Volumes
de pedidos e cliques nos primeiros seis meses do ano já representam mais da
metade do total registrado em todo o ano de 2021; vestuário e acessórios
respondem por 34,8% das conversões geradas por publishers parceiros
Apesar da
instabilidade econômica que gera esse temor de impacto no consumo, os
brasileiros recorrem cada vez mais ao e-commerce para comprar os itens de que
precisam. E essa prática tem sido impulsionada por produtores de conteúdo que
veiculam anúncios online em troca de comissões, dentro da prática conhecida
como marketing de afiliados.
Dados da Rakuten
Advertising referentes ao mercado nacional indicam que, nos primeiros seis
meses deste ano, as conversões em vendas intermediadas por sua rede de
afiliados representaram mais de 54% do total registrado em 2021. Na comparação
anual, a evolução média de janeiro a junho de 2022 é de 45%.
Tendências semelhantes
também foram observadas no volume de pedidos, que no mesmo período registraram
58% do total obtido em 2021; e também no volume de cliques, que já chegou a 52%
do total registrado no ano passado.
A relação entre pedidos e
cliques (O/C) mostra que cada vez menos cliques são necessários para que um
pedido seja gerado por intermédio da rede de afiliados. O indicador mostrou
forte evolução em boa parte do primeiro semestre deste ano — com avanços
mensais que chegaram a até 55% na comparação anual. No geral, o percentual
cresceu de 3,4% em 2021 para 3,9% nos seis primeiros meses de 2022.
A queda de 6% no ticket
médio (AoV) em comparação com 2021 pode ter ocorrido por dois motivos
principais. Um deles é o maior alcance dos anúncios veiculados por afiliados,
que agora impactam de forma mais ampla diferentes perfis de consumidores -- ou
seja, há cada vez mais espaço para todos os bolsos e uma maior variedade de
produtos anunciados. A outra razão é a queda no poder aquisitivo, que leva os
brasileiros a economizarem mais diante de um cenário incerto.
Dentre as categorias de
produtos que mais se destacaram, o ranking do interesse dos consumidores é
liderado pelo setor de vestuário e acessórios – que obteve a maior participação
nas vendas online via afiliados (34,8%) entre o quarto bimestre de 2021 e o
segundo bimestre de 2022. Em seguida aparecem lojas de departamento (16,3%),
eletrônicos (12,5%), beleza e cuidados pessoais (7,4%), casa e decoração (7,2%)
e saúde e bem-estar (6,8%).
Nesse mesmo período (desde
o último bimestre de 2021), cupons e vouchers lideraram amplamente (com 52% de
participação nas conversões) como a categoria primária de vendas usada para
contemplar os consumidores que fizeram compras após clicarem nos anúncios. Em
seguida, com 22,6%, está o pagamento de recompensas de fidelidade
(loyalty/reward), a exemplo do cashback.
"Mesmo em um período
de instabilidade econômica, os consumidores brasileiros continuam desenvolvendo
o hábito de comprar online, potencializado inicialmente pela pandemia e que
continuará crescendo nos próximos anos”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da
Rakuten Advertising no Brasil. “O aumento expressivo nas vendas intermediadas
por parceiros de conteúdo ratifica o crescimento dessa prática cada vez mais
importante para incrementar as receitas dos anunciantes em diversos segmentos.
O cenário desenhado a partir da evolução do marketing de afiliados é amplamente
positivo para as vendas do e-commerce”, afirma.
Com uma rede
mundial de 150 mil publishers ativos, a Rakuten Advertising é especializada em
tecnologia para publicidade e marketing digital. A empresa tem atuação focada
em marketing de afiliados, modalidade de publicidade online na qual uma rede de
produtores de conteúdo parceiros divulgam produtos e serviços de anunciantes em
troca de comissão por venda, clique ou outra ação específica.
Rakuten Advertising
Rakuten Group, Inc.
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