Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Rinopatia diabética pode levar à cegueira

A retina é a área dos olhos onde se formam as imagens antes de serem enviadas ao cérebro e pode ser acometida pela retinopatia diabética, uma doença relacionada ao descontrole do diabetes. Por isso, o oftalmologista Fernando Naves, do Hospital Santa Casa de Mauá, alerta que os olhos também são órgãos comprometidos pela doença, podendo levar à cegueira irreversível, inclusive de ambos os olhos. 

De acordo com uma pesquisa publicada pela BMC Public Health, em janeiro deste ano, 20,2% das pessoas com diabetes tipo 2 possuem retinopatia diabética. O estudo envolveu 912 brasileiros. “Os diabéticos precisam cumprir o tratamento à risca, pois a possibilidade de perder a visão é muito maior do que as pessoas que não possuem a doença”, orienta o oftalmologista.  

Existem duas formas da doença e uma delas é a retinopatia diabética não proliferativa, primeiro nível da doença, a qual causa hemorragia e vazamento de líquido na retina. O outro tipo é a retinopatia diabética proliferativa, quando as chances da perda de visão são grandes e provoca a formação de vasos anormais com sangramento e o descolamento da retina. 

A doença pode ser prevenida a partir do controle da glicose no sangue e das visitas periódicas ao oftalmologista. 

No estágio inicial, a retinopatia diabética não apresenta sintomas e, por essa razão, as visitas ao especialista são extremamente importantes. Com o tempo, o paciente passa a ter visão borrada, fotofobia, distorção das imagens, manchas ou pontos na visão, dificuldade na visão noturna e perda progressiva da visão. O diagnóstico é comprovado por meio de exame clínico, da angiografia por fluoresceína, por tomografia de coerência óptica e por exame de fundo de olho. 

Os cuidados com o diabetes são primordiais para o sucesso do tratamento, o qual tem a finalidade de retardar sua evolução e dependerá do estágio da doença. O especialista poderá recomendar medicação anti-inflamatória, fotocoagulação - aplicação de laser, injeções intra-vítreas, terapia anti-VEGF ou as cirurgias de vitrectomia. 

“Assim como em todo controle e prevenção de doenças, na retinopatia diabética é importante ter hábitos saudáveis, praticar exercícios, ter boa alimentação e melhorar os níveis glicêmicos”, orienta o oftalmologista Fernando Naves.

 

Hospital Santa Casa de Mauá

Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. 

 https://santacasamaua.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados