O objetivo da campanha é conscientizar homens para a importância da prevenção precoce
A partir desta
quinta-feira (3), a ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as
20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias reforçam a
campanha “Novembro Azul”, movimento internacional de conscientização para o
controle do câncer de próstata. Em parceria com a Sociedade Brasileira de
Urologia de São Paulo (SBU-SP), as concessionárias exibirão nos painéis
eletrônicos (PMVs) distribuídos ao longo dos 11,1 mil quilômetros de rodovias
concedidas a mensagem:
“Homem, cuide da sua saúde.
Faça exame de próstata”
Segundo dados do
Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados cerca de 65.840 novos casos
da doença para 2022. A prevenção precoce é de extrema importância, afinal, as
possibilidades de cura aumentam quando o câncer é descoberto no início.
“Participamos
anualmente da campanha Novembro Azul com o objetivo de conscientizar todos
os usuários para que sejam multiplicadores das mensagens de prevenção e alerta
os homens”, diz o diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli.
Além disso, para
reforçar a relevância do mês, os prédios da ARTESP, na capital paulista, os
prédios das concessionárias serão iluminados com a cor azul. Também serão
divulgadas mensagens informativas sobre o tema nas redes sociais e canais de
comunicação das operadoras e da Agência Reguladora.
Novembro
Azul
A campanha
Novembro Azul está presente em mais de 20 países e integra o calendário do
Brasil desde 2011. Celebrado anualmente, o mês é considerado um dos mais
importantes na luta contra o câncer voltado aos homens. Afinal, sem considerar
os tumores de pele não melanoma, a doença ocupa a primeira posição em todas as
regiões brasileiras.
O intuito da
campanha é colocar o assunto em pauta na sociedade, estimular a participação da
população, empresas e entidades com ações que contribuam no combate à doença,
além de compartilhar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento para
a redução da mortalidade.
Sociedade
Brasileira de Urologia de SP
A entidade sem fins lucrativos, fundada
em 1926, hoje possui 24 seccionais espalhadas pelo Brasil com a função de
coordenar e monitorar a atividade urológica em seus Estados. A SBU congrega
hoje cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de 4 mil
profissionais. Desde 2004 a SBU realiza campanhas anuais de conscientização do
câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela
doença.
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