Marcha na
ponta dos pés sem relação com outras condições deve ser investigada
Apesar de as pesquisas apontarem
que 20% das crianças no espectro autista costumam andar nas pontas dos pés, nem
sempre esse comportamento tem ligação o autismo e pode ocorrer em crianças com
desenvolvimento típico.
A condição é chamada de marcha em pontas idiopática, ou seja, cuja causa não
pode ser determinada.
Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especializada em fisioterapia
neurológica, a maioria das crianças caminha na ponta dos pés
quando aprende a andar. “É um comportamento muito comum e natural e pode se
prolongar até por volta dos três anos de idade nas crianças com desenvolvimento
dentro do esperado”.
“Uma característica muito importante da marcha na ponta dos pés idiopática é
que a criança é capaz de apoiar a planta do pé no chão, mas não realiza esse
movimento. Vale reforçar que essa condição é diferente da marcha na ponta dos
pés que afeta crianças com doenças neurológicas, como a paralisia cerebral ou
ainda com doenças neuromusculares”, aponta a especialista.
Aflição e aversão
Atualmente alguns estudos sugerem que a marcha na ponta dos pés idiopática pode
ter ligação com problemas no processamento das informações recebidas pelo
sistema tátil.
Em outras palavras, quando o bebê aprende a andar ele passa a sentir e a
processar as informações captadas pela sola dos pés. Algumas crianças
desenvolvem reações exageradas a texturas, temperatura e outras sensações
táteis.
“Quando isso ocorre, essas crianças tiram a sola do pé do chão e passam a
caminhar na ponta dos pés para reduzir essa sensação desconfortável. Na
verdade, a marcha em pontas é uma estratégia da criança para reduzir a área de
contato da sola dos pés com os estímulos. A sensibilidade pode variar de acordo
com o tipo de superfície. Em geral, areia, grama, tapetes e superfícies ásperas
podem desencadear esse comportamento”, aponta Walkíria.
Sem força
Outra causa da marcha na ponta dos pés idiopática pode ser a pouca ativação e
força nos músculos abdominais e glúteos (músculos inferiores). Como resultado,
a criança usa os músculos da panturrilha para se impulsionar para frente ao
caminhar e faz isso ao tirar a sola dos pés do chão.
Quando procurar ajuda?
“Como falamos, andar na ponta dos pés é um comportamento esperado durante a
aquisição da marcha. Contudo, se é um movimento frequente durante o dia a dia,
com duração superior a três meses e sem relação a outra condição de saúde, é
preciso sim procurar um especialista”, ressalta Walkíria.
Em 2021, o CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos)
publicou uma atualização dos marcos do desenvolvimento com a finalidade
incentivar a intervenção precoce de déficits no desenvolvimento infantil. Isso
acende um alerta para que os pais fiquem atentos à aquisição da fala, marcha e
demais marcos de acordo com a faixa etária.
Isso é importante porque uma criança que desenvolve a marcha na ponta dos pés
cria um padrão que pode ser difícil de mudar se a intervenção ocorre
tardiamente. A correção da marcha precoce evita problemas futuros nos membros
inferiores.
A repetição do movimento pode causar dores nos pés, nas pernas, causar quedas e
tropeços frequentes bem como causar dificuldades na hora da criança praticar
esportes.
“A posição incorreta do calcanhar durante a marcha pode levar ao encurtamento
do tendão de Aquiles, dos músculos da parte de trás do joelho e na cadeia
muscular ada coluna. A criança também vai desenvolver um padrão de marcha que
leva o tronco para frente e isso altera a postura”, diz Walkíria.
Antes dos 3
“Até os três anos de idade, as conexões no cérebro são mais adaptáveis, Essas
conexões, também chamadas de circuitos neurais, são a base para o aprendizado,
o comportamento e a saúde. Com o tempo, essas conexões se tornam mais difíceis
de mudar”, explica Walkíria.
Uma das técnicas da fisioterapia é corrigir a marcha por meio da criação de
estímulos para que a criança comece a processar as sensações de forma mais
organizada. “A terapia consiste no uso de recursos como cama elástica, rampas,
balanços, túneis de tecido, escorregadores e caminhadas em diferentes
superfícies”, conta a especialista.
Dependendo das alterações musculoesqueléticos, também é feito um trabalho de
fortalecimento e alongamento, bem como a correção da postura durante a
caminhada.
Em casa também
A terapia deve ser reforçada pelos pais em casa. “Os pais podem usar materiais
simples que todo mundo tem casa, como arroz e grãos em geral, slime ou
gelatina, tapetes, toalhas etc. A ideia é fazer um circuito e colocar a criança
para caminhar nesses materiais”.
Há também atividades como a pintura dos pés com tinta para deixar pegadas em
uma cartolina ou similar. “Precisamos pensar em recursos lúdicos para motivar a
criança a participar do tratamento. Todo incentivo é bem-vindo”, finaliza
Walkíria
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