Especialista indica ferramentas essenciais para otimizar a rotina e garantir hábitos produtivos no home office
O número de
pessoas que trabalham em home office tem o potencial de ser até duas vezes
maior do que o atual, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
baseada na percepção dos trabalhadores. Atualmente, de acordo com dados do
IBGE, há 9,5 milhões de brasileiros operando no regime remoto; um modelo
especialmente benéfico para profissionais de tecnologia, que costumam ser
capazes de realizar suas tarefas de qualquer lugar do mundo.
Contudo, a maioria
das empresas (65%) retornou ao regime presencial ou híbrido, segundo uma
pesquisa realizada pela Swile Brasil em parceria com a Leme Consultoria. Uma
possível justificativa para esse movimento é a percepção equivocada de que o
home office compromete a produtividade. No entanto, essa ideia é refutada pelo
relatório da FGV, que aponta que 68% dos profissionais perceberam um aumento de
produtividade no trabalho remoto.
“Trabalhar em casa
oferece inúmeras vantagens, mas o remoto exige organização. Nos últimos anos,
muitas ferramentas de IA surgiram para otimizar o tempo de quem faz home
office, e muitas delas auxiliam na produtividade, fazendo com que as pessoas
economizem tempo, especialmente quem trabalha em fusos horários diferentes”,
avalia Samyra Ramos, gerente de marketing na Higlobe, fintech de recebimentos para profissionais
brasileiros que trabalham remotamente para os EUA.
Para ajudar os
profissionais a aumentar ainda mais sua produtividade em 2025, a especialista
selecionou algumas das melhores ferramentas de IA para otimizar o trabalho
remoto. Confira:
Gerenciamento
de tempo
Gerenciar o tempo de forma produtiva é essencial para quem trabalha de casa, ainda mais se a sede da empresa fica em outro país e funciona em horários alternativos. Com plataformas como o Toggl, é possível medir, registrar e gerenciar as horas trabalhadas, identificando o tempo dedicado a cada tarefa e separando os projetos por clientes.
Outra ferramenta
útil para o gerenciamento do tempo produtivo é o aplicativo RescueTime.
Ele ajuda a entender o comportamento do usuário por meio de relatórios que
indicam quais sites estão prejudicando a produtividade e até quanto tempo o
usuário "desperdiça" nas redes sociais.
A executiva também
recomenda o Strict Workflow, uma extensão do
Google Chrome que permite selecionar sites específicos e bloqueá-los por um
período determinado, ideal para manter a concentração durante as tarefas.
Espaço
de trabalho compartilhado
O Confluence é uma ferramenta para organizar arquivos digitais, como documentos, projetos, anotações de reuniões e outros materiais essenciais. Ele também funciona como um espaço de trabalho flexível, permitindo compartilhar informações e atualizações com outros usuários.
Outra opção é
o FlowUp, que facilita a coordenação e o acompanhamento de
diversos projetos. Ele oferece recursos como controle de tempo gasto em cada
tarefa, geração de relatórios e até o compartilhamento de arquivos.
Mantenha
suas senhas protegidas
Para evitar a necessidade de memorizar várias senhas para acessar sites e plataformas online, utilize o LastPass, um dos melhores e mais seguros gerenciadores de senhas. A ferramenta ainda gera palavras-passe fortes automaticamente; a cada novo registro, basta adicionar o código criado ao seu “cofre”.
ERP
Embora o ERP seja
um sistema integrado de gestão empresarial, existem versões simplificadas que
auxiliam na organização pessoal de quem trabalha em home office. Por exemplo, o
profissional pode usar a função de planejamento de atividades para organizar
entregas e utilizar a função de gestão de tempo para monitorar as horas
dedicadas a cada tarefa e precificar seus serviços.
Também é possível
fazer a gestão de clientes (CRM) com registro detalhado de cada um deles,
projetos desenvolvidos, histórico de pagamentos e de troca de mensagens. Além
disso, muitos ERPs permitem a integração com outras ferramentas de ganho de
produtividade, como Google Calendar e Trello.
“Quem quer
trabalhar em home office precisa de disciplina para garantir a produtividade.
Uso e recomendo essas ferramentas para facilitar a rotina, evitar a perda de
deadlines e garantir a transparência com os colegas e clientes”, finaliza
Samyra.
Higlobe,
Inc
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