Projeto Escola fomenta a mudança de atitude frente ao significativo número de mortes registradas no trânsito Divulgação ViaPaulista |
Iniciativa
aborda temas como segurança, respeito, valorização da vida e a construção da
cidadania planetária em 163 municípios ao longo da malha concedida
O Projeto Escola -
“Educar para Humanizar o Trânsito”, realizado pela Arteris desde 2001, propõe,
por meio de uma metodologia inovadora composta por experiências interativas,
sensoriais e emocionais, que unidades escolares, assim como os colaboradores da
empresa e seus familiares, impulsionem uma nova atitude cidadã sobre o trânsito
responsável, estimulando novos jeitos de pensar, viver, sentir e transformar ao
redor.
No Estado de São
Paulo, o projeto já impactou 195 escolas, mais de 69 mil alunos e quatro mil
professores em 24 municípios no trecho de concessão da ViaPaulista, uma das
concessionárias da Arteris. A proposta também beneficiou 183 unidades
escolares, 80 mil estudantes e outros quatro mil educadores em 19 localidades
ao longo da malha viária da Intervias.
Na prática, a
iniciativa conta com uma lógica inovadora de ensino-aprendizagem que coloca o
estudante como protagonista das transformações que quer ver na sociedade e o
professor como o inspirador das mudanças de atitude. E tudo isso acontece com
uma metodologia exclusiva dividida em gradações e experiências para cada etapa
escolar, contemplando a Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio,
Educação de Jovens e Adultos (EJA), creches, Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais (Apaes) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria
com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias de Ensino.
O projeto prevê suporte metodológico aos educadores para que possam ministrar o conteúdo nas unidades escolares Divulgação Intervias |
No início do ano
letivo, os educadores participam de uma jornada experiencial inovadora em que
têm a oportunidade de conhecer tendências e inovações nos campos da educação,
inovação pedagógica, do trânsito seguro e da cidadania planetária. Este momento
também é marcado por cocriação, compartilhamento e colaboração. Há sempre uma
experiência especialmente desenhada para motivar os educadores a inovarem nas
temáticas trabalhadas pelo programa, impulsionando a mudança de atitude no
trânsito não apenas em sua sala de aula, mas em todo o ecossistema
escolar.
Com isso, cada
educador e estudante se torna agente de transformação, mobilizando pedestres,
ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros nas mudanças de atitude que
contribuem para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito. Maria
José Finardi, coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris, destaca que a
metodologia permite aos professores integrarem o tema da segurança no trânsito
ao currículo escolar de forma abrangente.
“Com o
fornecimento de conhecimentos e experiências inovadoras, diálogos e cocriações
com educadores que acontecem continuamente e visitas às unidades escolares, com
uma jornada especialmente criada para cada ocasião, é possível trabalhar a
temática de forma transversal e criativa nas diversas áreas de ensino”,
explica.
A partir de 2021,
foram incluídas mais de 100 experiências digitais repletas de interatividade,
sensorialidade e emocionalidade adaptadas para pessoas com deficiência e
cocriadas com os educadores. Estão disponíveis games, podcasts, jogos de áudio,
vídeos, animações e outras experiências inovadoras para transformar a sala de
aula em um grande ponto focal de transformações de atitude para um trânsito
mais seguro.
Resultados
da iniciativa
Os resultados do
Projeto Escola são visíveis nas mudanças de atitude dos alunos, professores, do
ecossistema escolar e na conscientização sobre a importância da humanização no
trânsito. Maria José reforça que, embora as transformações sejam um processo
contínuo, a iniciativa já está fazendo a diferença no cotidiano das escolas
atendidas.
“Mesmo que o
processo de mudança seja de longo prazo e contínuo, grande parte dos estudantes
das escolas atendidas demonstra modificação nas atitudes em seus ambientes. E a
comunidade escolar, como um todo, passa a compreender que a humanização no
trânsito faz parte do cotidiano e depende de suas atitudes para mudar a
realidade”, conclui a coordenadora.
ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo
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