Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

São Paulo 471 anos: pesquisa inédita revela a "cidade que nunca dorme" pelo olhar dos brasileiros


Do sanduíche de mortadela ao rap, a metrópole reflete a alma do Brasil em cada esquina

Brasileiros que trabalham em São Paulo aceitariam ganhar menos se pudessem trabalhar remotamente por causa do trânsito 

Mesmo com aluguel mais caro do Brasil, 43% optariam por morar na metrópole caso se mudassem


São Paulo, conhecida por sua grandiosidade e diversidade, segue como uma das cidades mais marcantes do Brasil. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pela Hibou, empresa especializada em monitoramento de mercado e comportamento do consumidor, feita com mais de 1200 brasileiros acima de 18 anos, 55% dos brasileiros dizem conhecer bem a capital paulista, seja por morarem, trabalharem ou terem vínculos diretos com a cidade. Outros 25% já visitaram a metrópole diversas vezes, enquanto 17% a conhecem apenas por meio da mídia.

São Paulo ainda é um destino de oportunidades. Para aqueles que consideram se mudar, 43% optariam por locais na região metropolitana, enquanto 33% prefeririam o interior do estado. Isso porque São Paulo é o aluguel mais caro do Brasil e 38% das pessoas sabem disso. 


Parques e esportes

Para moradores, o Parque do Ibirapuera lidera como o ponto turístico mais recomendado, com 30% das menções, seguido pela Avenida Paulista (18,8%) e pelo histórico Museu do Ipiranga (11,1%). 

Para todos os brasileiros, São Paulo também é a terra do futebol, 65% consideram o esporte o principal da cidade. 38% acreditam que a corrida de rua representa um esporte bem paulistano. Para quem vive e conhece bem a cidade, o ranking é bem parecido, 69% também considera o futebol como principal esporte e  44%, a corrida de rua. Berço de competições como a São Silvestre, é natural que haja essa forte conexão com a corrida.


Gastronomia e cultura como pilares paulistanos

A culinária paulistana é um dos elementos mais marcantes da cidade. O icônico sanduíche de mortadela do Mercado Municipal foi apontado por 49% dos brasileiros como o prato que melhor representa São Paulo, seguido pelo pastel (36%) e pela coxinha (17%).

Já entre os moradores ou conhecedores de São Paulo, há uma inversão. O pastel representa a capital para 48% enquanto o sanduíche de mortadela é o ícone da cidade para 47%.

Na música, São Paulo mantém sua essência cultural única. Entre os moradores e conhecedores da cidade, artistas como Adoniran Barbosa (7%) e os Demônios da Garoa (14,4%) são citados como os maiores representantes da alma de São Paulo. Ao mesmo tempo, vozes contemporâneas como Criolo, Emicida e Racionais MC's refletem a conexão da metrópole com o rap e a MPB, consolidando sua importância no cenário cultural nacional.

Ainda considerando quem conhece bem a cidade, 74% dos entrevistados acreditam que a gastronomia é a área que mais evoluiu nos últimos anos, seguida pelo entretenimento (53%) e pelo lazer em espaços públicos (34%), como parques e praças.

"A gastronomia e a cultura são elementos que conectam o passado e o presente de São Paulo. É uma cidade que oferece experiências únicas e celebra sua diversidade em cada esquina, refletindo a essência do Brasil em escala ampliada", analisa Lígia Mello, CSO da Hibou.


Inovação versus desafios urbanos

Reconhecida como o coração tecnológico do país, São Paulo é vista como a cidade com a maior infraestrutura tecnológica por 33% dos brasileiros. 26% consideram São Paulo o lar das melhores ideias e inovações do Brasil, evidenciando sua capacidade de se reinventar mesmo diante de adversidades, como desafios cotidianos que afetam sua reputação. 60% acreditam que São Paulo está entre as cinco cidades com o pior trânsito do planeta - mesmo isso não sendo na realidade. 48% destacam o alto índice de roubo de celulares, mas também não é uma realidade, o que mostra o problema reputacional da cidade.

Quando questionados sobre os recentes períodos de chuvas intensas, 62% atribuíram o fenômeno às mudanças climáticas globais, mas outros apontaram causas locais, como poluição e falta de áreas verdes.


Trânsito

Dos 55% dos entrevistados que moram, trabalham e conhecem bem a cidade, 28% passam de 1h a 2h no trânsito. Já 22% de 30 minutos a uma hora. Apenas 16% relataram tempo de trânsito menor que 30 minutos. Sabemos que a maior parte da locomoção é para trabalhar, e 30% afirmaram que aceitariam uma remuneração menor para trabalhar remotamente.

"São Paulo é a tradução perfeita de uma cidade que nunca para. Entre desafios e avanços, ela se mantém como um ponto de convergência para inovação, cultura e diversidade. É uma metrópole que abraça suas contradições e cresce com elas", conclui Lígia Mello.


Hibou


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados