Pesquisar no Blog

domingo, 1 de janeiro de 2023

Quer iniciar o ano com uma nova atividade física e não sabe como? Veja por onde começar

Especialista ressalta a importância da prática para o equilíbrio mental e corporal no ano que se inicia


Divulgação
Passada a euforia do Natal e do Réveillon, há sempre uma pendência a ser resolvida com o corpo. Para uns, esta “pendência” está relacionada aos quilinhos a mais na balança, enquanto, para outros, está atrelada à inércia durante o período.  

Em ambos os casos, é inegável que os exercícios possuem papel fundamental na vida do indivíduo. E, para aqueles que dedicaram o final do ano para passar um tempo descansando, com amigos e familiares, pensar em atividades físicas pode ser um extenuante.

A boa notícia é que o exercício físico reduz significativamente os crescentes resultados nos índices de sedentarismo e obesidade entre a população brasileira, uma vez que a quantidade de gordura no corpo diminui e a massa muscular aumenta. Dois fatores extremamente benéficos para impedir o desenvolvimento de doenças como câncer, hipertensão, osteoporose e diabetes. 

O instrutor e especialista Eduardo Borba, da Bodytech Brasília, relata que o primeiro passo ocorre com a procura pelo exercício ou pelo esporte que lhe proporcione mais prazer ao praticá-lo, já que este é um hábito em que a frequência é determinante para o alcance de bons resultados. “O primeiro cuidado é sempre buscar alguma atividade física que o indivíduo tenha mais afinidade ou tenha gosto pelo que vai fazer. Esta é a forma mais fácil de iniciá-la. Se não gostar de nenhuma, é fundamental colocar uma meta para escolher alguma e ter disciplina para mantê-la”, diz o profissional. 

Borba também pondera que, ao contrário do que muitos pensam, não existe nenhuma modalidade específica para se iniciar a prática dos exercícios, mas há algumas que proporcionam uma adaptação mais fácil e tranquila. “Há recomendações para musculação e/ou caminhada, claro, sempre na supervisão de um profissional de Educação Física.” destaca.

 

Metas factíveis

Um dos maiores problemas para quem está iniciando uma nova modalidade é a objeção por metas. Algumas delas, no entanto, fogem do padrão daquilo que os alunos se propõem a fazer, o que, na maioria das vezes, impede o alcance de resultados satisfatórios e desejados. 

Para esses casos, o profissional pondera que é preciso traçar estratégias de curto, médio e longo prazo, para que o aluno se veja conquistando os objetivos planejados gradualmente. “Assim que vai conquistando as metas, dá uma energia a mais para se manter no foco”, acrescenta Eduardo.

Já daqueles que utilizam a desculpa de que não têm tempo para se exercitar, Borba chama a atenção para a reserva e o remanejamento de momentos disponíveis. Outro ponto relevante na busca por uma saúde de qualidade. “É muito importante separar um momento do dia para a prática da atividade física e colocar aquele tempo como prioridade para ela. Muitas pessoas não têm esse tempo organizado e nem definido, então sempre arrumam alguma desculpa para não realizarem sua atividade. Não tem o momento certo. Isso vai da disponibilidade de cada um. Entre quarenta minutos e uma hora, alinhando musculação e aeróbicos, é o ideal”, destaca. 

Por fim, um bom programa de treinos também ajuda na conquista de resultados de uma maneira mais prática e eficiente. “Do contrário, o aluno corre o risco de se perder durante o planejamento e passar o ano procrastinando, entre idas e vindas, não cumprindo o que se comprometeu”, pontua o profissional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados