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quinta-feira, 27 de março de 2025

Além do currículo: por que o networking é decisivo para conquistar um novo emprego

Profissionais bem conectados têm mais chances de se destacar no mercado de trabalho

 

A busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho passa por muito mais do que um currículo bem elaborado. Cada vez mais, especialistas apontam que o networking tem um papel determinante no sucesso da recolocação. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn, 85% dos empregos são preenchidos por meio de networking, destacando a importância de construir e manter relacionamentos profissionais. Além disso, uma pesquisa citada pela Harvard Business Review também mostra que os funcionários que fazem networking ativamente têm mais probabilidade de ter sucesso em suas carreiras, com 70% das pessoas dizendo que garantiram um emprego por meio de uma conexão. 

Para Roberta Rosenburg, especialista em desenvolvimento de lideranças e CEO da consultoria F.Lead não há surpresa nesses dados. Segundo a especialista, ter uma rede de referência é essencial para garantir um posicionamento estratégico no mercado. “Se você não tiver uma rede que fale por você, que ateste sua experiência e credibilidade, fica muito mais difícil se destacar. Por isso a humanização das conexões profissionais e a troca autêntica de experiências tornam o networking muito mais efetivo do que simplesmente enviar currículos”, explica. 

O impacto do networking também se reflete nos processos de seleção. Para cargos de liderança e gestão, Roberta recomenda que profissionais construam sua presença no mercado com base em histórias concretas e resultados mensuráveis. "O currículo não é uma lista de atividades, mas uma narrativa de impacto. Isso significa que, em vez de apenas descrever tarefas desempenhadas, o profissional deve destacar os resultados alcançados – como o aumento de faturamento, melhoria no clima organizacional ou expansão de negócios. Mas isso, por si só, não é o diferencial para uma vaga de emprego. Isso porque o networking leva a uma maior visibilidade e reconhecimento dentro do setor que cada profissional atua, facilitando a recolocação no mercado de trabalho”, pontua. 

Segundo a especialista, no atual cenário corporativo, onde a competição por vagas é acirrada, a capacidade de se conectar passa pelo valor que o profissional agrega ao seu meio. “Diferentes estudos apontam que profissionais com redes de contato bem estabelecidas têm 70% mais chances de serem considerados para novas oportunidades, muitas vezes antes mesmo da abertura oficial da vaga. Essa estatística reforça a ideia de que a conexão interpessoal segue sendo o ativo mais valioso para a progressão na carreira”, ressalta. 

Um o ponto importante na estratégia de networking, de acordo com Roberta, é a forma como os profissionais utilizam plataformas como o LinkedIn para manterem a própria relevância no mercado. “O algoritmo da rede prioriza perfis que interagem com conteúdo relevante e que se posicionam como fontes confiáveis de conhecimento. Ter uma presença ativa no LinkedIn não é sobre postar com frequência, mas sobre construir uma percepção de autoridade no seu setor", destaca. E continua: “Isso inclui comentar sobre tendências da área, compartilhar insights e interagir com profissionais influentes. É preciso lembrar que um networking forte não se constrói apenas quando você está em busca de um emprego. Ele precisa ser cultivado continuamente, com trocas reais, colaboração e presença ativa no mercado”, afirma. 

Roberta lembra que networking não é uma ação pontual e oportunista. Quando bem feito, é uma troca de valor entre profissionais, onde ambos os lados se beneficiam, seja por meio de compartilhamento de conhecimento, oportunidades de negócios, ou crescimento profissional mútuo. “Networking é uma entidade viva e, como qualquer relacionamento, ela requer nutrição. Participe de eventos da sua área, conecte-se com profissionais que admira e mantenha contato com ex-colegas e professores. Além disso, compartilhe conteúdo relevante, participe de discussões e mostre seu conhecimento na sua área de atuação. Esses são passos simples, ainda que poucos invistam, de fato, energia. Mas que são ações essenciais para se avançar na carreira”, finaliza. 



Roberta Rosenburg - ossui mais de 26 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Tendo como foco a capacitação de lideranças, em sua trajetória profissional Roberta já desenvolveu e entregou projetos para mais de 100 empresas, tais como GSK, ExxonMobil, Unilever, Mercado Livre, Ball Corporation, Salesforce, Danone, Schlumberger, Scotiabank, Itaú, Banco BV, BOCOM BBM, entre outras. Além disso, a CEO e co-fundadora da F.Lead já impactou mais de 5 mil profissionais e é conselheira consultiva certificada pelo IBGC.



F.Lead
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