Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Exposição interativa inédita em São Paulo retrata tipo raro de psoríase

Artista plástico Pedro Varela pintou telas em aquarela a partir de relatos de pacientes, que podem ser conferidas de 25 a 27 de novembro; Ação da Boehringer Ingelheim e da Sociedade Brasileira de Dermatologia quer alertar a população

 

A capital paulista recebe a exposição inédita e imersiva “Um Olhar Delicado sobre a Psoríase Pustulosa Generalizada” entre os dias 25 e 27 de novembro, a partir das 10 horas, no Shopping Eldorado. A iniciativa da Boehringer Ingelheim e da Sociedade Brasileira de Dermatologia faz parte da campanha “PPG é Rara e Única”, movimento de conscientização sobre um tipo raro e grave da psoríase. Durante três dias, o público terá a oportunidade de conhecer mais características dessa doença dermatológica e assistir a vídeos numa verdadeira exposição multissensorial. 

Essa doença de pele não contagiosa se caracteriza principalmente por crises que são determinadas pelo surgimento de pequenas bolhas de pus, também chamadas de pústulas, que geralmente se manifestam repentinamente, e logo se espalham por uma grande extensão do corpo1. As crises de PPG podem durar dias ou mesmo semanas1. Coube ao artista plástico carioca Pedro Varela transformar relatos de paciente em arte, por meio de obras em aquarela, sua técnica mais explorada. Em telas coloridas, a PPG será retratada sob uma perspectiva sensível, distinta e única.  

A exposição conta com duas salas imersivas. Um dos ambientes retrata as características da PPG e mostra a vivência de pacientes. A segunda sala abrigará as telas pintadas pelo artista plástico, que teve como ponto de partida relatos de quem vive na pele a PPG. Histórias como a de uma paciente de Sorocaba, no Interior de São Paulo, que antes de confirmar o diagnóstico chegou a tratar a doença como alergia a corante e intolerância à lactose. Mas era PPG, no grau mais elevado e raro, que já comprometia 100% do seu corpo. Outro paciente, da capital paulista, também é retratado entre as cores da aquarela dessa mostra única. Ele, que convivia com a psoríase comum desde 1997 e desde então passou por vários tratamentos, enfrentou a primeira crise de PPG quase 20 anos depois. 

Através da arte, Boehringer Ingelheim e SBD querem que um maior número de pessoas conheçam a PPG e, principalmente, que possam aprender a identificar os sinais. A PPG tem tratamento e uma vez diagnosticada, ela pode ser controlada, diminuindo o impacto na rotina do paciente.

 

Crédito: Junior Rosa

Sobre a PPG

A PPG é uma das formas mais graves e raras da psoríase, diferente da psoríase em placas e outras mais comuns1,2.Atualmente há cerca de 1500 casos diagnosticados em todo o Brasil, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). A PPG ainda tem muitos aspectos desconhecidos, mas sabe-se que as crises estão relacionadas a alguns fatores desencadeantes como estresse, retirada súbita de corticoides, mutações genéticas, excesso de luz solar e até mesmo gravidez3-4. Sendo uma doença dermatológica grave costuma levar o paciente a um isolamento social, impactando desde o convívio com família e amigos, até a interação com colegas de trabalho e relacionamentos pessoais1. É comum que além das pústulas, o paciente tenha febre alta, dores intensas, entre outros sintomas como vermelhidão na pele, ardor, fraqueza muscular e náusea4.

 

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários que atuam em mais de 130 mercados em três áreas de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e fabricação de biofármacos. Sua atuação é direcionada para terapias inovadoras que transformam vidas, hoje e para as próximas gerações. Como uma empresa biofarmacêutica líder em pesquisa, a Boehringer Ingelheim cria valor por meio da inovação em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Em 2021, obteve vendas líquidas de 20,6 bilhões de euros e investiu 4,1 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 20% das vendas líquidas. No Brasil desde 1953, a companhia atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Pelo sexto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.

 

Sobre a SBD

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) foi criada em 1912, em sessão inaugural na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, com seu estatuto registrado no dia 05 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia do Dermatologista no Brasil. Atualmente com mais de 10 mil associados, a entidade conta com dermatologistas que colaboram com o avanço da especialidade por meio de estudos originais, em especial nas áreas de doenças infectocontagiosas e tropicais, comprovando que a dermatologia brasileira segue importante à ciência e ao desenvolvimento da especialidade mundialmente.

 

Serviço

Evento: Exposição “Um Olhar Delicado sobre a Psoríase Pustulosa Generalizada”

Data: Dias 25, 26 e 27 de novembro

Horário: Das 10h às 22h

Local: Shopping Eldorado

Endereço: Avenida Rebouças, 3970, Pinheiros, São Paulo

 

 

 

Referências

1-Bachelez H. Pustular Psoriasis: The Dawn of a New Era. Acta Derm Venereol. 2020 Jan 30;100(3):adv00034

2- Strober B, Kotowsky N, Medeiros R, et al. Unmet Medical Needs in the Treatment and Management of Generalized Pustular Psoriasis Flares: Evidence from a Survey of Corrona Registry Dermatologists. Dermatol Ther (Heidelb). 2021;11(2):529-541.

3 - Sampogna F, Tabolli S, Söderfeldt B, et al. Measuring quality of life of patients with different clinical types of psoriasis using the SF-36. Br J Dermatol. 2006;154(5):844-9.

4 -Kharawala S, Golembesky AK, Bohn RL, Esser D. The clinical, humanistic, and economic burden of generalized pustular psoriasis: a structured review. Expert Rev Clin Immunol. 2020;16(3):239-252


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados