92% dos
recrutadores enxergam nas soft skills pontos fundamentais para a contratação
As soft skills, também conhecidas como competências
socioemocionais, são as habilidades mais necessárias no mercado de trabalho, é
o que aponta uma pesquisa do LinkedIn que mostrou que 92% dos recrutadores
enxergam nas soft skills uma alta relevância e 89% afirmam que a falta delas é
o principal motivo de demissões. Entre essas habilidades, a arte de saber
negociar é apontada como uma das mais abrangentes também na vida pessoal,
social e afetiva.
“Saber negociar é uma das habilidades mais
importantes e ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ela não é um
talento nato e sim um aprendizado. É fato que algumas pessoas têm mais
facilidade do que outras, porém qualquer um pode se tornar um bom negociador,
afinal a negociação faz parte da nossa rotina, do nosso dia a dia”, é o que
conta a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella
Kirsten.
Num processo de negociação buscamos alcançar um, ou
mais, objetivos numa situação onde ocorre uma divergência de ideias, interesses
e posições. “Muitas vezes a negociação é feita de forma tão natural que passa
despercebida. São momentos como uma conversa entre amigos para decidir onde
ir num sábado à noite, combinados entre familiares sobre as tarefas domésticas,
definição de prazos com o(a) chefe(a), entre outras situações onde há um
processo de persuasão e de tomada de decisões entre duas ou mais pessoas que
buscam a solução de um problema em comum ou a troca, barganha, sobre algo. É
importante pensarmos sobre esses conceitos, pois assim fica mais fácil
trabalhar a negociação e usar as suas técnicas a nosso favor”, explica
Daniella.
Técnicas de negociação
Daniella conta que, primeiramente, devemos entender
com quem estamos negociando, usando para isso algumas técnicas como a listada
no livro “A Estratégia do Oceano Azul”, onde dividimos a fonte de negociação em
perfis como: autoritário, controlador, facilitador, empreendedor e visionário.
Mensurando também o quando esses perfis são avessos ou propensos ao risco,
sendo que o perfil autoritário é o extremo da aversão ao risco e o visionário o
extremo da propensão. “O grande trunfo de um bom negociador é saber usar a
metodologia da negociação com a finalidade de criar e reivindicar valor
competitivo em meio a processos comerciais, pessoais e profissionais, evitando
conflitos e criando soluções. Por exemplo, um interlocutor com um perfil
autoritário tende a ser mais controlador e agressivo, além de não tolerar
riscos eminentes, sabendo disso fica mais fácil entender como falar e até onde
é possível ir numa negociação com esse tipo de pessoa. Já um perfil visionário,
geralmente é uma pessoa que quer mudar algo para melhor, aceitando para isso
alguns riscos maiores”, explica a coach.
Outro ponto importante é entender qual a base da
negociação, que pode ser dividida entre: pessoas, interesses, opções e
critérios. “Numa negociação é importante saber separar as pessoas do problema
em questão, para enxergar a situação com empatia e entender as emoções da outra
parte. Saber qual é o seu real interesse ou o resultado que se quer atingir,
vai ajudar a entender quais são as tomadas de decisões em favor do interesse.
Ter um leque de opções criativas ajuda a reduzir os impasses das partes. Além
disso é necessário ter critérios claros e impessoais que fomente uma negociação
vantajosa para ambas as partes, pois quando uma pessoa percebe que vai sair
perder numa negociação, ela tende a se fechar e não aceita o acordo proposto”,
reforça Daniella.
Por fim, Daniella conta que também é preciso
entender sobre as soft skills da negociação, que são os pontos fundamentais
para o sucesso de qualquer negociação, sendo elas:
Empatia - saber lidar com gente e se colocar no
lugar do outro, é fundamental num processo de negociação.
Proatividade - ter iniciativa para buscar
soluções criativas sem atropelar o outro e sem ansiedade.
Inteligência emocional - ter a capacidade de lidar
e controlar as suas emoções é fundamental para uma negociação de sucesso.
Escuta ativa - importante para demonstrar interesse
pela parte envolvida e também identificar objeções e outros pontos importantes
na fala da pessoa.
Persuasão - tática de argumentação que
consiste em transmitir uma informação, construindo, ao mesmo tempo, um
raciocínio com vantagens e consequências positivas para a negociação.
Criatividade - numa negociação é preciso pensar
rápido para encontrar a solução de um impasse e sair do óbvio pode ser algo
assertivo. Para isso é importante desenvolver e treinar a criatividade.
Ousadia - O negociador(a) tem que saber fazer
acontecer, para isso não tenha medo de ser rebelde e tentar mudar as regras do
jogo no mercado, porém busque manter a sua autenticidade.
Capacidade fuçativa - é a capacidade de investigar,
fazer perguntas e buscar entender os interesses e a forma de pensar da outra
parte. Use a curiosidade a seu favor.
Calma - importante não demonstrar ansiedade ou
afobação. Não deixe que a sua vontade de falar e de conduzir a situação te
impeça de ouvir o outro(a) e de buscar soluções assertivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário