Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Hospitais privados apontam aumento de 140% nos casos de Covid-19 em novembro

Percentual de pacientes atendidos no pronto-socorro com a doença hoje é de 21%, contra 37% em julho, último pico da doença, indica pesquisa Anahp

 

Uma pesquisa realizada pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) com seus associados revela um aumento de 140% no aumento de casos de Covid-19 nos hospitais privados em novembro. Além do vírus, outras síndromes gripais também mostraram elevação de 78%.

Ao comparar o período atual com o último pico, registrado em julho, o percentual de atendimentos para Covid-19 no pronto-socorro dos hospitais está em 21%, contra 37% naquele mês.

Em relação ao agravamento da doença, o resultado obtido na comparação entre as duas ondas mostra que ambas tiveram um comportamento similar, já que o percentual de pacientes que evoluíram para internação foi de 14% em novembro contra 13% em julho.

De acordo com Camila Almeida, infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, atualmente, os casos de contaminação por Covid-19 são causados pela variante conhecida como BQ.1, que é uma sublinhagem da Ômicron, responsável pela onda de julho.

“Até o momento, não há dados que demonstrem uma maior gravidade da doença devido à infecção pela BQ.1. Está sendo observado aumento de hospitalizações e de internações em UTI, mas ainda inferior a períodos anteriores. Os sintomas têm sido leves, com quadro de coriza, febre, dor de garganta etc. Os pacientes que estão sendo internados são aqueles com comorbidade e idosos”, explica a especialista.

Outro dado interessante obtido por meio da pesquisa é o aumento também de casos de síndromes gripais nos hospitais, já que 78% das entidades associadas à Anahp relataram o crescimento da procura por atendimento médico.

Conforme a infectologista, as ocorrências de casos gripais nesta época de fim de ano refletem uma mudança de sazonalidade, já que o histórico é de circulação do vírus entre fevereiro e julho. Para Camila, a mudança de comportamento deve estar atrelada às flexibilizações de medidas preventivas, como a não-utilização de máscara.

“Outros vírus também estão circulando no momento, como o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), levando também a um aumento da procura de atendimentos por quadros respiratórios.”

 

Abaixo os resultados obtidos:

 

Pergunta

Novembro

Julho

Qual foi o percentual de aumento do número de casos de Covid?


140%

95%

A sua instituição percebeu aumento do número de casos de síndromes gripais?


78% (sim)

76% (sim)

Indique o percentual de atendimentos de PS relacionados a síndromes gripais


23%

81%

Indique o percentual de atendimentos de PS relacionados à Covid-19


21%

37%

Dos pacientes internados por Covid via PS, qual percentual de pacientes foi encaminhado para UTIs?


14%

13%

Indique o percentual de atendimentos de PS relacionados a síndromes gripais que geraram internação

8%

8%

 

Ações como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento de pessoas sintomáticas continuam sendo primordiais para reduzir os riscos de contágio, destaca Camila.

A especialista reforça também que a vacinação é fundamental neste contexto e atualizar o esquema vacinal é de suma importância. “Devido às frequentes mutações do vírus da Covid-19, provavelmente, continuaremos registrando ondas da doença, pelo menos durante um tempo”, finaliza.
 

Essa pesquisa faz parte da publicação Indicadores Hospitalares Anahp do mês de novembro de 2022. Para conferir o conteúdo na íntegra acesse aqui.

 

Anahp  - Associação Nacional de Hospitais Privados

 Instagram (@anahp.br)

Facebook (@anahpbrasil)

www.youtube.com/anahpbrasil.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados