Compreensão e
interpretação de texto são habilidades que precisam ser ensinadas e treinadas
ainda no Ensino BásicoFreepik
“Falta amor no mundo, mas falta também
interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo
Sakamoto que vive aparecendo por aí, nas redes sociais, seja qual for o assunto
em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia,
aparentemente as pessoas têm muita dificuldade para interpretar e compreender o
que as outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a
solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no Ensino
Básico.
Letrado em Língua Portuguesa e também na linguagem
única que se fala na internet, o professor Noslem Borges produz aulas em vídeo
para o YouTube, em um canal que já tem mais de quatro milhões de inscritos em
que ele fala principalmente dos desafios e curiosidades do idioma nacional.
“Compreender um texto é lê-lo e entender a mensagem. Diz respeito apenas ao que
está dentro do texto, não tem nada fora dele. Ou seja, ler um texto e
compreender o que ele está dizendo, qual é a ideia central e os principais
tópicos”, explica. Por outro lado, continua ele, interpretar um texto é quando,
a partir dele, o leitor pode chegar a outras referências, deduções ou
inferências. “Para compreender, você se prende ao texto e, para interpretar,
você precisa extrapolar o texto”, resume.
Todo esse processo, no entanto, que passa pela compreensão
e pela interpretação, começa muito antes, no saber ler o texto. E a origem da
capacidade de ler corretamente um texto reside no início da vida escolar, no
processo de alfabetização. O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas
dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são
muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da capacidade
de interpretar textos poderia ser corrigido. Para a coordenadora pedagógica da
Aprende Brasil Educação, Angela Biscouto, “interpretação de texto se aprende no
Ensino Básico. É nessa fase que temos de ensinar as crianças a ler com um olhar
crítico sobre os conteúdos que são apresentados a elas”, afirma. As muitas
intercorrências de comunicação enfrentadas pelos adultos são, então, uma falha
que poderia ser evitada se houvesse um foco cuidadoso ao ensinar leitura,
compreensão e interpretação de texto junto às crianças.
Interpretação também passa
pelo encantamento
Aprender a interpretar textos, no entanto, não é
uma questão puramente técnica. Lê e interpreta bem qualquer pessoa que se
interessa pelo que está lendo, lembra Borges. Esse processo, então, passa
também por encantar-se pela leitura. “Precisamos trazer para as crianças coisas
que sejam do mundo delas. Textos com temáticas voltadas para a idade de cada
uma, o texto de um desenho, um filme, uma série que seja do interesse delas.
Assim, elas nem percebem que estão trabalhando o olhar crítico a partir desses
elementos”, detalha. Assim, pouco a pouco, os pequenos vão ampliando a própria
capacidade de ler e interpretar os conteúdos.
Angela lembra, ainda, que, quanto mais uma pessoa
faz leituras com sentido e significado, maior será a habilidade que ela tem
para interpretar o que está lendo. “Se apropriar da leitura com sentido é
importante porque é ela que vai levar o estudante a buscar por outras leituras.
E, quanto mais ele lê, mais repertório terá para estabelecer relações, ampliar
e transbordar sobre os textos que lê. Isso não diz respeito apenas ao texto
escrito, mas a gráficos, tabelas, infográficos, obras de arte, enfim, toda a
variedade de gêneros presentes em nosso cotidiano”, destaca. Essa habilidade
também é fundamental para que, no futuro, as crianças de hoje possam ter bons
resultados em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os
vestibulares, provas tradicionalmente cheias de questões interpretativas.
O que oferecer para iniciar as
crianças no mundo da interpretação de texto?
De acordo com o professor e youtuber
Noslem Borges, saber escolher os textos para oferecer às crianças é um bom
começo para quem quer contribuir com o processo de ensinar a gostar de ler e,
ao mesmo tempo, estimular a interpretação de texto. “Trazer Machado de Assis
para uma criança de 11 anos é complicado, mas posso pegar um texto que tenha
temáticas parecidas às do Machado para que, lá na frente, ela possa gostar do
Machado”, pontua. O mesmo se aplica para outros autores clássicos, como
Shakespeare. Uma das obras que ele indica é “A Culpa das Estrelas”, de John
Green. O professor aconselha a ler o livro, depois ver o filme e chamar
discussões sobre as duas obras, descobrir as diferenças entre o livro e o
filme, enfim, falar sobre o que está contido em ambas.
Depois, pode-se trabalhar “Romeu e Julieta”, de
Shakespeare, “porque, no fim das contas, A Culpa das Estrelas é uma releitura
de Romeu e Julieta, só que nos tempos modernos. Costumo escolher materiais que
sejam assim, livros atuais e clássicos, para as pessoas poderem fazer esse
paralelo com o outro e ver que a temática, no fim das contas, é a mesma. Muda a
linguagem? Muda. Mas você tem o mesmo tema e a mesma discussão ali”,
complementa. Assim, mergulhando de verdade em cada obra, a criança vai
construindo seu gosto pela leitura e sua capacidade interpretativa. “Somos permeados
de texto o tempo todo. Se não soubermos ler e compreender os textos à nossa
volta, teremos uma compreensão menor do mundo que vivemos. Quanto mais eu
compreendo os textos, mais eu compreendo o mundo que eu vivo”, finaliza o
especialista.
Noslem Borges é o convidado do episódio 59 do
podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Como
ensinar interpretação e compreensão de texto?”. Todos os episódios do
PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino
Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br),
nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos
principais agregadores de podcasts do Brasil.
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