Grande parte do
custo dos serviços prestados está atrelado aos materiais utilizados no
atendimento
O desperdício de produtos e instrumentos em
clínicas de saúde deve ser observado como um ponto de atenção para que não
acarrete prejuízos. Nesse caso, cabe ao gestor identificar e criar mecanismos
para reduzir ou até eliminar os excessos, adotando um olhar criterioso sobre os
materiais utilizados.
De acordo com Éber
Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o ideal é que seja
estabelecido uma padronização nos atendimentos e produtos para que haja mais
eficiência, evitando desperdícios e minimizando a perda de recursos de forma
indevida. “Grande parte do custo dos serviços prestados está atrelado aos
materiais utilizados no atendimento e se implementarmos um protocolo para
evitar o desperdício é possível ampliar a margem de lucro do negócio”, destaca.
Para Feltrim, é importante que todos os envolvidos
nos atendimentos entendam a importância de evitar o desperdício e o impacto que
causa. “Realizar os atendimentos de forma otimizada, evitando solicitar
materiais que não utilizará ou em quantidades desnecessárias é muito
importante, assim como ter um olhar para o controle e direcionamento adequado
dos recursos financeiros”, avalia.
Além disso, de acordo com o especialista, o
colaborador responsável pelo controle de estoque deve ter conhecimento do
material adquirido para que possa auxiliar em relação à quantidade média a ser
utilizada, facilitando a gestão de compra.
Em alguns casos, inclusive, é possível comprar e
estocar produtos sem perder a qualidade ou deixar de aproveitar promoções e
oportunidades. “Normalmente, indica-se a aquisição de produtos de grande
utilização na clínica ou consultório e que não possuam prazo de validade
reduzido, porque podem permanecer estocados por um período maior sem o risco de
desperdício”, aponta Feltrim.
O fundador da SIS também reforça que, mesmo com
promoções e oportunidades vantajosas para a compra, deve-se analisar o fluxo de
caixa para não comprometer a saúde financeira da empresa posteriormente.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria pertence
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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