Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Vendas online crescem em média 45% no 1o semestre com apoio de marketing afiliados

Volumes de pedidos e cliques nos primeiros seis meses do ano já representam mais da metade do total registrado em todo o ano de 2021; vestuário e acessórios respondem por 34,8% das conversões geradas por publishers parceiros



Apesar da instabilidade econômica que gera esse temor de impacto no consumo, os brasileiros recorrem cada vez mais ao e-commerce para comprar os itens de que precisam. E essa prática tem sido impulsionada por produtores de conteúdo que veiculam anúncios online em troca de comissões, dentro da prática conhecida como marketing de afiliados.

 

Dados da Rakuten Advertising referentes ao mercado nacional indicam que, nos primeiros seis meses deste ano, as conversões em vendas intermediadas por sua rede de afiliados representaram mais de 54% do total registrado em 2021. Na comparação anual, a evolução média de janeiro a junho de 2022 é de 45%.

 

Tendências semelhantes também foram observadas no volume de pedidos, que no mesmo período registraram 58% do total obtido em 2021; e também no volume de cliques, que já chegou a 52% do total registrado no ano passado.

 

A relação entre pedidos e cliques (O/C) mostra que cada vez menos cliques são necessários para que um pedido seja gerado por intermédio da rede de afiliados. O indicador mostrou forte evolução em boa parte do primeiro semestre deste ano — com avanços mensais que chegaram a até 55% na comparação anual. No geral, o percentual cresceu de 3,4% em 2021 para 3,9% nos seis primeiros meses de 2022.

 

A queda de 6% no ticket médio (AoV) em comparação com 2021 pode ter ocorrido por dois motivos principais. Um deles é o maior alcance dos anúncios veiculados por afiliados, que agora impactam de forma mais ampla diferentes perfis de consumidores -- ou seja, há cada vez mais espaço para todos os bolsos e uma maior variedade de produtos anunciados. A outra razão é a queda no poder aquisitivo, que leva os brasileiros a economizarem mais diante de um cenário incerto.

 

Dentre as categorias de produtos que mais se destacaram, o ranking do interesse dos consumidores é liderado pelo setor de vestuário e acessórios – que obteve a maior participação nas vendas online via afiliados (34,8%) entre o quarto bimestre de 2021 e o segundo bimestre de 2022. Em seguida aparecem lojas de departamento (16,3%), eletrônicos (12,5%), beleza e cuidados pessoais (7,4%), casa e decoração (7,2%) e saúde e bem-estar (6,8%).

 

Nesse mesmo período (desde o último bimestre de 2021), cupons e vouchers lideraram amplamente (com 52% de participação nas conversões) como a categoria primária de vendas usada para contemplar os consumidores que fizeram compras após clicarem nos anúncios. Em seguida, com 22,6%, está o pagamento de recompensas de fidelidade (loyalty/reward), a exemplo do cashback.

 

"Mesmo em um período de instabilidade econômica, os consumidores brasileiros continuam desenvolvendo o hábito de comprar online, potencializado inicialmente pela pandemia e que continuará crescendo nos próximos anos”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. “O aumento expressivo nas vendas intermediadas por parceiros de conteúdo ratifica o crescimento dessa prática cada vez mais importante para incrementar as receitas dos anunciantes em diversos segmentos. O cenário desenhado a partir da evolução do marketing de afiliados é amplamente positivo para as vendas do e-commerce”, afirma.

 

Com uma rede mundial de 150 mil publishers ativos, a Rakuten Advertising é especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital. A empresa tem atuação focada em marketing de afiliados, modalidade de publicidade online na qual uma rede de produtores de conteúdo parceiros divulgam produtos e serviços de anunciantes em troca de comissão por venda, clique ou outra ação específica.

 

Rakuten Advertising

 rakutenadvertising.com/pt-br

 

Rakuten Group, Inc.

global.rakuten.com/corp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados