Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de agosto de 2022

OBESIDADE E GRAVIDEZ: ENTENDA COMO O EXCESSO DE PESO PODE PREJUDICAR A GESTAÇÃO

Médica nutróloga e cirurgião bariátrico explicam a importância de uma alimentação equilibrada e cuidados especiais nessa fase 

 

A obesidade é o problema de saúde mais comum em mulheres que estão em idade reprodutiva. Essa doença além de apresentar riscos clinicamente significativos para a saúde das mulheres durante a gravidez e após o parto, ainda tem implicações de longo prazo para a saúde que necessitam de reconhecimento e tratamento. Ela pode afetar adversamente os resultados fetais, neonatais e infantis, com consequências ao longo da vida para essas crianças.

 

Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEMJ), em julho de 2022, é importante que haja um acompanhamento nutricional, comportamental e cirúrgico nos casos de obesidade materna. O ideal é que isso seja feito antes da gravidez e continuado após o parto, além de parte dos cuidados de longo prazo para garantir os melhores resultados possíveis para as mães e os bebês e assim prevenir complicações graves.

 

Segundo a Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do hospital Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, a obesidade pode alterar o eixo cerebral-ovariano ocasionando redução da fertilidade e até mesmo infertilidade. Além disso, também prejudica a implantação do embrião no útero com aumento da taxa de aborto espontâneo. Já na gravidez associada à obesidade existe de três a quatro vezes mais probabilidade de haver diabetes gestacional, aumentando o risco do bebê. Existem estudos relacionando obesidade à pressão alta da gravidez, ao parto prematuro e a complicações após o parto, como infecções. 

 

“Todas essas condições pioram à medida que a obesidade é mais grave, por isso, perdas de 5 a 10% do peso antes da gravidez melhoram a fertilidade e reduzem complicações durante a gestação. Durante a gravidez adotar um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e prática de atividade física regular é importante para reduzir riscos”, explica a nutróloga.

 

O cirurgião bariátrico Dr. Carlos Schiavon, também cofundador da ONG Obesidade Brasil afirma que a obesidade é um fator de risco na gravidez, por isso realizar cirurgia bariátrica antes de engravidar é uma forma de prevenir complicações como hipertensão e diabetes gestacional. “No entanto, é importante deixar claro que a gravidez deve ocorrer após no mínimo 18 meses da cirurgia, evitando a fase de emagrecimento intenso. O acompanhamento também é fundamental, principalmente com relação às vitaminas”, conclui Schiavon.

 

Andrea Levy – Psicóloga. Presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil; Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP; Mais de 20 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica; Autora do livro "Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares".

 

Andrea Pereira – Nutróloga. MD, PhD. Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e  Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein; Cofundadora e coordenadora da ONG Obesidade Brasil; Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica; Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa; Pós-doutorado em andamento pela Medicina Esportiva da FMUSP sobre obesidade, câncer de mama e exercício; Autora do livro “Dieta do Equilíbrio: a melhor dieta anticâncer”.

 

Carlos Schiavon-  Cirurgião Bariátrico. Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, SP; Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Investigador principal do Trial GATEWAY – Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados