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segunda-feira, 26 de março de 2018

Especialista analisa esfriamento do mercado de imóveis


Apesar das expectativas de que o ano de 2018 será melhor para o mercado imobiliário, principalmente para Caixa Econômica Federal isso ainda não virou realidade. Segundo dados divulgados pela própria instituição bancária, a concessão de financiamentos vinculados a FGTS caiu 31,7% se comparado ao volume de empréstimos realizados no mesmo período do ano passado. Vários fatores influenciam diretamente nesse tipo de relação e vão muito além do esfriamento do mercado.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa, como se sabe, o financiamento habitacional é um contrato que segue o mutuário por um longo período, chegando até 35 anos. “Para se ter condição de honrar com esse tipo de contrato, o mutuário deve ter em mente que sua condição financeira deve ser estável, passando, obrigatoriamente, por um emprego estável”, aponta.

No entanto, com a crescente taxa de desemprego enfrentada nos últimos anos, ele observa que a mentalidade do cidadão tende a mudar, pois não pode mais se programar para assumir uma dívida a prazo tão longo. “Isso porque, como se sabe, hoje os imóveis são tomados facilmente pelos agentes financeiros, e inclusive pode haver cobrança de saldo remanescente. Essa somatória de fatores – ausência de estabilidade de emprego e possibilidade prejuízo – acabam criando uma educação financeira forçada no cidadão”, pontua Vinícius Costa.

Também pesam as condições contratuais que são impostas pelos agentes financeiros, como acrescenta o presidente da ABMH. “Hoje, financiar um imóvel com um banco pode representar, ao final, pagamento equivalente de até duas vezes o valor do próprio imóvel. Como isso se torna praticamente impossível de se recuperar em negócio futuro, muitas pessoas deixam de adquirir imóveis com os bancos que operam no SFH e SFI para procurar outras formas, como consórcio e permuta de imóveis de mesmo valor”, observa.

Mesmo que o mercado imobiliário esteja em ascensão, podemos dizer que ainda não atingimos os tempos áureos vividos anteriormente, portanto, a procura realmente será menor e incomparável com aquela vivida no auge da construção civil. “Com todas as crises enfrentadas recentemente, é de se esperar que o mercado reaja com cautela e que os números tendam a ficar inferiores ao esperado, isso porque o consumidor naturalmente agirá retraído com medo de passar por algo que já passou ou experiência ruim que algum conhecido tenha vivenciado no mercado imobiliário”, finaliza Vinícius Costa.





Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH)
ABMH São Paulo
Americana (atende Grande São Paulo e região de Campinas): (11) 966-643-785 (Oi) /(19) 3013-4643



A temporada de provas vem aí. Os 5 erros que os pais mais cometem na hora de acompanhar o desempenho dos filhos


1.       Controlar obsessivamente todos os detalhes da rotina escolar do filho.
Por que atrapalha: demonstra a falta de confiança na capacidade da criança de realizar tarefas e administrar prazos que são de sua responsabilidade. Além de impedir a construção da autonomia, esse comportamento pode levar o aluno a não se apropriar dos resultados que obtiver. 


2.       Vincular desempenho a objetivos vagos, de longo prazo.
Por que atrapalha: para promover uma mudança de hábito ou comportamento, o ser humano precisa sentir que está progredindo. Pequenas conquistas como, por exemplo, realizar todas as tarefas da semana, são mais realistas.


3.       Adotar um tom fatalista ou ameaçador ao falar de determinada disciplina ao matéria.
Por que atrapalha: “Física não é seu forte, vai ter que estudar muito!” Frases como esta são muito prejudiciais à  autoestima do jovem. É como se ele fracassasse de largada. Estudar também é desenvolver a confiança para enfrentar desafios.


4.       Focar apenas no resultado numérico.
Por que atrapalha: a nota é um importante balizador do desempenho mas é essencial valorizar as demais etapas do processo de aprendizagem como a tarefa e a confecção de material de estudo.  Quanto mais sistemático o empenho, melhor será o resultado final. 


5.       Diante de um resultado insatisfatório do filho, atacar o projeto da escola e a competência técnica do professor.
Por que atrapalha: a falta de confiança na instituição, evidenciada por esse comportamento, torna-se um pretexto para justificar a falta de hábito de estudo e de resiliência para cumprir tarefas difíceis ou trabalhosas.  




