Especialistas em
Biologia, Física, Filosofia, Geografia e Química trazem ideias de tema da
redação deste anoDivulgação
“O trabalho infantil na realidade brasileira”,
“efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, “cidadania e participação
social”, “democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Completamente
diferentes entre si, estes foram alguns dos temas da redação do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) desde que ele começou a ser aplicado, em 1998. O texto,
que é um dos principais componentes do exame, todos os anos gera curiosidade e
especulação sobre o assunto que deverá ser abordado pelos estudantes.
A natureza diversificada do tema é um desafio para
quem presta o Enem e também para os professores. Mas algumas características em
comum merecem ser observadas. O assessor de Redação do Sistema Positivo de
Ensino, Fábio Gusmão, alerta que “o tema da redação do Enem é sempre atemporal
e desafia o candidato a trazer uma proposta para questões de ordem científica,
social, cultural ou política que se relacionam com a sociedade brasileira”.
Mas, por mais difícil que seja cravar o tema da redação, ler a respeito de possíveis
assuntos relacionados a essas temáticas contribui para aumentar a capacidade de
argumentação e de repertório cultural, dois fatores fundamentais para escrever
um bom texto dissertativo-argumentativo. Professores de cinco áreas fazem suas
apostas para o tema da redação do Enem 2022.
Meio ambiente
Samantha Fechio, assessora de Biologia do Sistema
Positivo de Ensino, lembra que assuntos relacionados à ecologia não aparecem
como tema da redação há mais de dez anos. A última vez que isso aconteceu foi em
2008, quando o tema foi “Máquina de chuva da Amazônia”, uma forma de relacionar
a quantidade de chuvas com o desmatamento da Floresta Amazônica. “Eu pensaria
em algo como ‘consumo e meio ambiente’. O Enem vem apresentando temas
relacionados ao comportamento humano, o que se encaixa nessa ideia. Uma
proposta como essa envolveria reflexões dos estudantes a respeito do seu
comportamento diante dos problemas com o meio ambiente”, destaca.
Uso da tecnologia na Educação
Conforme avançam os recursos tecnológicos à
disposição de estudantes e professores, aumentam as discussões a respeito de
como esses recursos podem ser utilizados em sala de aula. Esse debate foi
acelerado pela pandemia de covid-19, que obrigou as escolas a lançarem mão de
ferramentas on-line para que o processo de ensino e aprendizagem continuasse
acontecendo. Por isso, o assessor de Física do Sistema Positivo de Ensino,
Danilo Capelari, acredita que o uso da tecnologia na Educação é um bom
candidato a tema este ano. “O novo Ensino Médio, por exemplo, prevê que uma
parte da carga horária pode ser trabalhada no formato a distância. Pode ser que
o tema gire em torno disso, das possibilidades de ensino a distância ou mesmo
ensino híbrido”, detalha.
Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável na realidade brasileira
Elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU),
os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são propostas para que as
atividades humanas causem cada vez menos impactos ao meio ambiente e às
próprias pessoas. São 17 planos que deveriam ser observados pela sociedade
civil, pelos governos e pelas empresas. Essa é a aposta da assessora de
Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem. “Se tivesse
que apostar em apenas um desses temas, acredito que seria algo sobre a fome,
presente no ODS nº 2, cuja proposição é ‘acabar com a fome, alcançar a
segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura
sustentável’. Esses assuntos são muito frequentes dentro da prova de Ciências
Humanas e suas Tecnologias e, por isso, também podem vir em forma de questão
discursiva/redação”, argumenta.
Economia do Brasil enquanto
país em desenvolvimento
Em um mundo que se torna mais tecnológico e
conectado a cada dia, processos de industrialização e fluxos financeiros são um
assunto que segue em alta. “Como o Brasil ainda é um país em desenvolvimento,
uma proposta de redação que abordasse a economia do país pode ser uma boa
pedida”, afirma o assessor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino, Jorge
Palicer do Prado.
Uso de combustíveis renováveis
no Brasil
O fenômeno do aquecimento global tem feito com que
os poderes públicos prestem cada vez mais atenção às possibilidades de uso de
combustíveis renováveis, em detrimento dos tradicionais combustíveis fósseis.
As pesquisas sobre novas fontes de energia passam, por exemplo, por carros
movidos a hidrogênio, energia solar e eólica, dentre outras. “No entanto, pouco
se fala sobre as consequências desses carros elétricos, como a exploração do
lítio na Bolívia, com grandes impactos ambientais e danos sociais das
populações locais. Pedir que os candidatos contextualizem essa temática na
realidade brasileira pode ser um desafio interessante para o Enem”, opina o assessor
de Química do Sistema Positivo de Ensino, Flávio Barbosa.
Sistema Positivo de Ensino
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