Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

A força do propósito: como as empresas podem criar um legado duradouro

Lideranças que reconhecem nos times internos a mesma importância do cliente final chegam a melhores resultados

 

Cada vez mais, as lideranças precisam ter em seu radar que as pessoas são o centro de qualquer estratégia. Apesar de não ser mais uma novidade, esse elemento segue sendo uma tendência a cada ano. Além do foco no cliente externo, as equipes internas precisam ser observadas com o mesmo cuidado do consumidor final. Por isso, o propósito é um pilar fundamental para organizações que buscam ir além do sucesso financeiro e deixar um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Mais do que metas comerciais, um propósito bem definido alinha empresas a valores universais, inspirando equipes, engajando clientes e garantindo longevidade no mercado. Além disso, ele ajuda na retenção de talentos e traz resultados positivos para todos os envolvidos.

Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços, palestrante com mais de 20 anos de experiência e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), empresas que investem na descoberta e implementação de um propósito genuíno conseguem se diferenciar e prosperar mesmo em mercados competitivos. “O propósito é o motor da motivação humana. As pessoas que trabalham por propósito normalmente são pessoas mais felizes, que têm mais qualidade de vida e conseguem impactar positivamente a vida de outras pessoas”, afirma.

Um exemplo recente é destacado no estudo "The Top 20 Business Transformations of the Last Decade", publicado pela Harvard Business Review, que analisou os fatores determinantes para o sucesso das organizações mais transformadoras do mundo. Os autores Scott D. Anthony, Alasdair Trotter e Evan I. Schwartz destacaram que “é a decisão de infundir um propósito maior na cultura, que oriente as decisões estratégicas e dê clareza às tarefas do dia a dia, que tem impulsionado essas empresas ao sucesso”.

Propósito em prol do crescimento organizacional

Entender como um propósito bem definido transforma os resultados financeiros é importante, mas Alexandre destaca que ele atua principalmente na relação das empresas com seus colaboradores e clientes, o que se torna essencial para construir um verdadeiro legado. “Como já dizia Aristóteles, propósito é quando os talentos se encontram com as necessidades do mundo. E todo o trabalho precisa ter propósito. Caso contrário será simplesmente um trabalho para ganhar dinheiro”, pontua.

O propósito, quando integrado à cultura organizacional, atua como uma "Estrela do Norte", guiando decisões estratégicas e fomentando um senso compartilhado de significado. Empresas que lideram com propósito, como a Microsoft sob a gestão de Satya Nadella, mostram como essa questão pode transformar negócios e criar um impacto positivo global. Nadella implementou uma "cultura de aprendizado" que levou à inovação ao mesmo tempo que mantinha o compromisso de tornar a tecnologia acessível e inclusiva, demonstrando o equilíbrio entre paixão, propósito e responsabilidade.

“Além disso, o propósito impulsiona a inovação. Ao explorar novos caminhos alinhados a valores maiores, líderes desbloqueiam oportunidades inéditas de crescimento, mantendo suas empresas resilientes frente às mudanças. No entanto, a liderança com propósito exige responsabilidade”, acrescenta o especialista. 

Segundo ele, criar um legado duradouro é essencial para que empresas cultivem uma cultura organizacional enraizada em seu propósito maior. “Infelizmente, mais da metade dos funcionários de uma empresa estão desengajados porque não veem o propósito ou o impacto do seu trabalho na vida das pessoas”, alerta.

Alexandre compartilha ainda uma história que exemplifica a força do propósito em um trabalho aparentemente simples. Dona Rose, funcionária da Disney por 55 anos, trabalhou recolhendo os ingressos dos visitantes do parque. Questionada sobre como conseguia estar tão feliz após tantos anos, respondeu: “meu trabalho aqui na Disney não é simplesmente recolher os ingressos das pessoas que chegam ao parque. Meu trabalho aqui na Disney é dar o primeiro sorriso”.

Segundo Alexandre, isso é propósito. “Ela descobriu que, mesmo em um trabalho simples, existia um impacto significativo que sua ação tinha na vida dos outros. E isso a fazia feliz”. Essa história reforça que não importa o cargo ou a função exercida: o que importa é o impacto positivo que cada indivíduo pode causar.

  

Alexandre Slivnik - único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
www.alexandreslivnik.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados