Aproveite as redes sociais para ajudar a
colocar a sua marca em evidência, destacando as características únicas dos seus
produtos e serviços
A
execução de um negócio envolve uma combinação de determinação, dedicação e
planejamento. O empreendedor precisa realmente manter o foco na gestão do seu
negócio, e um dos aspectos mais importantes é atrair mais clientes para ajudar
a vender mais. Negócios de nicho possuem vantagens, pois podem focar em
públicos mais específicos e que realmente são clientes potenciais. Pet shops,
por exemplo, podem buscar pessoas que têm algum animal de estimação ou estão
querendo ter um a curto prazo.
Por
isso, utilizar o marketing de redes sociais para empreendimentos de nicho pode
ser diferente do marketing digital que estamos acostumados. Como apontado pelo
artigo de Jane
Hurst, existem algumas dicas que podem ser valiosas para campanhas de marketing
em mídias sócias para ajudar empreendedores a se comunicarem com grupos
específicos de consumidores, como donos de pets, pais, estudantes e entre
outros alvos mais específicos.
Use
uma, algumas, ou todas essas formas criativas para ajudar a fazer as pessoas se
interessarem em comprar seus produtos e serviços e te ajudar a espalhar a sua
marca pela Internet.
1. Ofereça itens exclusivos
Os
clientes gostam de saber que estão comprando itens exclusivos, que só você pode
oferecer. Em empreendimentos de nicho, essa característica de exclusividade
pode ser sua grande aliada, pois pode demonstrar o quanto sua marca é especial.
Compartilhar
em seu site ou sua página do Facebook, por exemplo, peças únicas de roupas,
joias ou até mesmo produtos artesanais pode ajudar a chamar a atenção dos seus
clientes. Além disso, você pode contar para eles o seu processo de criação,
adicionando valor sentimental ao seu trabalho.
2. Ofereça dicas sobre seu mercado
Não
fale apenas dos seus produtos e serviços. Vale promover conteúdos variados
sobre seu universo de atuação. O Twitter é um bom canal para isso, pois com
apenas 140 caracteres para usar você pode ser direto e oferecer informações
valiosas, e um Blog também pode ser uma boa opção.
Por
exemplo, se você vende itens para pets, você pode dar algumas dicas de cuidados
básicos, alimentação para determinados animais ou até mesmo como melhor cortar
as unhas e escovar os dentes deles.
O
ideal é tentar manter uma boa mistura de tweets para que você possa discutir
vários pontos de seu mercado e ao mesmo tempo conseguir fazer propaganda sobre
seu negócio.
3. Promova concursos e sorteios
Todo
mundo gosta de ganhar alguma coisa, mesmo que seja o direito de dizer que
ganhou. Então, comece a promover mais concursos e sorteios, seja pedindo para
seus clientes enviarem fotos e vídeos que se relacionem com o seu negócio, ou
até mesmo compartilhar e comentar em determinada postagem para receber um
pequeno prêmio.
Esses
tipos de engajamentos podem ajudar a gerar mais interesse em sua marca e
envolvimento com suas páginas de redes sociais.
4. Poste imagens de seus clientes com produtos
Às
vezes pode ser mais interessante postar fotos de clientes com seus produtos.
Peça-lhes para compartilhar imagens de como eles usam os produtos que compram
de você. Isso pode criar propaganda boca-a-boca, e você pode vincular as fotos
do produto à sua página de destino, ajudando a converter os seguidores das
redes sociais em clientes.
5. Use hashtags
Hoje
em dia existem hashtags para o Facebook, além do Twitter e Instagram, e você
pode começar a aproveitá-las. O uso das hashtags pode ajudar a garantir que
suas postagens são vistas por mais pessoas e não apenas os seguidores que você
já possui.
Pesquise
hashtags que se relacionam diretamente com sua empresa e mercado e aprenda a
usá-las para te ajudar a alcançar novos clientes. Além disso, elas são uma
forma de monitorar o que é falado sobre seu negócio e tendências gerais de
mercado.
