O Natal tem um significado especial para muitos de nós. Basta virar o mês de novembro que diversas pessoas, ansiosamente, já buscam comprar seus enfeites natalinos, presentes de final de ano e pensar nas tradições que seguirão em suas casas. Essa é uma época recheada de emoção, que pode ser muito bem aproveitada pelas empresas para estreitar o relacionamento com seus clientes e pensar em ações que não apenas visam o aumento de vendas, mas sim criar uma conexão especial que marque seu nome.
Esse é um dos períodos do ano onde o mercado,
naturalmente, espera uma maior movimentação dos consumidores em todos os meios.
Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), como exemplo, entre os locais
preferidos dos consumidores para adquirir os presentes, 76% recorrem às lojas
físicas, além de 78% que costumam adquirir online, principalmente, de sites
internacionais.
Não há como fugir dessa onda natural e, ao invés de
tentar passar por cima dela, que tal mergulhar para descobrir o que suas
profundezas podem oferecer para estreitar a conexão com seu público-alvo? Veja,
abaixo, algumas ações capazes de gerar resultados enormes nesse sentido:
#1 Marketing de guerrilha: ações diferentes, criativas e inovadoras atraem maior atenção do
público, gerando forte impacto em suas memórias e fazendo com que lembrem de
sua marca rapidamente. Essa estratégia defendida pelo marketing de guerrilha
pode ser extremamente benéfica nesta época, promovendo estratégias que captem a
essência emocional para comover as pessoas, fortalecer esta conexão e, ainda,
criar experiências memoráveis.
#2 Fale a língua do seu
público: no frenesi das compras natalinas, falar a língua do
consumidor é crucial para o sucesso das empresas. Ao compreender suas
necessidades, desejos e aspirações, as marcas podem criar mensagens mais
relevantes e personalizadas, estabelecendo uma conexão emocional mais profunda.
Apesar dessa ser uma missão difícil, considerando públicos de diferentes faixas
etárias no mercado, aquelas que compreenderem seus clientes e se adaptarem às
suas demandas através dessa comunicação, tenderão a colher frutos bem maduros.
#3 Marketing human to human: as relações interpessoais são muito intensificadas no Natal, e é aqui
que o marketing human to human precisa ser reforçado. Priorize uma comunicação
humanizada com seu consumidor, através de ações focadas em um atendimento
personalizado, individual e interativo, demonstrando preocupação em atender
suas necessidades e disponibilidade no que precisarem. Estreitar esse vínculo
fará uma enorme diferença para fidelização de cada vez mais clientes.
#4 Lojas temáticas: mais voltada às lojas físicas, decorar o ambiente com itens
característicos do Natal cria uma experiência muito mais imersiva e divertida
com a loja. Aqui, o foco não deve ser em vender tais produtos, mas sim em criar
um momento marcante a todos que visitarem o local, explorando os aspectos
visuais e sensoriais que insiram o cliente no clima natalino e, com isso,
elevem a imagem e reputação da sua empresa.
#5 Gentileza inesperada: quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo? Principalmente, quando
vem de ações inesperadas. Não tem época melhor para oferecer essas gentilezas
do que o Natal, que já possui um enorme sentimentalismo. Analise o histórico de
compras de seus clientes e ofereça pequenas lembrancinhas em cada compra. Algo
que não custe caro, mas que gerará recompensas valiosas em termos de conexão
entre as partes.
Muito além de ser um período de celebração e união familiar, o Natal representa uma oportunidade única para as empresas fortalecerem seus laços com os consumidores. Aqui, o objetivo não deve ser financeiro, mas sim de posicionamento e imagem, explorando ações que tragam o teor emocional dessa época para criar experiências marcantes que fiquem na memória afetiva dos consumidores.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
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