Fonte: Josely Magri, diretora pedagógica do Colégio Stockler. Começou a carreira em cursinhos pré-vestibulares como professora de Química.  Especializou-se me psicopedagogia e terapia familiar, conhecimentos que alia à experiência docente ao exercer sua função no colégio.


Treze dicas de marketing de mídias sociais para negócios de nicho


Aproveite as redes sociais para ajudar a colocar a sua marca em evidência, destacando as características únicas dos seus produtos e serviços


A execução de um negócio envolve uma combinação de determinação, dedicação e planejamento. O empreendedor precisa realmente manter o foco na gestão do seu negócio, e um dos aspectos mais importantes é atrair mais clientes para ajudar a vender mais. Negócios de nicho possuem vantagens, pois podem focar em públicos mais específicos e que realmente são clientes potenciais. Pet shops, por exemplo, podem buscar pessoas que têm algum animal de estimação ou estão querendo ter um a curto prazo.

Por isso, utilizar o marketing de redes sociais para empreendimentos de nicho pode ser diferente do marketing digital que estamos acostumados. Como apontado pelo artigo de Jane Hurst, existem algumas dicas que podem ser valiosas para campanhas de marketing em mídias sócias para ajudar empreendedores a se comunicarem com grupos específicos de consumidores, como donos de pets, pais, estudantes e entre outros alvos mais específicos.

Use uma, algumas, ou todas essas formas criativas para ajudar a fazer as pessoas se interessarem em comprar seus produtos e serviços e te ajudar a espalhar a sua marca pela Internet.


1. Ofereça itens exclusivos

Os clientes gostam de saber que estão comprando itens exclusivos, que só você pode oferecer. Em empreendimentos de nicho, essa característica de exclusividade pode ser sua grande aliada, pois pode demonstrar o quanto sua marca é especial.

Compartilhar em seu site ou sua página do Facebook, por exemplo, peças únicas de roupas, joias ou até mesmo produtos artesanais pode ajudar a chamar a atenção dos seus clientes. Além disso, você pode contar para eles o seu processo de criação, adicionando valor sentimental ao seu trabalho.


2. Ofereça dicas sobre seu mercado 

Não fale apenas dos seus produtos e serviços. Vale promover conteúdos variados sobre seu universo de atuação. O Twitter é um bom canal para isso, pois com apenas 140 caracteres para usar você pode ser direto e oferecer informações valiosas, e um Blog também pode ser uma boa opção.

Por exemplo, se você vende itens para pets, você pode dar algumas dicas de cuidados básicos, alimentação para determinados animais ou até mesmo como melhor cortar as unhas e escovar os dentes deles.
O ideal é tentar manter uma boa mistura de tweets para que você possa discutir vários pontos de seu mercado e ao mesmo tempo conseguir fazer propaganda sobre seu negócio.


3. Promova concursos e sorteios

Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa, mesmo que seja o direito de dizer que ganhou. Então, comece a promover mais concursos e sorteios, seja pedindo para seus clientes enviarem fotos e vídeos que se relacionem com o seu negócio, ou até mesmo compartilhar e comentar em determinada postagem para receber um pequeno prêmio.

Esses tipos de engajamentos podem ajudar a gerar mais interesse em sua marca e envolvimento com suas páginas de redes sociais.


4. Poste imagens de seus clientes com produtos

Às vezes pode ser mais interessante postar fotos de clientes com seus produtos. Peça-lhes para compartilhar imagens de como eles usam os produtos que compram de você. Isso pode criar propaganda boca-a-boca, e você pode vincular as fotos do produto à sua página de destino, ajudando a converter os seguidores das redes sociais em clientes.


5. Use hashtags

Hoje em dia existem hashtags para o Facebook, além do Twitter e Instagram, e você pode começar a aproveitá-las. O uso das hashtags pode ajudar a garantir que suas postagens são vistas por mais pessoas e não apenas os seguidores que você já possui.

Pesquise hashtags que se relacionam diretamente com sua empresa e mercado e aprenda a usá-las para te ajudar a alcançar novos clientes. Além disso, elas são uma forma de monitorar o que é falado sobre seu negócio e tendências gerais de mercado.


6. Promova ofertas exclusivas de redes sociais

Recompense seus fãs e seguidores nas mídias sociais oferecendo descontos que estão disponíveis apenas através do Facebook, Twitter ou Instagram com um cupom para comprar a oferta no seu site. Esta pode ser uma boa maneira de agradar as pessoas e estimulá-las a acompanhar suas contas, além de mostrar que você aprecia seus clientes.


7. Mencione seus clientes

Todo mundo gosta de ser reconhecido, e chamar seus clientes publicamente lhes dá mais incentivo para fazer negócios com você. Tente enviar-lhes tweets diretos com @menções e responder seus comentários em postagens. Agradeça-os publicamente através de tweets e posts no Facebook, e dê-lhes o reconhecimento que merecem - o que, por sua vez, pode dar maior reconhecimento ao seu negócio. Não se esqueça de pedir a permissão deles quando necessário.

Ao interagir diretamente com suas páginas, seus clientes também podem se sentir mais próximos da sua marca.


8. Peça às pessoas que falem sobre suas experiências

Compartilhar experiências faz parte do intuito das redes sociais. Por isso, pode ser uma boa ideia convidar seus clientes a contar um pouco sobre suas vidas, sempre em relação ao seu nicho de mercado.

Utilizando o exemplo de pet shops, pode ser interessante pedir para que as pessoas contem sobre seus animais de estimação com chamadas como: "Quais são as três coisas que você ama sobre o seu animal de estimação?" "Qual é a sua dica de cuidados de estimação favorita?" Ou "Como você se importa com o seu peixe?"


9. Escreva sobre eventos relacionados ao seu nicho

Se houver eventos relacionados à sua área, escreva sobre eles e informe seus clientes quando e onde ocorrem. De forma indireta, você estará promovendo seu próprio negócio ao mesmo tempo em que compartilha informações relevantes para seus clientes.

Em adição a isso, mostrar participação em eventos pode demonstrar que você é um participante ativo dentro do seu nicho e que você se importa com o que acontece num cenário mais abrangente.


10. Aproveite o impacto das fotos

Vale enfatizar o quanto é importante usar fotos e vídeos em suas postagens em redes sociais. As pessoas tendem a ler artigos porque param para olhar as fotos primeiro, então, se por exemplo você vende alimentos para animais de estimação, mostre uma foto de um animal de um pet consumindo esse alimento.

Inclusive, o Tumblr é um ótimo lugar para obter interesse da população de menos de 25 anos, então pode ser uma boa ideia usá-lo para se conectar com esse grupo demográfico.


11. ... e dos vídeos

Faça vídeos que promovam seu negócio e compartilhe-os. Os vídeos podem ser tutoriais, dicas e ter tom divertido e leve.

É importante incorporar o vídeo e não apenas postar o link. Assim, a pessoa que está navegando pode se deparar com seu vídeo e se interessar instantaneamente pela imagem com tamanho adaptado, talvez decidindo parar de descer a página e assistir ao seu conteúdo completo.

Você também pode fazer um evento ao vivo - como uma Live no Facebook - da sua loja para fazer um grande anúncio.


12. Retweete artigos relevantes.

Quando você encontrar artigos interessantes sobre seu nicho, compartilhe-os com sua base de clientes. Pode ser pelo retweet do Twitter ou compartilhamento através do Facebook. Qualquer que seja a rede social escolhida, você estará fornecendo informações que seus clientes estão interessados e dando reconhecimento aos escritores dos blogs ou artigos que você está compartilhando, aumentam suas chances de reconhecimento.


13. Seja diligente

Quando se trata de marketing em mídias sociais a consistência é fundamental. Você precisa ficar presente nas mentes de seus clientes para ser lembrado com frequência. Então, certifique-se de que você está publicando artigos e postando regularmente. Por quê? Isso vai ajudar a garantir que seus seguidores fiquem atentos para ver o que você vai publicar em seguida, e eles também compartilharão seus artigos, o que pode resultar em novos clientes e maior reconhecimento de marca.





Valéria Molina - diretora de marketing para a GoDaddy no Brasil

 

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