6. Promova ofertas exclusivas de redes sociais
Recompense
seus fãs e seguidores nas mídias sociais oferecendo descontos que estão
disponíveis apenas através do Facebook, Twitter ou Instagram com um cupom para
comprar a oferta no seu site. Esta pode ser uma boa maneira de agradar as
pessoas e estimulá-las a acompanhar suas contas, além de mostrar que você
aprecia seus clientes.
7. Mencione seus clientes
Todo
mundo gosta de ser reconhecido, e chamar seus clientes publicamente lhes dá
mais incentivo para fazer negócios com você. Tente enviar-lhes tweets diretos
com @menções e responder seus comentários em postagens. Agradeça-os
publicamente através de tweets e posts no Facebook, e dê-lhes o reconhecimento
que merecem - o que, por sua vez, pode dar maior reconhecimento ao seu negócio.
Não se esqueça de pedir a permissão deles quando necessário.
Ao
interagir diretamente com suas páginas, seus clientes também podem se sentir
mais próximos da sua marca.
8. Peça às pessoas que falem sobre suas experiências
Compartilhar
experiências faz parte do intuito das redes sociais. Por isso, pode ser uma boa
ideia convidar seus clientes a contar um pouco sobre suas vidas, sempre em
relação ao seu nicho de mercado.
Utilizando
o exemplo de pet shops, pode ser interessante pedir para que as pessoas contem
sobre seus animais de estimação com chamadas como: "Quais são as três
coisas que você ama sobre o seu animal de estimação?" "Qual é a sua
dica de cuidados de estimação favorita?" Ou "Como você se importa com
o seu peixe?"
9. Escreva sobre eventos relacionados ao seu nicho
Se
houver eventos relacionados à sua área, escreva sobre eles e informe seus
clientes quando e onde ocorrem. De forma indireta, você estará promovendo seu
próprio negócio ao mesmo tempo em que compartilha informações relevantes para
seus clientes.
Em
adição a isso, mostrar participação em eventos pode demonstrar que você é um
participante ativo dentro do seu nicho e que você se importa com o que acontece
num cenário mais abrangente.
10. Aproveite o impacto das fotos
Vale
enfatizar o quanto é importante usar fotos e vídeos em suas postagens em redes
sociais. As pessoas tendem a ler artigos porque param para olhar as fotos
primeiro, então, se por exemplo você vende alimentos para animais de estimação,
mostre uma foto de um animal de um pet consumindo esse alimento.
Inclusive,
o Tumblr é um ótimo lugar para obter interesse da população de menos de 25
anos, então pode ser uma boa ideia usá-lo para se conectar com esse grupo
demográfico.
11. ... e dos vídeos
Faça
vídeos que promovam seu negócio e compartilhe-os. Os vídeos podem ser
tutoriais, dicas e ter tom divertido e leve.
É
importante incorporar o vídeo e não apenas postar o link. Assim, a pessoa que
está navegando pode se deparar com seu vídeo e se interessar instantaneamente
pela imagem com tamanho adaptado, talvez decidindo parar de descer a página e
assistir ao seu conteúdo completo.
Você
também pode fazer um evento ao vivo - como uma Live no Facebook - da sua loja
para fazer um grande anúncio.
12. Retweete artigos relevantes.
Quando
você encontrar artigos interessantes sobre seu nicho, compartilhe-os com sua
base de clientes. Pode ser pelo retweet do Twitter ou compartilhamento através
do Facebook. Qualquer que seja a rede social escolhida, você estará fornecendo
informações que seus clientes estão interessados e dando reconhecimento aos
escritores dos blogs ou artigos que você está compartilhando, aumentam suas
chances de reconhecimento.
13. Seja diligente
Quando
se trata de marketing em mídias sociais a consistência é fundamental. Você
precisa ficar presente nas mentes de seus clientes para ser lembrado com
frequência. Então, certifique-se de que você está publicando artigos e postando
regularmente. Por quê? Isso vai ajudar a garantir que seus seguidores fiquem
atentos para ver o que você vai publicar em seguida, e eles também
compartilharão seus artigos, o que pode resultar em novos clientes e maior
reconhecimento de marca.
Valéria
Molina - diretora de marketing para a GoDaddy no Brasil