Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Você sabe o que é metaverso? Conceito pode ser aplicado até no mundo do empreendedorismo

A especialista em vendas pelas redes sociais Camila Silveira fala sobre as possibilidades de uso do espaço virtual hiper-realista, imersivo e interativo


Muito tem se falado sobre o metaverso. Algumas pessoas acreditam se tratar de algo ligado ao universo gamer, mas o espaço virtual compartilhado, que é hiper-realista, imersivo e interativo, tem inúmeras possibilidades de uso. 

 

"O termo metaverso remete a um novo conceito capaz de integrar o mundo real ao digital por meio de tecnologias como realidade virtual ou aumentada, podendo também utilizar hologramas. Assim, em um jogo, por exemplo, o usuário tem experiências mais reais, o que aumenta sua motivação e engajamento, podendo assim sair apenas dos mundos dos games e passando a ser “real” em diversas atividades profissionais como uma ferramenta otimizadora de facilidades", explica a especialista em vendas pelas redes sociais Camila Silveira.

 

Camila explica que na educação, o metaverso permite simulações de ambientes ou laboratórios, o que permite que o aluno tenha vivências reais de sua experiência. Em e-commerces, a ideia é melhorar a experiência dos clientes, que podem experimentar roupas, acessórios ou equipamentos de forma virtual e totalmente remota. 

 

A profissional diz que as aplicações do metaverso são inúmeras. "Quem já esteve, por exemplo, em um parque temático (como a Disney ou a Universal), certamente experienciou situações semelhantes nas atrações que envolvem simuladores. Soluções de tecnologia, tais como realidade virtual e simuladores em 3D são um exemplo de aplicação. Mas as novidades não param por aí", pontua a especialista. 

 

Ela diz que é possível aplicar o metaverso até na medicina, que é um dos segmentos com maior potencial para o uso das novas tecnologias. "Várias possibilidades estão sendo desenvolvidas: cirurgias à distância, roupas que podem medir o nível de temperatura e transpiração do corpo humano, cursos nos quais os alunos não precisam de corpos reais para aprendizado, entre outras, são algumas das inovações que possibilitem o mundo virtual efetivar todas as facilidades no mundo real", afirma. 

 

O conceito pode ser usado no universo corporativo. Vários usos são possíveis, desde reuniões com interação pessoal/ virtual entre os participantes, até treinamentos mais especializados, que podem ser feitos à distância. Na indústria automotiva e na gestão de armazéns logísticos a tendência é bastante promissora e foi acelerada pela pandemia, mas na verdade já fazia parte de um futuro inevitável que virou presente e deve fazer parte de até 68% das atividades profissionais até o ano de 2024", disse Camila

 

A insuficiência de tecnologias avançadas não é o único problema do Metaverso. Existem outras questões que ainda precisam ser resolvidas ao longo dos anos. Silveira elencou as principais delas:

 

• falta de dispositivos pequenos, leves e potentes para fazer com que a experiência seja

colocada em prática;

• falta de pesquisa com os usuários para saber se eles estão dispostos a passar pela

experiência:

• necessidade de uma internet e servidor melhores, visto que milhões de pessoas poderão

acessar o ambiente ao mesmo tempo;

• equipamentos que poderiam ser usados para a imersão custam muito caro e não fazem

tanto sucesso.

 

Camila também citou os principais impactos do metaverso na nossa realidade

 

• Esperamos que o metaverso seja um mundo fantástico, feito de novos ambientes incríveis,

• alteração da realidade e percepção, e um novo impulso para o mundo hiperconectado,

aumentando descoberta e criatividade.

• É certo que trará novas oportunidades e novas formas de interagir. Pensamos em algumas:

• Possibilidade de empreendedorismo e criação de negócios próprios;

• Movimentação do mercado das moedas digitais;

• Maior interação com pessoas que estão fisicamente distantes;

• Criação de mais empregos virtuais;

• Novas formas de aprendizagem, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados