Lideranças que reconhecem nos times internos a mesma importância do cliente final chegam a melhores resultados
Cada vez mais, as lideranças precisam ter em seu
radar que as pessoas são o centro de qualquer estratégia. Apesar de não ser
mais uma novidade, esse elemento segue sendo uma tendência a cada ano. Além do
foco no cliente externo, as equipes internas precisam ser observadas com o
mesmo cuidado do consumidor final. Por isso, o propósito é um pilar fundamental
para organizações que buscam ir além do sucesso financeiro e deixar um impacto
positivo e duradouro na sociedade.
Mais do que metas comerciais, um propósito bem
definido alinha empresas a valores universais, inspirando equipes, engajando
clientes e garantindo longevidade no mercado. Além disso, ele ajuda na retenção
de talentos e traz resultados positivos para todos os envolvidos.
Alexandre
Slivnik, especialista em excelência de serviços, palestrante com mais de 20
anos de experiência e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD), empresas que investem na descoberta e implementação de
um propósito genuíno conseguem se diferenciar e prosperar mesmo em mercados
competitivos. “O propósito é o motor da motivação humana. As pessoas que
trabalham por propósito normalmente são pessoas mais felizes, que têm mais
qualidade de vida e conseguem impactar positivamente a vida de outras pessoas”,
afirma.
Um exemplo recente é destacado no estudo "The
Top 20 Business Transformations of the Last Decade", publicado pela
Harvard Business Review, que analisou os fatores determinantes para o sucesso
das organizações mais transformadoras do mundo. Os autores Scott D. Anthony,
Alasdair Trotter e Evan I. Schwartz destacaram que “é a decisão de infundir um
propósito maior na cultura, que oriente as decisões estratégicas e dê clareza
às tarefas do dia a dia, que tem impulsionado essas empresas ao sucesso”.
Propósito em prol do
crescimento organizacional
Entender como um propósito bem definido transforma
os resultados financeiros é importante, mas Alexandre destaca que ele atua
principalmente na relação das empresas com seus colaboradores e clientes, o que
se torna essencial para construir um verdadeiro legado. “Como já dizia
Aristóteles, propósito é quando os talentos se encontram com as necessidades do
mundo. E todo o trabalho precisa ter propósito. Caso contrário será
simplesmente um trabalho para ganhar dinheiro”, pontua.
O propósito, quando integrado à cultura
organizacional, atua como uma "Estrela do Norte", guiando decisões
estratégicas e fomentando um senso compartilhado de significado. Empresas que
lideram com propósito, como a Microsoft sob a gestão de Satya Nadella, mostram
como essa questão pode transformar negócios e criar um impacto positivo global.
Nadella implementou uma "cultura de aprendizado" que levou à inovação
ao mesmo tempo que mantinha o compromisso de tornar a tecnologia acessível e
inclusiva, demonstrando o equilíbrio entre paixão, propósito e
responsabilidade.
“Além disso, o propósito impulsiona a inovação. Ao
explorar novos caminhos alinhados a valores maiores, líderes desbloqueiam
oportunidades inéditas de crescimento, mantendo suas empresas resilientes
frente às mudanças. No entanto, a liderança com propósito exige
responsabilidade”, acrescenta o especialista.
Segundo ele, criar um legado duradouro é essencial
para que empresas cultivem uma cultura organizacional enraizada em seu propósito
maior. “Infelizmente, mais da metade dos funcionários de uma empresa estão
desengajados porque não veem o propósito ou o impacto do seu trabalho na vida
das pessoas”, alerta.
Alexandre compartilha ainda uma história que
exemplifica a força do propósito em um trabalho aparentemente simples. Dona
Rose, funcionária da Disney por 55 anos, trabalhou recolhendo os ingressos dos
visitantes do parque. Questionada sobre como conseguia estar tão feliz após
tantos anos, respondeu: “meu trabalho aqui na Disney não é simplesmente
recolher os ingressos das pessoas que chegam ao parque. Meu trabalho aqui na
Disney é dar o primeiro sorriso”.
Segundo Alexandre, isso é propósito. “Ela descobriu que, mesmo em um trabalho simples, existia um impacto significativo que sua ação tinha na vida dos outros. E isso a fazia feliz”. Essa história reforça que não importa o cargo ou a função exercida: o que importa é o impacto positivo que cada indivíduo pode causar.
Alexandre Slivnik - único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
www.alexandreslivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário