Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de março de 2026

Banco vermelho gigante na Esplanada faz alerta urgente contra o feminicídio

Crédito da foto: Gabriel Pinheiro/CNI



Iniciativa da CNI integra movimento nacional de enfrentamento à violência contra a mulher e 
será inaugurada no dia 17 de março


O Sistema Indústria, por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), inaugura no dia 17 de

março, às 10h, no SESI Lab, a instalação de um banco vermelho, símbolo de conscientização e

mobilização contra o feminicídio e a violência de gênero. A ação integra o movimento promovido

pelo Instituto Banco Vermelho (IBV) e reforça o compromisso institucional da indústria brasileira com a defesa da vida e dos direitos das mulheres.

 

Instalado no museu de arte, ciência e tecnologia mantido pelo SESI, em Brasília, o banco vermelho gigante será um marco permanente de reflexão e alerta. Mais do que um mobiliário urbano, ele carrega uma mensagem direta à sociedade: “Sentar e refletir. Levantar e agir.”

 

A proposta é que o banco não seja apenas um espaço de pausa, mas um ponto de partida para a

mudança social. A cor vermelha escolhida para a instalação carrega um simbolismo duplo:

representa o sangue das vítimas de feminicídio e, ao mesmo tempo, funciona como um sinal de

alerta, um “pare” coletivo diante da escalada da violência.

 

Para coordenadora do Fórum Nacional da Mulher Empresária da CNI, Danusa Costa Lima, a iniciativa reforça o papel da indústria como agente de transformação social: “O enfrentamento à violência contra a mulher é um compromisso que ultrapassa fronteiras institucionais. A indústria brasileira entende que desenvolvimento sustentável só é possível em uma sociedade que valoriza e protege a vida. Ao aderir ao movimento pelo feminicídio zero, reafirmamos nossa responsabilidade social e nosso compromisso com ambientes mais seguros e igualitários.”

 

Andrea Rodrigues, presidente do IBV, destaca a importância do mobiliário como convocação a toda

a sociedade: “Estamos presente em todos os espaços onde for possível prevenir, proteger, informar

e transformar essa dura realidade de violência de gênero que vivemos atualmente em nosso país.


cada banco instalado, a cada palestra, a cada frete que realizamos e a cada lei defendida,

reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade na qual nenhuma mulher seja silenciada”,

enfatiza.

 

Dados alarmantes

 

Em 2025 foram 1.470 casos de feminicídio no Brasil, ou seja, mais de quatro mulheres por dia, de

acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para o Instituto Banco Vermelho, dar visibilidade a esses números é parte essencial da mobilização social.

 

Além do simbolismo, a intervenção também cumpre função educativa. O projeto informa sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha - física, psicológica, moral, sexual e patrimonial -, destacando que a violência nem sempre deixa marcas visíveis.

 

Mensagens como “A relação abusiva de hoje pode ser o feminicídio de amanhã” e “Depois do não, tudo é assédio” reforçam a importância da prevenção e da identificação precoce de comportamentos abusivos.


A escolha do SESI Lab como vitrine da iniciativa amplia a visibilidade da campanha em um espaço de grande circulação pública na capital federal, fortalecendo a mobilização e o diálogo com a sociedade.

 




SOBRE O IBV
O Instituto Banco Vermelho é uma organização brasileira, sem fins lucrativos e suprapartidária, fundada em 25 de novembro de 2023 com a missão de atuar em frentes de prevenção à violência de gênero e em prol do feminicídio zero. Presente em todas as regiões do Brasil e com mais de 200 bancos instalados, o instituto vai muito além do símbolo do banco na cor vermelha: dedica-se a educar, conscientizar e ampliar o entendimento da população sobre a gravidade do crime de gênero, atuando em parceria com instituições públicas, iniciativas privadas e entidades setoriais.

Detentor da marca “Feminicídio Zero”, o IBV mantém um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério das Mulheres, fortalecendo ações nacionais de enfrentamento à violência contra a mulher. A instituição também conta com a Lei Federal nº 14.942, sancionada em 31 de julho de 2024, que reconhece e amplia a relevância de suas iniciativas.

Entre suas frentes de maior impacto, o Instituto Banco Vermelho tem como parceira a apresentadora e cantora Juliette, enquanto embaixadora oficial, ampliando o alcance da mensagem de prevenção e proteção às mulheres em todo o Brasil. Em 25 de novembro de 2025, data que marca os 2 anos de fundação do IBV, o instituto lançou a campanha nacional “Você não está sozinha”, apresentada conjuntamente por Juliette, pelo IBV e pela rede Pague Menos. O IBV conta com o apoio institucional da UNINASSAU e da Copergás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados