Ele alcança todos
os modelos de celulares no mundo, com uma taxa de leitura de 90% em minutos.
O SMS está entre os meios mais
utilizados na comunicação das empresas. Pesquisa da Accenture sobre o mercado
corporativo de SMS mostra que em 2017, o volume de mensagens de texto enviadas
por empresas para consumidores finais (A2P) será de 6,6 bilhões, somente
no Brasil. Desse total, 36% serão enviadas por bancos, segmento que lidera o
uso de SMS para comunicação no País. Em segundo lugar virão aplicações over the
top (OTT), que responderão por 15%. Em seguida virão transporte e logística
(8%); saúde e educação (7%); administração pública (7%); varejo (5%); serviços
residenciais (4%); hospitalidade e turismo (4%); e outros (15%).
O mercado só tende a crescer: estudo
da Ovum, estima crescimento do A2P para 2,19 trilhões de mensagens e US$ 50
bilhões em receitas até 2018 com a adesão de pequenas e médias empresas e
entidades governamentais.
O SMS possibilita alcançar
virtualmente todos os modelos de celulares no mundo, com uma taxa de leitura de
90% em minutos, o que o torna mais adequado para falar com consumidores com
amplitude geográfica e demográfica, diminuindo drasticamente os custos com
telefonia.
O uso corporativo do SMS também gera
diminuição de custos, já que seu custo pode ser 70% mais barato do que uma
ligação.
Confira dicas de como o SMS pode ser
útil às empresas:
Lembrete de fatura: Enviar mensagem ao cliente com
lembrete da data do vencimento, além de ser comodidade para ele, pode aumentar
o índice de pagamentos dentro do prazo. As mensagens podem informar o valor e
até mesmo o código digitável do boleto bancário.
Contas em atraso: Bastante parecido com o ponto
acima, o SMS para contas em atraso funciona muito como um lembrete, e deve ser
tratado com bastante paciência, uma vez que pode até mesmo ser um problema da
rede bancária que ainda não repassou o pagamento. Por isso, mensagens de que o
pagamento não foi identificado e um pedido de desculpas caso já tenha sido
efetuado é a melhor opção para esse tipo de contato.
Número de protocolo: Nada pode ser mais complicado para
um cliente do que ter que anotar o imenso número de protocolo. Enviar um SMS
com esse código é o melhor dos cenários para o usuário, que sai mais contente,
e também para o atendente que não precisa ficar repetindo o número.
Alertas e monitoramento: Muito utilizado nas áreas de TI,
os SMS’s são ótimas opções para alertar os técnicos responsáveis em eventuais
acontecimentos, como servidores desligados, espaço em disco acabando,
servidores que deram boot, além de monitorar e informar também no caso de
estabilização dos sistemas.
Confirmação de eventos: O SMS é perfeito para realizar
confirmações, como, por exemplo, de consultas médicas. É mais prático e menos
incômodo do que realizar a ligação avisando da consulta, ao receber a mensagem
de texto ele responde apenas com a palavra sim.
Alexandre Dias - CEO da Talktelecom,
multinacional brasileira e uma das mais importantes fornecedoras de tecnologia
em telefonia computadorizada. A empresa distingue-se no mercado pela
flexibilidade na concepção de produtos e serviços sob medida para empresas de
diferentes portes e setores da economia, como: empresas de marketing e vendas,
cobrança e recuperação de crédito, call center, operadoras de cartões, serviço
de atendimento ao cliente (SAC), entre outras.