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segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Consultoria em reputação: o que é e quando a empresa precisa?


A reputação de uma empresa e de suas marcas está no topo das preocupações de todo empresário. Não se trata, apenas, de como os produtos são vistos por seus consumidores. O conceito de reputação vai adiante e envolve todos os públicos com que a empresa se relaciona.

A reputação é construída no dia a dia de inúmeras maneiras, e com impactos diferentes na empresa. Além da recomendação espontânea, o tão falado “boca a boca” feito por consumidores satisfeitos em seu círculo de convívio ou por avaliações na internet, leva colaboradores a contribuir de forma significativa, tendo orgulho de trabalhar para a marca, por exemplo.

Até onde vai a importância de boa reputação? Além da preferência de consumidores, empresas com boa reputação têm melhores chances de negociar com fornecedores e até com bancos, por exemplo. “Outro ponto muito positivo é o chamado “benefício da dúvida”. Não é incomum empresas enfrentarem um problema em relação à qualidade de um de seus produtos ou até mesmo em relação à sua idoneidade. Uma marca bem-conceituada tem mais facilidade de administrar essa crise”, explica José Carlos Stabel,

Construir uma reputação é tarefa de longo prazo. A consultoria externa, até por ser isenta, pode em primeiro lugar avaliar a reputação de uma empesa no início de sua atividade e localizar pontos que talvez mereçam atenção especial, propondo medidas corretivas. “Numa primeira fase do serviço de uma consultoria não é incomum serem localizadas ameaças a serem corrigidas e mesmo oportunidades que não estão sendo aproveitadas” completa Victor Olszenski.


 

Victor Olszenski - Mestre em Ciências da Comunicação, graduado em Publicidade e Propaganda, é Executivo de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais com 30 anos de experiência acumulada em empresas como Telefônica/ VIVO; Pial-Legrand; Deca e Toyota além da Agência de Propaganda Z+G Grey. Desenvolve estudos nas áreas de Marketing Estratégico; Marcas e Comunicação Corporativa; Relações Governamentais e Institucionais; é palestrante e professor em vários Programas de MBA em Marketing, Branding e Comunicação, entre eles, Franklin Covey Education, ESPM, Anhembi-Morumbi, FMU, Faculdades Rio Branco, UNIP e UNITAU. É coautor do Livro: Um Profissional para 2020 – Editora B4. 

José Carlos Stabel - Jornalista e Publicitário. Foi sócio da Lage, Stabel & Guerreiro BBDO. Foi ainda Vice-Presidente da Norton Publicidade, Sócio-Fundador da Grey Direct no Brasil, Sócio-Diretor da B-to-B Marketing Communication. Desenvolveu trabalhos, entre outros, para Bayer; Cia. Müller de Bebidas (51 Pirassununga); Sadia; Unibanco; São Paulo Alpargatas; Du Pont; Mercedes-Benz; Gilette; Citibank; Unilever; Procter & Gamble, Central Surf, Rede Eldorado de Hotéis, Hospital 9 de Julho.



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