Faltando menos
de duas semanas para a Black Friday, enquanto os varejistas já se preparam para
alavancarem suas receitas nos cinco dias mais importantes do ano para o setor,
o consumidor também já começa a se mobilizar de olho em itens desejados e bons
descontos. Este ano, no entanto, a aplicação mais concreta da inteligência
artificial por parte das grandes marcas já anuncia uma Black Friday promissora.
Em um evento recente, diretores do Google Brasil reforçaram esta perspectiva,
destacando como o uso da IA deve impulsionar os resultados. Com o investimento
crescente na tecnologia por parte dos varejistas, o que mudará na experiência
do consumidor?
Florian
Bessonnat, cofundador e CIO da startup franco-brasileira Simplex, especializada
em aumento de tráfego, vendas e conversão online, que atende gigantes como
Carrefour, Mobly e Leroy Merlin, elenca abaixo seis aplicações de IA que devem
aprimorar a jornada do consumidor neste ano. Confira:
Assistentes
de busca inteligentes
Ferramentas de
IA conversacional, como o ChatGPT, podem tornar a descoberta de produtos mais
intuitiva. Plug-ins de compras conversacionais nos sites de e-commerce
fortalecem um novo tipo de interação com clientes semelhante a um bate-papo.
Portanto, recomendações de compras personalizadas por meio de perguntas em
linguagem natural são estratégias poderosas para fidelizar clientes em busca de
compras mais assertivas.
Buscas
visuais
Fazer pesquisas
de produtos através de imagens em plataformas como o Google Lens pode melhorar
e simplificar a experiência de compra, com a ajuda fundamental da IA
generativa. A tecnologia extrai insights das imagens, fazendo comparações, no
intuito de encontrar produtos semelhantes e sugeri-los ao
consumidor.
Recomendações
personalizadas de produtos
A IA oferece
sugestões de compras sob medida. Pensando nas constantes evoluções da
tecnologia e na sua capacidade de análise de uma grande quantidade de dados,
ela pode cruzar avaliações de um produto na internet com a confiança do
vendedor e, considerando a localização do comprador, sugerir resultados muito
mais certeiros. Isso pode aumentar a conversão e vendas dos
produtos.
Rastreamento
de preços e alertas
Ferramentas
baseadas em IA notificam os compradores quando os itens desejados caem de
preço. Desta forma, o consumidor consegue garantir o melhor valor em sua
compra. Compradores podem ainda receber descontos personalizados em tempo real,
de acordo com suas preferências.
Atendimento
ao cliente aprimorado
Em épocas de
alta demanda, é de se esperar dúvidas e problemas em qualquer ponto da jornada
do consumidor. É humanamente impossível uma equipe que dê conta no tempo ideal
às questões do consumidor. Para isso, os chatbots de IA são uma excelente
solução, pois respondem rapidamente às consultas. O resultado é menor tempo de
espera e maior satisfação do cliente, evitando impactos negativos para a
empresa.
Pagamento
sem atrito
Soluções de pagamento impulsionadas por IA eliminam as filas do caixa, um dos maiores motivos de abandono de carrinhos nas transações online. Investir em sistemas de checkout automatizados driblam este problema, acelerando o processo de compra.
Simplex
https://simplex.live/
Nenhum comentário:
Postar um comentário