ou investir em bons fundos de ações;

4) Criar uma carteira de fundos imobiliários;

5) Investir em um plano de previdência privada.

 

“Cada uma dessas vertentes possui suas vantagens e desvantagens e o auxílio de um assessor de investimentos pode te ajudar a escolher a que for mais adequada aos seus objetivos, não tendo que se limitar a apenas uma opção”, comenta. 

As atenções devem estar voltadas aos planos de previdência privada, pois elas têm despontado bastante como uma boa opção para investimentos.  Com as plataformas de investimento independentes, como a XP Investimentos, as gestoras que antes estavam restritas a clientes milionários, agora oferecem fundos de previdência com aportes acessíveis e taxas mais baixas do que as que encontramos nos principais bancos. 

Um exemplo é o Fundo Verde FIC FIM, famoso por entregar quase 20.000% de rentabilidade em 24 anos de existência e capaz de transformar um único aporte de R$ 10.000,00, no início do fundo, em R$ 1.935.877,00 atualmente - que dispõe de um fundo de previdência desde dezembro de 2015.

Abaixo, estão alguns exemplos de rentabilidade caso fossem investidos R$ 5.000,00 inicialmente e aportes de 500,00 mensalmente por 10 anos:


 

Aportes

Saldo Final

Rentabilidade

Tesouro IPCA 2024

64.500,00

  128.705,22 

99,54%

IBOV

  127.170,85 

97,16%

IFIX

  110.632,75 

71,52%

Atmos Ações FIC de FIA

  252.908,77 

292,11%

Dynamo Cougar FIA

  217.021,73 

236,47%

AZ Quest Smal Mid Caps FIC de FIA

  188.522,17 

192,28%

Fonte: dados consolidados pela iHUB Investimentos

 

Uma das formas mais comuns e de pior performance é guardar na poupança. A poupança é um investimento ruim por definição, pois não respeita aquela regra básica de “quanto mais retorno, mais risco”, uma vez que há um investimento com menor risco e maior rentabilidade, que é o Tesouro SELIC. Além disso, a poupança vem apresentando uma rentabilidade real de -6,41% nos últimos 12 meses, ou seja, quando consideramos o aumento dos preços, quem guardou dinheiro na poupança, na verdade, perdeu poder de compra.

“Assim como vemos na tabela, os resultados variam bastante dependendo da estratégia adotada. Como forma de mitigar o risco de optar por uma estratégia que não traga tanto retorno, o ideal é diversificar o portfólio, escolhendo mais do que uma classe de ativos para investir”, comenta o assessor de investimentos. 

 

Os investimentos devem ficar no nome dos pais ou do filho?

Funabashi explica que não há certo ou errado quando o assunto é em nome de quem será feito o investimento. Entretanto, é importante considerar alguns fatores, como se o titular for um dos pais e esse vier a falecer, os investimentos entrarão na partilha, o que pode gerar o bloqueio dos recursos por algum tempo. 

Outro ponto relevante quando os recursos estiverem no nome de um dos pais e eles decidirem passar o valor total ou grande parte dele de uma vez só, é que pode haver incidência de impostos nessa transação. Já, se o titular for o filho, será necessário um controle a mais, pois é uma conta apartada, que pode facilitar ou dificultar o processo dependendo de quem for responsável.

Algo que normalmente não é levado em consideração é que se o investimento estiver no nome do filho, ao se tornar maior de idade, ele poderá movimentar os recursos como bem entender, talvez não de acordo com o que os pais planejaram. 

Para exemplificar esse cenário, Daniel conta que em sua carteira de clientes, há um pequeno investidor de apenas 3 anos, onde os pais fizeram um aporte inicial em um fundo de previdência com perfil arrojado e contribuem mensalmente com mais um valor.  “A ideia é que esse investimento seja suficiente para cobrir todas as despesas com a universidade que a criança vier a fazer, evitando que seja necessário recorrer a financiamentos estudantis, que tem sido cada vez mais comuns e hoje já representam um problema para a economia americana”, explica. 

Até junho de 2021, havia 19.119 investidores com até 15 anos, com um total investido na casa de R$690 milhões, correspondendo a apenas 0,13% do total de investidores da bolsa.

 


Daniel Funabashi - mestre em Finanças pela Cass Business School de Londres e sócio da iHub Investimentos, um escritório de assessoria de investimentos credenciado à XP Investimentos, a maior plataforma de investimentos da América Latina.

  

 

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