Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM
Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar
diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a
levantamentos anteriores. Agora, o tema está no topo da lista dos desafios a
serem enfrentados pelos gestores nos próximos anos. É o que a maioria dos 3 mil
CEOs entrevistados em mais de 40 países, inclusive no Brasil, afirma.
Ainda segundo 48% dos consultados, a preocupação
com o meio ambiente merece notoriedade máxima nos próximos dois a três anos,
nos fazendo observar, assim, uma importante e contínua mudança na gestão de
negócios e comportamento dos CEOs, que inclusive acompanha as transformações no
comportamento de consumidores, que estão mais conscientes ao redor de todo o
mundo.
Em minha jornada, a responsabilidade empresarial
pelo meio ambiente foi sendo colocada como prioridade de maneira natural,
considerando que sempre estamos atentos aos desejos dos nossos clientes, mas
mais do que isso, levando em conta nosso posicionamento de propósito e
consciência coletiva de preocupação com o planeta. No entanto, com o passar do
tempo, percebemos que é fácil falar, mas complexo e desafiador transformar
companhias globais inteiras, sendo a dedicação e determinação pontos cruciais
nesse sentido.
Isso porque colocar o ESG como uma nova realidade
impacta diretamente não apenas consumidores, mas investidores, colaboradores e
toda uma cadeia. Pensar na redução da pegada de carbono, na proteção do meio
ambiente e na responsabilidade do descarte pós-produção pode ser uma tarefa a
mais na lista de ativações, por isso demanda mais tempo. Mas em hipótese alguma
esses pilares devem ser ignorados ou terem seus valores minimizados.
Junto a estes objetivos, não podemos esquecer dos
outros pilares do ESG, que se executados com responsabilidade, formam um
perfeito conjunto de ações de grandes melhorias. Seguindo o que a própria sigla
representa, sendo o E o que já falamos, temos o S e o G. Dessa forma, podemos
destacar o aumento da qualidade de vida da humanidade, o bem-estar dos
colaboradores, oportunidades igualitárias, e ainda a contribuição econômica
positiva, boas práticas éticas e a transparência.
Quando falamos sobre o avanço da qualidade de vida,
sobre fazer o bem para as futuras gerações, estamos abordando temas totalmente
comuns a todos. Acreditamos que já que a Terra é a nossa casa, é
responsabilidade de cada pessoa fazer por onde, já que cada pequena ação conta.
Retomando a ideia de a preocupação dos CEOs com a
sustentabilidade estar como prioridade para os próximos anos, fico animado em
ver a possibilidade de fazermos ainda mais por nós mesmos e pelos nossos
filhos, netos e planeta. Na Acer, já temos um trabalho contínuo e muito
importante nessa linha, resultando em projetos como Earthion e Humanity, em
compromissos como o RE100, que nos ajudará a atingir 100% de energia renovável
em nossas produções até 2035, e ainda na busca contínua por produtos “verdes”
tecnológicos, como a linha Vero.
Aproveito para lançar um desafio. Todos os dias,
tente contabilizar pelo menos uma ação individual para um meio ambiente mais
saudável e um mundo melhor. Imagine os resultados que podemos conquistar com
uma iniciativa por pessoa todos os dias? Vamos juntos, é precisa união!
Germano Couy -
General Manager Latin America da Acer
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