Levantamento
mostra ainda que 53% das empresas entrevistadas utilizaram alguma modalidade
nos últimos 24 meses
Empréstimo
e antecipação de recebíveis do cartão de crédito são as mais populares, com 24%
e 23%, respectivamente
A Serasa Experian realizou uma
pesquisa inédita para entender a relação das PMEs com o crédito, incluindo
quais modalidades esse público prefere e a frequência de cada opção, por
exemplo. No levantamento, é perceptível que ainda há espaço para ampliação do
acesso e domínio sobre o tema.
De acordo com os dados, 89% das PMEs
tem a percepção que, caso venham a solicitar crédito, teriam o pedido aprovado.
O percentual salta para 95% entre empresas que já utilizam o cartão de crédito
corporativo.
“O crédito é combustível para os
negócios e nas pequenas e médias empresas seu valor pode ser potencializado,
levando esses empreendedores ao sucesso. Entender a relação desse público com
cada modalidade é fundamental para termos soluções voltadas a facilitar e
apoiar toda a sua jornada.”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa
Experian, Cleber Genero.
Modalidades e frequência
Olhando para os últimos 24 meses, 53% das PMEs utilizaram alguma forma de crédito, sendo as opções mais populares o empréstimo e a antecipação de recebíveis do cartão de crédito. 24% afirmam que o empréstimo foi a modalidade escolhida e esse número salta para 29% quando são companhias do setor da indústria. A antecipação de recebíveis é a preferência de 23%. Já na quebra por segmento, é a alternativa de 37% das PMEs do comércio.
Ainda no tema, os respondentes
afirmam que, nos últimos dozes meses, recorreram ao empréstimo uma vez ao ano
(35%). Já a antecipação de recebíveis do cartão de crédito apresenta, em geral,
uma recorrência mensal (58%). Nos demais tipos de antecipação, a recorrência
mensal ainda prevalece, com 46%, no entanto, a frequência trimestral e
semestral apresentam maior recorrência, 22% e 15%, respectivamente.
Na outra ponta, 47% das PMEs não
utilizaram nenhuma modalidade de crédito disponível no mercado. Esse número
chega a ser 55% nas empresas do segmento de serviços e 51% olhando para
negócios de porte individual ou micro. No entanto, dessas 47%, quase metade
delas — 21% — tem a intenção de solicitar.
“Com a pesquisa, além de entendermos
o apetite e maturidade das PMES sobre o tema, vimos também os desafios. Por
exemplo, quando olhamos para empréstimos, além da taxa de juros ser uma
constante, com 51% mencionando-a, a exigência de garantias é uma questão para
26% das pequenas e médias empresas respondentes. Para quem já solicitou um
empréstimo, o número chega a ser 28%. É importante que esse público tenha um
acesso fácil e o mais desburocratizado possível com taxas atraentes”, conclui
Cleber Genero.
Metodologia e amostra
A pesquisa
envolveu uma amostra representativa de 522 PMEs, considerando a classificação
estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores,
incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no
mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes,
diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A
coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 4% com
um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações,
federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
Experian
www.experianplc.com
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