Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Dia Mundial do Doador de Sangue: pacientes tratados com cannabis medicinal também podem doar

Celebrado em 25 de novembro, o Dia Mundial do Doador de Sangue existe para alertar sobre a importância desse generoso gesto humanitário, em que doadores voluntários têm seu sangue coletado e armazenado. Mas o que poucos sabem é que pacientes tratados com Cannabis medicinal também podem estar nessa lista de doadores, apenas devem se atentar às orientações dos especialistas.

“É importante que a pessoa tratada com Cannabis medicinal tenha consciência que isso não a desqualifica da doação de sangue. O único cuidado é que, para aqueles que utilizam produtos com tetrahidrocanabinol (THC), se recomenda esperar 12h para realizar a doação. As demais substâncias, como o CBD, não possuem restrições”, explica a Dra. Ailane Araújo, fundadora e presidente do Núcleo de Desenvolvimento em Medicina Canabinoide e Integrativa (NDMCI). 

A especialista costuma alertar seus pacientes sobre essa questão e os motiva para realizarem esse ato solidário, justamente pela falta de esclarecimentos sobre o tema, e pelo baixo índice de doadores do Brasil em comparação ao resto do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. 

Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo. 

“Que a falta de doadores não seja pela falta de conhecimento, estamos aqui para esclarecer e incentivar os pacientes tratados com Cannabis medicinal a doar, se sentirem essa vontade”, completa a especialista.

 


Dra. Ailane Araújo · Médica pós-graduada em Pediatria, Nutrologia, Psicologia Positiva e Coaching, com certificação internacional; · Fundadora e idealizadora do Núcleo de Desenvolvimento em Medicina Canabinoide e Integrativa (NDMCI); · Palestrante em diversos, congressos, simpósios, faculdades e eventos médicos científicos sobre Cannabis Medicinal e Medicina Integrativa; · Diretora do Centro Brasileiro de Referência em Medicina Cannabinoide (CBRMC), com atendimento online para todo Brasil; · Consultora técnica em Terapia Canabinoide; · Professora de pós-graduação e professora no Curso de Atualização em Cannabis Medicinal da UNIFESP;


NDMCI
www.ndmci.com.br
Instagram - @ndmcioficial
www.facebook.com/ndmci
www.youtube.com/channel/UC99PcZVfbtnPcyxbJ2Mt28w/featured
www.linkedin.com/company/ndmcibr/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados