Pesquisar no Blog

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Podemos usar os dados de ritmo cardíaco dos Smartwatches para salvar vidas?


Além de acompanhar as nossas chamadas, horários, lembretes, atividades e muito mais, os Smartwatches também podem acompanhar a nossa saúde através do nosso ritmo cardíaco e movimento. A maioria dos relógios inteligentes mais modernos, aliás, pode acompanhar, além do ritmo cardíaco, a pressão sanguínea. Esses modelos mais recentes vêm também com monitorização de ECG (Eletrocardiograma).  

Os dados obtidos, quando avaliados através de algoritmos de aprendizagem de máquinas para racionalizar certos fluxos de trabalho, podem ter amplos benefícios clínicos, como a avaliação instantânea da saúde, a notificação de serviços de emergência e até mesmo o controle de outros dispositivos ou máquinas através de IoT (Internet das Coisas). Também podem diagnosticar problemas cardíacos graves, como um ataque cardíaco, AVC, ou insuficiência cardíaca. 

Devido a um estilo de vida sedentário, a doença cardíaca tornou-se uma das principais doenças dos dias atuais, mas ela pode ser controlada eficazmente se for alertada no tempo certo e diagnosticada numa fase precoce. 

Padrões de frequência cardíaca, portanto, podem fornecer informações comportamentais vitais, como padrão de trabalho, estresse mental, frequência cardíaca máxima e frequência cardíaca em repouso, que podem determinar a saúde geral de uma pessoa com ênfase na aptidão cardiovascular. Os dados captados pelos relógios inteligentes podem ser utilizados na prospecção de informações a partir da enorme quantidade de dados captados.  

Existem várias técnicas - como regressão, previsão, classificação, agrupamento etc. - na mineração de dados. Entre elas, a classificação é descrita como o processo de identificação de uma coleção de modelos que identifica padrões de dados de um grupo de acordo com as suas características e define quais padrões são de que classe. Isto pode ser feito utilizando vários algoritmos de classificação, como Rede Neural Artificial (ANN), k-Nearest Neighbor (k-NN), Support Vector Machine (SVM), etc. 

Tradicionalmente, o ECG tem sido a técnica de monitorização cardíaca mais comum e dominante para identificar anomalias cardiovasculares e detectar irregularidades nos ritmos cardíacos. No entanto, devido à limitação da portabilidade do ECG, uma tecnologia mais recente chamada PPG (Fotopletismografia) demonstrou ser uma alternativa à monitorização da banda cardíaca (FC).  

Num estudo conduzido por Bolaños et al., conseguiram demonstrar que os sinais de variabilidade da frequência cardíaca (HRV) extraídos pelo PPG eram comparáveis aos registados através do ECG. Isto indica que a tecnologia PPG tem um potencial para substituir o ECG para a extração de HRV. 

Com o surgimento da tecnologia que poderia realizar muitos controles relacionados à saúde, o PPG tornou-se facilmente uma parte dos dispositivos utilizáveis. Entre todos, os relógios inteligentes tornaram-se um terreno para ter características de monitorização da saúde juntamente com outras utilidades da vida diária. 

Para se ter ideia, em 2020, o mercado global de smartwatch foi avaliado em 68,59 milhões de unidades. Em 2026, espera-se que este valor atinja 230,30 milhões de unidades. Este rápido crescimento da procura no mercado da tecnologia wearable não se deve apenas à monitorização omnipresente, contínua e generalizada de sinais vitais, mas também aos desenvolvimentos tecnológicos de ponta em tecnologia de sensores e comunicações sem fios. 

Um relógio inteligente pode salvar uma vida? Além do que já tratamos nesse artigo, é importante mencionar que as características e a conectividade do Smartwatch ao mundo da Internet podem ser aproveitadas para enviar alertas de emergência a membros da família ou provedores de cuidados de saúde em caso de situações de emergência. Há, inclusive, vários casos documentados de smartwatches que salvaram vidas, especialmente devido à detecção de quedas e às funcionalidades de chamada SOS. 

Naturalmente existem algumas limitações. Os smartwatches podem ter sinais ruidosos, baixa precisão na detecção da frequência cardíaca em pessoas de pele mais escura, privacidade, e preocupações de segurança. Outro grande problema é determinar se os sinais acontecem durante a rotina diária, na prática de atividades físicas leves ou durante situações críticas. Isto se deve à suscetibilidade do PPG aos artefatos de movimento (MA) causados pelos movimentos das mãos ou ao ruído ambiental. A maioria dessas limitações pode, no entanto, ser superada. 



Utpal Barman


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados