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segunda-feira, 26 de março de 2018

Treze dicas de marketing de mídias sociais para negócios de nicho


Aproveite as redes sociais para ajudar a colocar a sua marca em evidência, destacando as características únicas dos seus produtos e serviços


A execução de um negócio envolve uma combinação de determinação, dedicação e planejamento. O empreendedor precisa realmente manter o foco na gestão do seu negócio, e um dos aspectos mais importantes é atrair mais clientes para ajudar a vender mais. Negócios de nicho possuem vantagens, pois podem focar em públicos mais específicos e que realmente são clientes potenciais. Pet shops, por exemplo, podem buscar pessoas que têm algum animal de estimação ou estão querendo ter um a curto prazo.

Por isso, utilizar o marketing de redes sociais para empreendimentos de nicho pode ser diferente do marketing digital que estamos acostumados. Como apontado pelo artigo de Jane Hurst, existem algumas dicas que podem ser valiosas para campanhas de marketing em mídias sócias para ajudar empreendedores a se comunicarem com grupos específicos de consumidores, como donos de pets, pais, estudantes e entre outros alvos mais específicos.

Use uma, algumas, ou todas essas formas criativas para ajudar a fazer as pessoas se interessarem em comprar seus produtos e serviços e te ajudar a espalhar a sua marca pela Internet.


1. Ofereça itens exclusivos

Os clientes gostam de saber que estão comprando itens exclusivos, que só você pode oferecer. Em empreendimentos de nicho, essa característica de exclusividade pode ser sua grande aliada, pois pode demonstrar o quanto sua marca é especial.

Compartilhar em seu site ou sua página do Facebook, por exemplo, peças únicas de roupas, joias ou até mesmo produtos artesanais pode ajudar a chamar a atenção dos seus clientes. Além disso, você pode contar para eles o seu processo de criação, adicionando valor sentimental ao seu trabalho.


2. Ofereça dicas sobre seu mercado 

Não fale apenas dos seus produtos e serviços. Vale promover conteúdos variados sobre seu universo de atuação. O Twitter é um bom canal para isso, pois com apenas 140 caracteres para usar você pode ser direto e oferecer informações valiosas, e um Blog também pode ser uma boa opção.

Por exemplo, se você vende itens para pets, você pode dar algumas dicas de cuidados básicos, alimentação para determinados animais ou até mesmo como melhor cortar as unhas e escovar os dentes deles.
O ideal é tentar manter uma boa mistura de tweets para que você possa discutir vários pontos de seu mercado e ao mesmo tempo conseguir fazer propaganda sobre seu negócio.


3. Promova concursos e sorteios

Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa, mesmo que seja o direito de dizer que ganhou. Então, comece a promover mais concursos e sorteios, seja pedindo para seus clientes enviarem fotos e vídeos que se relacionem com o seu negócio, ou até mesmo compartilhar e comentar em determinada postagem para receber um pequeno prêmio.

Esses tipos de engajamentos podem ajudar a gerar mais interesse em sua marca e envolvimento com suas páginas de redes sociais.


4. Poste imagens de seus clientes com produtos

Às vezes pode ser mais interessante postar fotos de clientes com seus produtos. Peça-lhes para compartilhar imagens de como eles usam os produtos que compram de você. Isso pode criar propaganda boca-a-boca, e você pode vincular as fotos do produto à sua página de destino, ajudando a converter os seguidores das redes sociais em clientes.


5. Use hashtags

Hoje em dia existem hashtags para o Facebook, além do Twitter e Instagram, e você pode começar a aproveitá-las. O uso das hashtags pode ajudar a garantir que suas postagens são vistas por mais pessoas e não apenas os seguidores que você já possui.

Pesquise hashtags que se relacionam diretamente com sua empresa e mercado e aprenda a usá-las para te ajudar a alcançar novos clientes. Além disso, elas são uma forma de monitorar o que é falado sobre seu negócio e tendências gerais de mercado.


