Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

24H PELO DIABETES

 Maratona online organizada por oftalmologistas estimula conscientização sobre doença que pode causar cegueira

 

A internet será o palco de uma grande mobilização de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética, uma doença decorrente do diabetes que afeta milhões de pessoas. Sem diagnóstico e tratamento adequado, em casos extremos, ela pode causar cegueira. A ação -- batizada como “24h pelo diabetes” -- acontece neste sábado (26), a partir das 9 horas. A iniciativa conta com a promoção e coordenação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

O projeto “24h pelo diabetes” oferece conteúdo de qualidade a quem convive com a doença ou quer entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento. Além de palestras, debates, entrevistas e reportagens durante a maratona online, oftalmologistas de vários lugares do País, capitaneados pelo CBO, desenvolvem diversas ações de atendimento presencial ao longo do mês. A primeira edição aconteceu em 2020.

 

Programação -- Com grade multidisciplinar que aborda a doença e sua repercussão no corpo humano, em especial na visão, sob a ótica de diversas especialidades médicas, o “24h pelo Diabetes” proporciona ao público conteúdo voltado à conscientização sobre o tema. As abordagens são variadas, indo de esclarecimentos sobre mitos e verdades acerca do diabetes, até debates sobre questões relacionadas às políticas públicas e aos direitos do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante o dia 26, os internautas poderão assistir a vídeos educativos com mensagens claras sobre o problema, explicando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento continuado. Toda a programação foi construída com o intuito de trazer informações seguras e de qualidade ao público, sendo suporte para criação de hábitos de autocuidado que minimizam os efeitos da condição, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. 

No quadro “Pergunte ao Doutor”, por exemplo, dúvidas de milhares de pessoas serão esclarecidas por especialistas. Por se tratar de uma doença multifatorial, várias fontes médicas foram selecionadas para sanar questões em torno do diabetes e suas consequências. “Queremos que o público tenha uma vivência multidisciplinar, o que torna possível a compreensão do diabetes como condição que requer a adesão a novos hábitos em diversos setores da vida do paciente”, explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

 

Canal oficial -- Todas as atividades da maratona “24h pelo diabetes”, como debates e palestras, serão transmitidas no canal oficial do CBO no YouTube durante todo o dia. A ação integra a programação do Novembro Azul, campanha nacional que coloca em foco os cuidados e a prevenção contra o diabetes. Ao longo do mês, oftalmologistas de várias partes do Brasil organizam mutirões de atendimento a pessoas que vivem com esse problema. Nos encontros, os interessados são atendidos com exames específicos voltados, principalmente, ao diagnóstico precoce da retinopatia diabética. 

No site do “24h pelo Diabetes” -- edição 2022 - já é possível acessar diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos, podcasts e depoimentos de celebridades em apoio à campanha. Diversas edições do quadro “Pergunte ao Doutor” também já estão disponíveis para acesso. Confira todos os detalhes em Link. 

O “24 horas pelo diabetes” conta com o engajamento de médicos voluntários de diversas áreas da saúde. Além dos profissionais, diversas entidades públicas e privadas empenharam apoio à iniciativa. A Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo (SBRV) é uma das principais entidades responsáveis pela promoção da ação junto ao CBO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados