Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos
Dados do estudo
“Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia de
Covid-19” apontam que durante a pandemia, crianças que frequentaram o segundo
ano da pré-escola em 2020 de maneira remota tiveram perda de seis a sete meses
de aprendizagem em Linguagem e Matemática, em um comparativo com as que
vivenciaram o mesmo período da pré-escola em 2019, com ensino presencial.
Os números, apurados pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), demonstram que houve grande defasagem de aprendizagem durante o período pandêmico no Brasil, o que pode causar reflexos a longo prazo. “Para minimizar os impactos desse déficit na aprendizagem, é necessário que as instituições de ensino saibam diagnosticar esse problema de maneira rápida para que ele possa ser trabalhado”, comenta Mayana Teixeira, assessora pedagógica da plataforma Amplia, sistema de ensino que oferece suporte para as escolas elevarem a aprendizagem dos alunos.
Em vista deste cenário, a especialista traz algumas dicas de iniciativas que podem auxiliar escolas e docentes a promoverem uma melhoria no nível de aprendizagem dos estudantes:
1 - Avaliações Diagnósticas
Implementar avaliações
diagnósticas regulares para avaliar o progresso acadêmico dos alunos em
áreas-chave, como Língua Portuguesa e Matemática, e outras disciplinas que
podem ajudar a identificar em quais áreas os alunos estão enfrentando
dificuldades.
2- Monitoramento em sala de
aula
Durante a aula, os
professores podem monitorar o desempenho dos alunos e identificar sinais de
dificuldade de aprendizagem. Esses sinais podem se manifestar por meio da falta
de participação nas atividades, dificuldades na compreensão dos materiais e de
acompanhar o ritmo da sala.
3 - Acompanhamento do
progresso ao longo do tempo
Acompanhar o desempenho dos
alunos ao longo do tempo é essencial, pois permite a identificação de
tendências e padrões que indicam possíveis dificuldades na aprendizagem do
aluno.
4 - Feedback dos pais e
responsáveis
Essa interação pode fornecer
informações importantes sobre o desempenho dos alunos em casa e seu
envolvimento na escola. Conversar com os pais e responsáveis sobre as
preocupações com desempenho acadêmico de um aluno pode ajudar a identificar
defasagens na aprendizagem e colaborar na busca por soluções.
De acordo com Mayana, essa
identificação requer uma abordagem multifacetada que combine diferentes métodos
de avaliação e monitoramento. Ao empregar uma variedade de estratégias, as
escolas podem identificar de forma eficaz as defasagens e oferecer o suporte
necessário para garantir o sucesso acadêmico de todos os alunos.
Segundo ela, devido a esse
contexto, desde 2021, o material da plataforma Amplia, que antes apresentava
uma quantidade considerável de exercícios discursivos, passou por uma grande
revisão, incorporando uma variedade de exercícios com opções objetivas, de
múltipla escolha. Essa mudança busca proporcionar às crianças uma compreensão
mais sólida dos temas abordados, ao mesmo tempo em que resgata conceitos
importantes”, comenta a assessora pedagógica.
5 - Mapas de Foco
Os Mapas de Foco,
desenvolvidos em parceria com o Itaú Social Instituto Reúna, se destacam como
uma ferramenta valiosa para enfrentar o a defasagem escolar. São um material
constituído especificamente para auxiliar gestores e educadores nas redes
públicas a minimizar os impactos das escolas e do ensino à distância. Fornecem
orientações claras e práticas, ajudando a direcionar os esforços no sentido de
identificar e abordar as lacunas de aprendizagem dos alunos. Auxiliam também na
elaboração de estratégias para a flexibilização curricular e para o
acompanhamento eficaz da progressão educacional dos estudantes.
Esses estudos feitos sobre defasagem escolar no período
pós-pandemia destacam não apenas os desafios enfrentados, mas também as
soluções e recursos disponíveis para diminuir esses impactos. “Os Mapas de
Foco, em particular, representam uma iniciativa positiva que contribui para o
fortalecimento do sistema educacional e para o apoio aos alunos durante esse
período desafiador.”, diz Mayana.
Plataforma Amplia
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