A reputação de uma empresa e de suas marcas está no
topo das preocupações de todo empresário. Não se trata, apenas, de como os
produtos são vistos por seus consumidores. O conceito de reputação vai adiante
e envolve todos os públicos com que a empresa se relaciona.
A reputação é construída no dia a dia de inúmeras
maneiras, e com impactos diferentes na empresa. Além da recomendação
espontânea, o tão falado “boca a boca” feito por consumidores satisfeitos em
seu círculo de convívio ou por avaliações na internet, leva colaboradores a
contribuir de forma significativa, tendo orgulho de trabalhar para a marca, por
exemplo.
Até onde vai a importância de boa reputação? Além
da preferência de consumidores, empresas com boa reputação têm melhores chances
de negociar com fornecedores e até com bancos, por exemplo. “Outro ponto
muito positivo é o chamado “benefício da dúvida”. Não é incomum empresas
enfrentarem um problema em relação à qualidade de um de seus produtos ou até
mesmo em relação à sua idoneidade. Uma marca bem-conceituada tem mais
facilidade de administrar essa crise”, explica José Carlos Stabel,
Construir uma reputação é tarefa de longo prazo. A
consultoria externa, até por ser isenta, pode em primeiro lugar avaliar a reputação
de uma empesa no início de sua atividade e localizar pontos que talvez mereçam
atenção especial, propondo medidas corretivas. “Numa primeira fase do serviço
de uma consultoria não é incomum serem localizadas ameaças a serem corrigidas e
mesmo oportunidades que não estão sendo aproveitadas” completa
Victor Olszenski.
Victor Olszenski - Mestre em Ciências
da Comunicação, graduado em Publicidade e Propaganda, é Executivo de Marketing,
Comunicação e Relações Institucionais com 30 anos de experiência acumulada em
empresas como Telefônica/ VIVO; Pial-Legrand; Deca e Toyota além da Agência de
Propaganda Z+G Grey. Desenvolve estudos nas áreas de Marketing
Estratégico; Marcas e Comunicação Corporativa; Relações Governamentais e
Institucionais; é palestrante e professor em vários Programas de MBA em
Marketing, Branding e Comunicação, entre eles, Franklin Covey Education, ESPM,
Anhembi-Morumbi, FMU, Faculdades Rio Branco, UNIP e UNITAU. É coautor do Livro:
Um Profissional para 2020 – Editora B4.
José Carlos Stabel - Jornalista e Publicitário. Foi sócio da Lage, Stabel & Guerreiro
BBDO. Foi ainda Vice-Presidente da Norton Publicidade, Sócio-Fundador da Grey
Direct no Brasil, Sócio-Diretor da B-to-B Marketing Communication. Desenvolveu
trabalhos, entre outros, para Bayer; Cia. Müller de Bebidas (51 Pirassununga);
Sadia; Unibanco; São Paulo Alpargatas; Du Pont; Mercedes-Benz; Gilette;
Citibank; Unilever; Procter & Gamble, Central Surf, Rede Eldorado de
Hotéis, Hospital 9 de Julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário