Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Pets de pelagem longa: o passo a passo de um cuidado ideal

Dicas para cuidar do seu pet de pelo longo 


Quem tem um pet com a pelagem mais longa sabe o quão trabalhoso é o cuidado para deixar ele sempre arrumado. Além de chamarem a atenção pela beleza, os pelos também têm fundamental importância para a saúde do cachorro, e a falta de cuidado e atenção pode resultar em muitos problemas. Por isso, listamos dicas essenciais para te ajudar com os pets peludos!

O primeiro ponto a se atentar é a escovação. “Além de evitar a formação de nós, a escovação remove os pelos mortos e estimula o crescimento de uma nova pelagem.” Explica Mayara Morelli, especialista em comportamento animal e co-fundadora do Cantinho do Bolinha, marca referência em moda pet no mercado. “É muito importante iniciar o processo da escovação colocando o seu cachorro em um lugar confortável e com espaço reduzido, ou até mesmo em seu colo se ele for acostumado assim e desde que não fique desconfortável para ambos.” - completa. 

 

Escolha um produto adequado para a escovação

Antes de iniciar a escovação dos pelos, você pode passar um produto desembaraçador ou hidratante para umedecer a pelagem, evitando danos e facilitando a retirada de nós. “Para a escovação, o recomendado é o uso de uma escova de pino sem bolinhas nas pontas ou a escova Pet Teezer, que é uma das minhas preferidas por proporcionar uma escovação delicada.” - comenta Mayara. O pente também é essencial. Use a rasqueadeira apenas para tirar nós, segurando a pelagem para não ter contato com a pele do animal e não machucá-lo. Esse método de retirada de nós é importante para evitar puxões na pele durante o ato.

 

Cuidados ao iniciar a escovação 

“Quando falamos de animais de pelagem longa e abundante, como o Shih Tzu, Maltês e Lhasa Apso, é importante separar a pelagem em mechas antes de começar a borrifar o produto nos pelos do cachorro. Pegue uma das mechas separadas e passe o pente, delicadamente, para garantir que não tenha nós. Feito isso, utilize a escovação final com a escova de pinos ou a PetTeezer. Caso apresente nós, tenha muita paciência e cuidado: segure o nó entre os dedos e passe a rasqueadeira para retirá-lo.” - Explica Mayara. Após finalizado, repita o processo nas demais mechas.

 

Cuidado com os bigodes 

Lavar a região do bigode de um Shih Tzu, apesar de desafiador, é essencial! “Tenha uma rotina diária e acostume seu filhote.” - comenta a especialista. Essa região precisa ser muito bem cuidada, pois é a proteção natural dos olhos. Existem produtos específicos para o cuidado dessa região diariamente, basta borrifar-lo em uma gaze ou algodão ou até mesmo uma toalha e passar na região dos bigodes do cachorro, como se estivesse alisando os pelos, tomando bastante cuidado com os olhos e o focinho. “Aqui em casa usamos chá de camomila gelado, pois também ajuda a acalmar a pele e eles adoram!” - comenta Mayara. Passe o produto delicadamente em toda região para retirar as impurezas.

 

Escolhendo os acessórios

Para os cães de pelagem longa na cabeça é recomendável prender esses pêlos para que eles não atrapalhem a visão e nem incomodem o animal. Seja qual for o elástico, é importante não prendê-lo rente a pele. “Deixe, mais ou menos, um dedo de distância e sem puxar. A escolha do material é muito importante, pois não pode causar incômodos ao animal.” - aconselha Mayara, que acabou de lançar no Cantinho do Bolinha, uma linha de acessórios dedicados ao cuidado dos pelos. “Os elásticos comuns que vêm do petshop, parecidos com ‘borrachinha de dentista’, não são aconselháveis, já que quebram a pelagem. Se fizer o uso, não deixe por mais de 12h, ele cria um atrito com os pelos causando desconforto.” - recomenda. Muitas pessoas preferem o uso desse tipo de elástico pela praticidade. “O importante é o cachorro estar confortável! Por isso, indicamos sempre o uso dos elásticos revestidos em tecido, como os usados pelas crianças. Além de não quebrarem a pelagem, não puxam e são mais confortáveis. Se o animal tiver pouco pelo para prender, prefira as ligas de silicone mais finas.” - completa.

Vale lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, não é indicado cortar os pelos da face – a não ser que seja uma recomendação do médico veterinário devido a uma condição particular – pois eles servem como uma proteção natural. Sabemos que há casos e casos. Se o cachorro nunca foi acostumado com os pelos presos e não está demonstrando se sentir bem com os elásticos, mesmo após tentar a adaptação, não insista, pois vai gerar mais estresse para o animal. O ideal é começar o processo desde filhote ou ir com muita calma e paciência, respeitando o tempo dele e fazendo o possível para não causar desconfortos. 

O cuidado e a hidratação da pelagem e da pele dos cachorros de pelos longos é essencial para garantir um melhor bem-estar a eles! Lembre-se sempre de olhar os rótulos dos produtos antes de adquiri-los para seu pet e seguir as recomendações do médico veterinário.

 


Foto: Cantinho do Bolinha®


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados