1.
Controlar obsessivamente todos os detalhes da rotina escolar do filho.
Por
que atrapalha: demonstra a falta de confiança na capacidade da criança de
realizar tarefas e administrar prazos que são de sua responsabilidade. Além de
impedir a construção da autonomia, esse comportamento pode levar o aluno a não
se apropriar dos resultados que obtiver.
2.
Vincular desempenho a objetivos vagos, de longo prazo.
Por que atrapalha: para
promover uma mudança de hábito ou comportamento, o ser humano precisa sentir
que está progredindo. Pequenas conquistas como, por exemplo, realizar todas as
tarefas da semana, são mais realistas.
3.
Adotar um tom fatalista ou ameaçador ao falar de determinada disciplina ao
matéria.
Por que atrapalha: “Física
não é seu forte, vai ter que estudar muito!” Frases como esta são muito
prejudiciais à autoestima do jovem. É como se ele fracassasse de largada.
Estudar também é desenvolver a confiança para enfrentar desafios.
4.
Focar apenas no resultado numérico.
Por que atrapalha: a nota é
um importante balizador do desempenho mas é essencial valorizar as demais
etapas do processo de aprendizagem como a tarefa e a confecção de material de
estudo. Quanto mais sistemático o empenho, melhor será o resultado final.
5.
Diante de um resultado insatisfatório do filho, atacar o projeto da escola e a
competência técnica do professor.
Por que
atrapalha: a falta de confiança na instituição, evidenciada por esse
comportamento, torna-se um pretexto para justificar a falta de hábito de estudo
e de resiliência para cumprir tarefas difíceis ou trabalhosas.
Fonte: Josely Magri, diretora pedagógica do Colégio
Stockler. Começou
a carreira em cursinhos pré-vestibulares como professora de Química.
Especializou-se me psicopedagogia e terapia familiar, conhecimentos que alia à
experiência docente ao exercer sua função no colégio.
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