Dicas para que
professores e educadores promovam atividades que estimulem a interação entre
todos os estudantes e o acolhimento em sala de aulaUnsplash
A volta às aulas pode ser muito legal e divertida
para algumas crianças por ser uma oportunidade de reencontrar os amigos, saber
das novidades, conhecer os alunos novos e curtir brincadeiras. Porém, essa
talvez não seja a realidade de todos os estudantes. Pode acontecer que alguns
deles, em especial os novatos, não se sintam enturmados e acolhidos, situação
que requer uma atenção especial de pais, responsáveis, professores, educadores
e equipe escolar.
Um dos maiores desafios dos professores e
educadores dentro da sala de aula é fazer com que todos os participantes da
turma interajam e se conectem durante as atividades. Para criar um ambiente
saudável e promover a integração da turma, principalmente dos alunos novos que
podem por ventura se sentir deslocados e tímidos, é importante estimular o
convívio e acolher a diversidade.
Para isso, cabe aos responsáveis pelo ensino
escolar pensar em alternativas como incentivar e propor atividades lúdicas de
desenvolvimento e envolvimento entre ambas as partes. Além de lecionar de um
jeito que deixe os estudantes mais à vontade para participar, é essencial
incentivar brincadeiras e jogos que estimulem uma interação agradável e
espontânea entre alunos, professores e auxiliares de sala.
Outro ponto de atenção é a formação das
“panelinhas” e “grupinhos” em sala, o que pode causar inimizades ou fazer com
que alguns estudantes possam se sentir rejeitados e até vivenciem alguma forma
de bullying. Quando isso acontece, as crianças que ficaram de fora podem perder
o interesse pelos estudos, chorar quando os pais os levam para escola e até
apresentar queda no rendimento escolar. Então, é essencial que a equipe
pedagógica crie atividades que reduzam o impacto negativo das panelinhas bem
como orientem os familiares a estarem atentos a eventuais mudanças das
crianças.
Uma forma de evitar que isso aconteça é estimular a
amizade nos intervalos, recreios, tempos livres e até fora do período escolar.
Os professores podem, por exemplo, pedir atividades extracurriculares em grupo
que devem ser cumpridas e realizadas em conjunto. Para melhorar a adaptação dos
estudantes, também pode ser uma boa ideia realizar rodas de conversa,
atividades ou apresentações que incluam a participação ou a presença dos
pais.
Todas essas alternativas trazem a leveza e a
harmonia para a sala de aula, facilitam que a interação ocorra de um jeito mais
descontraído e geram acolhimento para as crianças. Vale lembrar que as crianças
passam muito tempo na escola e ainda estão em fase de desenvolvimento, então,
todo esforço é válido para garantir que vivenciem boas experiências e cresçam
com memórias de uma infância acolhedora.
Helen Mavichian -
psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios
do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em
Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório
de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e
avaliação de leitura e escrita. https://helenpsicologa.com.br/
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