Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Um guia de atrações: O que fazer no aniversário de São Paulo?

 IStock

Capital paulista oferece programas para todos os gostos para comemorar os 471ºanos da cidade

 

Completando 471 anos no dia 25 de janeiro, São Paulo celebra sua rica história e diversidade cultural. Com cerca de 12 milhões de habitantes, a metrópole é a maior da América Latina e oferece uma infinidade de opções para todos os gostos e estilos no feriado. Entre elas, o Centro da cidade, que é um verdadeiro coração pulsante da história paulistana; guarda marcos históricos e culturais essenciais para entender a evolução da cidade. Para ajudá-lo a explorar o melhor da capital, preparamos um guia com os principais pontos turísticos no centro e arredores. Escolha o que mais combina com você e aproveite tudo o que essa cidade vibrante tem a oferecer para a data:


  1. Mercado Municipal

Visita obrigatória para turistas do Brasil e do mundo, o Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como “Cantareira” ou “Mercadão”, é um dos maiores ícones de São Paulo. Sua imponente arquitetura, que mistura o estilo neoclássico com toques góticos, foi inspirada na construção do mercado de Berlim e chama a atenção de todos que por ali passam. Além de sua beleza arquitetônica, o Mercadão é um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia. No local, é possível encontrar uma vasta seleção de verduras, legumes, frutas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, tudo de altíssima qualidade. Para os que desejam uma experiência gastronômica única, o mercado também oferece um centro culinário incrível, com opções que vão desde a degustação de lagostas e sorvetes artesanais até o mundialmente famoso lanche de mortadela, uma verdadeira especialidade da casa. Seja para explorar novos sabores ou para vivenciar um pedacinho da cultura local, o Mercadão é o destino perfeito para se deliciar e se surpreender.

 

Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo.

Horário: Segunda à sábado, das 6h às 18h, e Domingo, das 6h às 16h.
 


  1. Rua 25 de março

Recebendo cerca de 500 mil pessoas por dia e mais de 1 milhão durante as festividades, a Rua 25 de Março é um dos maiores centros comerciais de São Paulo e uma atração turística imperdível. Famosa em todo o país, a rua é conhecida pela diversidade de produtos, com destaque para artigos de decoração, festas e bijuterias. A agitação constante do local atrai turistas em busca de uma experiência vibrante. Se você gosta de ir às compras, prepare-se para explorar cada esquina com muito estilo e variedade!

 

Endereço: Rua 25 de Março, próximo às estações de metrô São Bento e Sé.

Horário: Segunda à sexta-feira, das 8 às 18h e, aos sábados, das 8 às 13h30.
 


  1. Shopping Circuito de Compras - Feira da Madrugada

Ainda no universo das compras, a Feira da Madrugada, que nasceu na 25 de Março e se transferiu para a região do Brás, é o destino ideal para quem busca artigos de moda a preços acessíveis. Originalmente uma feira de rua que começava antes do horário comercial, hoje ela ocupa um moderno empreendimento público-privado, com 5.400 lojas e boxes, atraindo cerca de 16 mil pessoas por dia. Embora seja frequentada por comerciantes em busca de itens para revenda, a feira também oferece uma grande variedade de produtos para o público geral. O local ainda conta com uma praça de alimentação completa, ar condicionado e estacionamentos. Se você busca praticidade, diversidade e conforto para um dia de compras, a Feira da Madrugada é parada obrigatória.

 

Endereço: Rua Monsenhor de Andrade, 987 / Av. do Estado, 2455 /Rua São Caetano, 812 (Onibus/Vans), Rua São Caetano, 812ª (Carros/Motos).

Horário: Segunda à Sábado, das 00h às 16h.
 


  1. Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus de arte mais importantes do Brasil, ocupa um edifício histórico construído em 1900 e é um ícone cultural da cidade. Com uma programação rica, o museu oferece exposições renomadas e atividades culturais que encantam públicos de todas as idades. Entre as atrações, os mestres violeiros João Arruda e Levi Ramiro proporcionam uma imersão nas raízes da música brasileira, com foco na cosmologia caipira. No dia 25 de janeiro, a apresentação inicia às 15h e tem ingressos gratuitos, prometendo uma experiência sonora única. Além da performance, o local é o espaço ideal para quem deseja explorar a arte e a história do Brasil, tornando a visita uma oportunidade imperdível para vivenciar a cultura de forma autêntica.

 

Endereço: Edifício Pina Luz - Praça da Luz, 2.

Horário: De quarta a segunda, das 10h às 18h.
 


  1. Centro Cultural de São Paulo

Para quem busca cultura e cinema, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) oferece uma sessão gratuita e ao ar livre do filme Ainda Estou Aqui, ganhador do prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs. A exibição acontecerá às 19h30 deste sábado (25), no jardim suspenso. O filme, baseado em fatos reais, conta a história da família Paiva, e destaca a crescente força do cinema brasileiro. O CCSP é um dos principais centros culturais da cidade, oferecendo uma programação diversificada que inclui exposições, shows e peças de teatro. Situado no coração da cidade, o espaço é um ponto de encontro para aqueles que desejam vivenciar e celebrar a arte e a cultura paulistana.

 

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo.

Horário: De terça à domingo, das 10h às 22h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados