CX Trends 2025
aponta a transformação dos hábitos de consumo com a integração de tecnologia,
preferências híbridas e a importância do atendimento personalizado Divulgação
O comportamento do consumidor está em transformação
acelerada. Se antes frete grátis e bons preços eram os principais atrativos,
hoje, a hiperpersonalização e a inteligência artificial (IA) já influenciam 6 a
cada 10 decisões de compra de produtos ou serviços, segundo o CX Trends 2025,
conduzido pela Octadesk, plataforma de atendimento da LWSA, em parceria com o
Opinion Box.
A décima edição da pesquisa revela que, nos últimos
12 meses, 68% dos consumidores destacaram a personalização no atendimento como
fator de decisão, enquanto 50% apontaram que já tiveram experiência com
IA ao fazer compras – um crescimento de 8 pontos percentuais em relação a 2024.
Além disso, 35% dos entrevistados afirmaram ter vivenciado recomendações
personalizadas por meio de IA em suas compras de produtos ou contratação de
serviço.
A importância da
personalização e da IA no consumo
A hiperpersonalização ocorre quando as empresas
utilizam inteligência artificial de forma avançada para compreender
profundamente os clientes, analisando dados como histórico de compras e
comportamento em tempo real. No e-commerce, por exemplo, permite oferecer
recomendações precisas, antecipar necessidades e entregar suporte proativo,
criando experiências alinhadas às expectativas do cliente, fortalecendo sua
relação com a marca.
“Hoje o consumidor busca mais do que qualidade ou
eficiência, ele quer uma experiência que entenda e se conecte às suas
necessidades. A tecnologia deve ser usada como aliada para potencializar o
atendimento humano, e não substituí-lo. Essa combinação é o que cria uma
experiência que realmente faz a diferença para o cliente e, além disso, traz
uma oportunidade de aumento de receita para as empresas”, afirma Rodrigo Ricco,
Fundador e Diretor geral da Octadesk.
Consumidores híbridos e
critérios de decisão
O estudo confirma o comportamento híbrido do
consumidor brasileiro: 77% realizaram compras tanto online quanto em lojas
físicas nos últimos 12 meses. Entre os fatores que mais influenciam a escolha
de onde comprar estão frete grátis (62%), qualidade do produto ou serviço (56%)
e preço baixo (53%). Os principais canais de compra incluem lojas online (68%),
marketplaces (66%) e lojas físicas (64%). Plataformas como WhatsApp (30%) e
Instagram (28%) também aparecem, destacando a relevância crescente das redes
sociais no processo de decisão.
A tecnologia como aliada do
atendimento automatizado
Embora o uso de IA e chatbots esteja em expansão, o
estudo indica que os consumidores ainda preferem a interação humana. Entre os
que utilizaram chatbots, 36% classificaram a experiência como negativa, outros
36% como neutra, e apenas 20% como positiva. Para 54% dos consumidores, o
melhor atendimento automatizado é aquele que complementa o trabalho humano,
oferecendo um equilíbrio entre tecnologia e interação pessoal”, comenta Ricco.
Segundo os participantes, os serviços automatizados devem oferecer opções
compatíveis com o problema (43%), ser diretos (33%) e garantir agilidade (27%).
“Os dados destacam a necessidade de uma
implementação cuidadosa e personalizada dessas tecnologias para garantir uma
experiência satisfatória. Além disso, é essencial contar com uma equipe que
monitore constantemente o desempenho dos chatbots, fazendo as correções
necessárias para proporcionar uma melhor experiência ao usuário", afirma
Ricco.
Ponto de atenção e de
oportunidades para as marcas
O estudo revelou que experiências negativas estão
relacionadas a falhas no atendimento. Entre os problemas citados, estão os
produtos ou serviços com qualidade abaixo do esperado (26%), entregas atrasadas
(24%) ou não realizadas (21%), propaganda enganosa (24%), problemas no
atendimento (20%) e falta de retorno de reclamações e solicitações (18%).
Os consumidores esperam que as marcas tomem ações
claras para melhorar suas experiências, como resolver problemas rapidamente
(37%), ampliar as opções de frete (37%), oferecer descontos em compras futuras
(33%) e reduzir o tempo de entrega (32%). “O consumidor brasileiro está nos
contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar,
não apenas no que você vende, mas também em como você vende e atende. O
consumidor espera respostas rápidas, soluções práticas e um atendimento que
entenda suas necessidades”, conclui Ricco.
O CX Trends 2025 foi realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiado pela Vindi, Locaweb, Moskit, Bling e KingHost, e ouviu mais de 2 mil consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Para acessar o relatório completo, clique aqui.
CX Trends - pesquisa e anuário mais antigo e 100% brasileiro sobre as tendências de experiência do cliente. Elaborado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, o CX Trends chega à sua 10ª edição em 2025 com a missão de ser uma fonte essencial de insights para empresas que buscam entender as mudanças no comportamento dos consumidores e se destacar no mercado.
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