Com uma dieta saudável e equilibrada, é possível ter uma melhor qualidade de vida
Com a chegada da melhor idade, os cuidados em relação à saúde devem ser reforçados, principalmente no que diz respeito à alimentação. O corpo da pessoa passa por algumas mudanças, incluindo o desaceleramento do metabolismo. Por isso, a importância de uma dieta equilibrada e nutritiva.
“O ideal é que essas pessoas tenham uma alimentação variada e rica em vitaminas, minerais e fibras. Frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras e fontes de cálcio são exemplos do que deve estar presente na dieta diária. A hidratação também é um fator que deve ser levado em consideração. Água, sucos naturais e chás garantem o bom funcionamento do organismo”, explica Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.
Também precisam estar atentos ao controle do peso corporal para evitar possíveis problemas de saúde, tendo consciência de que uma alimentação saudável é capaz de evitar o surgimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e osteoporose.
“No caso de deficiências específicas na dieta, é indicado a avaliação do uso de suplementos nutricionais. Isso deve ser feito sob a orientação de um profissional de nutrição, entendendo que cada indivíduo possui necessidades específicas”, comenta.
De acordo com Meydson, a nutrição desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar na melhor idade. “Com hábitos alimentares adequados e uma dieta balanceada, é possível desfrutar de uma vida saudável, ativa e com qualidade. As dicas nutricionais são valiosas para orientar esse público a fazer escolhas conscientes, valorizando nutrientes importantes e prevenindo doenças”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário