Thiago Santin,
empreendedor do setor hoteleiro e CEO da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora
de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, aponta que o uso da
tecnologia é um dos principais fatores para o sucesso do negócio
Abrir um negócio, seja qual for a área, não costuma
ser tarefa fácil e requer bastante planejamento para que funcione no longo
prazo. Em paralelo, é preciso realizar um estudo prévio sobre o empreendimento
que se deseja administrar, contando também com um investimento para tornar os
planos realidade.
O empreendedorismo vem crescendo de forma
vertiginosa no Brasil. De acordo com dados da pesquisa Global Entrepreneurship
Monitor, divulgada no segundo semestre deste ano, o Brasil figura em sétimo
lugar entre os países com mais empreendedores. Reaquecido pelo setor do
turismo, o ramo da hotelaria vem chamando a atenção e pode ser uma alternativa
para aqueles que querem administrar o próprio negócio.
Segundo Thiago Santin, CEO da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas
para gestão do setor de hospitalidade, além de todos os requisitos inerentes a
abertura de um novo negócio, a ramo da hotelaria tem suas particularidades que
devem ser avaliadas com cuidado por quem decide investir no ramo. Entre elas,
está entender sobre o local desejado para montar o hotel, se existe viabilidade
e também demanda, além de definir se será um empreendimento voltado ao turismo
ou ao executivo.
Para Santin, fatores como localização e tamanho do
empreendimento podem ditar o sucesso do hotel. “Se você fizer um empreendimento
muito grande em um lugar onde não tem demanda, só vai gerar custo, sem lucros.
Afinal, a média de tempo de retorno financeiro para um empreendimento hoteleiro
é de 36 meses, mas tudo depende do tamanho do investimento realizado”, explica.
Em relação ao planejamento financeiro, Santin
explica que o empreendedor deve se preparar de forma adequada para os períodos
de baixa temporada, que às vezes podem ser maiores do que o esperado. Se for um
hotel de turismo, é preciso fazer um fluxo de caixa, onde vai existir uma época
do ano voltada para a realização de manutenções e reformas. O ideal é que o
hoteleiro programe o ano “com meses a menos e custos a mais”.
Somado a isso, estão os recursos reservados para o
setor de tecnologia. De acordo com Santin, não existe valor mínimo, sendo um
investimento feito de maneira constante. “Hoje, um hotel não funciona sem
internet, trata-se de um fator indispensável para a maioria dos hóspedes. Além
de toda comodidade gerada para os clientes e gestores, contar com bons serviços
tecnológicos possibilita check-in
e check-out online, acesso a apps próprios e diversos outros serviços. Os
recursos tecnológicos são aliados para desenvolver e modernizar o hotel”,
afirma.
Desta forma, as pessoas que querem investir no ramo
da hotelaria precisam estar cada vez mais atentas ao mercado hoteleiro e suas
constantes transformações, buscando aprender sobre as tendências que surgem a
cada ano. Além disso, para ser visto como um empreendedor completo, também é
preciso adquirir o mínimo de conhecimento no setor financeiro, tecnológico,
gestão de compras, manutenção e governança.
Sendo assim, para iniciar no ramo da hotelaria e
ter sucesso, é preciso encontrar um local com demanda e saber administrar as
questões relacionadas ao empreendimento. “O setor do turismo está em constante
evolução, o que permite entregar um hotel de qualidade, com preço acessível e
bom atendimento para os hóspedes. Esses fatores atrelados geram uma ótima
experiência e fazem com que as pessoas voltem a se hospedar, o que por sua vez,
promoverá o crescimento do negócio”, diz.
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