Para o palestrante
Alexandre Slivnik, a aplicação do conceito pode trazer uma série de benefícios
e estabelecer profissionais no mercado de trabalho
Diversos caminhos podem levar alguém a se destacar
profissionalmente e tornar-se uma referência no mercado. Mas para que isso
reflita em resultados ainda mais positivos, é necessário apostar no conceito de
marketing pessoal.
De acordo com Alexandre Slivnik,
vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, o conceito que foi criado
em meados do século XX é uma estratégia de autovalorização. “O marketing
pessoal pode ajudar profissionais a terem mais destaque no trabalho. Ele nasceu
da necessidade de se enxergar como uma espécie de mercadoria, que precisa se
valorizar e evoluir para não perder espaço perante a concorrência. Isso está
diretamente ligado à forma de se vestir, pensar e agir nas redes sociais ou no
ambiente de trabalho. É importante mostrar quem somos verdadeiramente, mas é
preciso ter cuidado para não ser artificial e, até mesmo, soar como uma pessoa
arrogante”, pontua.
Para o palestrante, o ditado “quem não é visto, não
é lembrado” é uma das definições práticas desse conceito. “O marketing pessoal
nada mais é do que uma oportunidade para que as pessoas lembrem de quem somos,
abrindo as portas para que possamos deixar nossa marca e nosso legado no mundo.
Ele gera novas oportunidades de negócio, podendo alavancar de vez a carreira de
profissionais das mais diversas áreas”, relata.
O inglês heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis
Hamilton, é um dos grandes exemplos de fortalecimento de marketing pessoal. O
piloto é um dos maiores representantes da luta antirracista e,
consequentemente, conecta sua imagem a essa causa de grande importância, conquistando
admiradores ao redor do mundo que o enxergam como referência nessa pauta. “Não
que ele faça essas ações para se promover, mas ele é promovido automaticamente
ao abraçar causas que verdadeiramente acredita”, aponta Slivnik.
Ainda assim, qualquer pessoa pode desenvolver
habilidades nesse sentido. “Independentemente da profissão, o marketing
pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional, ajudando-o a
construir a carreira que deseja. Ao valorizar as suas habilidades e os seus
diferenciais, ele possibilita um primeiro emprego, um aumento ou, até mesmo, a
tão desejada promoção. Não se trata de ganhar apenas visibilidade, mas sim
construir uma imagem relevante e de autoridade”, argumenta o palestrante.
O vice-presidente da ABTD acredita que existem
alguns passos fundamentais para uma boa gestão de marketing pessoal.
“Primeiramente, saiba quem você é para que possa falar sobre si mesmo com
autoridade. Com isso em mente, tenha um cuidado com sua própria imagem em
relação a saúde, vestimentas e modo de falar, pois isso se traduz em como as
pessoas observarão sua postura. Esteja sempre antenado em relação aos
principais acontecimentos ao redor do planeta e, por último, tenha sempre amor
próprio. Assim, você consegue usar o marketing pessoal para que as pessoas
lembrem de você eternamente”, finaliza.
Alexandre Slivnik -reconhecido
oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades
extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos
livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do
IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento
(CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.
Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e
Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em
serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA,
ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate
School of Education - Boston / EUA).
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