6. Promova ofertas exclusivas de redes sociais

Recompense seus fãs e seguidores nas mídias sociais oferecendo descontos que estão disponíveis apenas através do Facebook, Twitter ou Instagram com um cupom para comprar a oferta no seu site. Esta pode ser uma boa maneira de agradar as pessoas e estimulá-las a acompanhar suas contas, além de mostrar que você aprecia seus clientes.


7. Mencione seus clientes

Todo mundo gosta de ser reconhecido, e chamar seus clientes publicamente lhes dá mais incentivo para fazer negócios com você. Tente enviar-lhes tweets diretos com @menções e responder seus comentários em postagens. Agradeça-os publicamente através de tweets e posts no Facebook, e dê-lhes o reconhecimento que merecem - o que, por sua vez, pode dar maior reconhecimento ao seu negócio. Não se esqueça de pedir a permissão deles quando necessário.

Ao interagir diretamente com suas páginas, seus clientes também podem se sentir mais próximos da sua marca.


8. Peça às pessoas que falem sobre suas experiências

Compartilhar experiências faz parte do intuito das redes sociais. Por isso, pode ser uma boa ideia convidar seus clientes a contar um pouco sobre suas vidas, sempre em relação ao seu nicho de mercado.

Utilizando o exemplo de pet shops, pode ser interessante pedir para que as pessoas contem sobre seus animais de estimação com chamadas como: "Quais são as três coisas que você ama sobre o seu animal de estimação?" "Qual é a sua dica de cuidados de estimação favorita?" Ou "Como você se importa com o seu peixe?"


9. Escreva sobre eventos relacionados ao seu nicho

Se houver eventos relacionados à sua área, escreva sobre eles e informe seus clientes quando e onde ocorrem. De forma indireta, você estará promovendo seu próprio negócio ao mesmo tempo em que compartilha informações relevantes para seus clientes.

Em adição a isso, mostrar participação em eventos pode demonstrar que você é um participante ativo dentro do seu nicho e que você se importa com o que acontece num cenário mais abrangente.


10. Aproveite o impacto das fotos

Vale enfatizar o quanto é importante usar fotos e vídeos em suas postagens em redes sociais. As pessoas tendem a ler artigos porque param para olhar as fotos primeiro, então, se por exemplo você vende alimentos para animais de estimação, mostre uma foto de um animal de um pet consumindo esse alimento.

Inclusive, o Tumblr é um ótimo lugar para obter interesse da população de menos de 25 anos, então pode ser uma boa ideia usá-lo para se conectar com esse grupo demográfico.


11. ... e dos vídeos

Faça vídeos que promovam seu negócio e compartilhe-os. Os vídeos podem ser tutoriais, dicas e ter tom divertido e leve.

É importante incorporar o vídeo e não apenas postar o link. Assim, a pessoa que está navegando pode se deparar com seu vídeo e se interessar instantaneamente pela imagem com tamanho adaptado, talvez decidindo parar de descer a página e assistir ao seu conteúdo completo.

Você também pode fazer um evento ao vivo - como uma Live no Facebook - da sua loja para fazer um grande anúncio.


12. Retweete artigos relevantes.

Quando você encontrar artigos interessantes sobre seu nicho, compartilhe-os com sua base de clientes. Pode ser pelo retweet do Twitter ou compartilhamento através do Facebook. Qualquer que seja a rede social escolhida, você estará fornecendo informações que seus clientes estão interessados e dando reconhecimento aos escritores dos blogs ou artigos que você está compartilhando, aumentam suas chances de reconhecimento.


13. Seja diligente

Quando se trata de marketing em mídias sociais a consistência é fundamental. Você precisa ficar presente nas mentes de seus clientes para ser lembrado com frequência. Então, certifique-se de que você está publicando artigos e postando regularmente. Por quê? Isso vai ajudar a garantir que seus seguidores fiquem atentos para ver o que você vai publicar em seguida, e eles também compartilharão seus artigos, o que pode resultar em novos clientes e maior reconhecimento de marca.





Valéria Molina - diretora de marketing para a GoDaddy no Brasil

 

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