Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Como e por onde começar os cuidados com a saúde bucal do seu filho?

É importante manter a higiene bucal mesmo antes dos dentinhos aparecerem e a Chicco, marca especialista em parentalidade, traz dicas práticas para os pais e/ou responsáveis se adaptarem a essa rotina

 

A boca tem um papel fundamental muito além da fala, da respiração e da nutrição. Sua estrutura também representa a saúde em geral e por isso é tão importante, desde a primeira infância, uma boa rotina de cuidados. 

“Esse hábito começa quando os pequenos ainda nem apresentam os primeiros dentinhos. Na verdade, inicia com a saúde dentária da mãe, ou seja, cuidados básicos da genitora são os primeiros passos para garantir a saúde bucal dos bebês”, explica a cirurgiã-dentista Dra. Manoela Pimenta.

Na fase do aleitamento, a partir dos 3 meses de vida, é indicado fazer a limpeza, removendo os restos de leite dos lábios e sobre a língua, com gaze envolvida com água filtrada ou fervida uma vez ao dia, pois mesmo não mastigando nenhum alimento, o recém-nascido tem contato com açúcares presentes no leite materno. Também é importante estimular a gengiva do pequeno, já que essa primeira fase visa, além da higienização, fazer com a que a criança já comece a adquirir esse hábito.

Com o nascimento dos primeiros dentinhos é hora de iniciar a limpeza com uma escovinha de dente. Vale ressaltar que não existe uma data certa para fazer essa introdução, uma vez que o surgimento deles pode acontecer dos 4 aos 9 meses de idade.

 Os dentinhos de leite são provisórios, mas não é por isso que merecem menos atenção, até porque são nos primeiros anos de vida que se constroem os hábitos que se prolongarão na fase adulta. “Crianças com dentes fortes e bem cuidados, possivelmente serão adultos com dentição saudável”, reforça a profissional.

Os pequenos precisam de escovas de dente específicas – elas são menores, com cerdas macias e cabo anatômico. A Chicco, marca italiana especialista em parentalidade, possui em seu portfólio itens exclusivos para facilitar o dia a dia da higiene bucal das crianças a partir dos 6 meses de vida.

A escova “Primeiros Dentes” foi projetada para a boquinha pequena do bebê. Com indicação a partir dos 6 meses, as cerdas inovadoras são suaves para gengivas irritadas e extramacias para uma ação delicada. O pescoço é ligeiramente inclinado para alcançar os cantos posteriores e o cabo antiderrapante facilita o manuseio, sem contar as decorações de bichinhos que farão os pequenos se divertirem.

A “Escova de Dentes Chicco Bambu” é outra ótima opção! A sua estrutura é feita de uma única vara de bambu, um material biodegradável, resistente à água, flexível e leve. As cerdas extremamente macias possuem pontas ultrafinas, para uma limpeza suave sobre o esmalte e as gengivas sensíveis. Com as mesmas características funcionais, a “Escova de Dentes de Leite”, para crianças de 3 a 6 anos, tem personagens divertidos, cabo flexível, ventosa na base e protetor de cerdas.

A marca também tem “Escova de Dentes Elétrica” para crianças a partir dos 3 anos Alimentada por bateria, a cabeça vibratória, aliada às cerdas tecnológicas, limpam com mais facilidade os espaços gengivais sendo mais eficientes na remoção do tártaro em comparação as cerdas convencionais.

“Vale lembrar que a limpeza precisa ser realizada por um adulto. O dentinho começou a nascer, higienize apenas com água. Quando aparecer por completo, o indicado é usar uma pequena quantidade – do tamanho de um grão de arroz – de creme dental próprio para uso infantil. A orientação é escovar dente por dente, tanto na parte inferior quanto na arcada superior. Também é importante escovar a língua. No final, vale higienizar a boca da criança com gaze molhada para retirar o excesso de creme dental”, ensina Dra. Manoela Pimenta.

 É comum que algumas crianças, principalmente as menores com idades entre 1 e 2 anos, chorem na hora da escovação ou recusem a fazê-la. Se isso acontecer, pais e/ou cuidadores podem recorrer a artifícios, como músicas e vídeos educativos sobre a higiene bucal. O ideal é que a criança associe esse momento a algo prazeroso e divertido, sem traumas e nervosismo.

“Não podemos deixar de citar a importância das visitas regulares ao dentista desde cedo! O acompanhamento é fundamental para que os pais ensinem os hábitos saudáveis e para as crianças absorverem esses aprendizados, visando assim garantir um sorriso saudável por toda a vida”, finaliza a cirurgiã-dentista.

 

Chicco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados