Mesmo executando serviços
no conforto de casa, em regime home office, o compromisso do colaborador com a
empresa é o mesmo: registrar o horário de entrada, saída, almoço ou descanso.
Mas como executar essa tarefa simples à distância?
A resposta é simples: com
tecnologia! O registro de ponto traz inovação com formato em que a marcação é
feita pelo celular, computador ou tablet. Com isso, as empresas já aposentaram
o velho relógio de ponto. O obsoleto equipamento deu lugar à tecnologia que
permite o registro de ponto à distância, com segurança e melhorar o
acompanhamento.
Alane de Souza Santos é
supervisora do administrativo da JTI Network Info & Importação. A empresa
de Jundiaí-SP é especializada em serviços de telecomunicações e TI ao redor do
mundo, com mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos. Desde abril de
2020, utiliza o sistema Genyo, que oferece o registro de ponto digital. O
funcionário pode marcar o horário trabalhado em qualquer lugar, com QR Code ou
reconhecimento facial.
A supervisora conta que o
investimento trouxe a desburocratização no serviço de RH e facilidade aos
funcionários. “O principal benefício foi poder estender a marcação de ponto
para mais colaboradores, mesmo aqueles fora do Brasil. Assim permitindo
otimizar o processo de fechamento de folha de pagamento”.
A adesão das empresas país
afora por este novo modelo se acentuou em função da pandemia. Antes, algumas
empresas ainda usavam um cartão para bater o ponto de forma manual. Com o
estabelecimento do isolamento social e a necessidade de trabalhar de casa, elas
perceberam que poderiam realizar essa tarefa de uma forma mais simples, por
meio digital e que a tecnologia é uma ajuda e tanto para área de recursos
humanos.
Para a Genyo, uma das
maiores empresas de sistema de registro ponto digital no Brasil, as
organizações vêm se adaptando cada vez mais à tecnologia. O CEO da empresa,
Leopoldo Magnus, reafirma que o principal motivo do largo avanço na implantação
digital se dá devido à pandemia. “Percebemos dia após dia que as empresas que
não se adaptam à tecnologia e às necessidades do mercado, ficam pelo caminho. O
que se nota na prática nesse novo ecossistema digital das empresas é a união do
departamento de recursos humanos com o time de tecnologia da informação. E isso
é um avanço muito importante porque envolve os membros de diferentes áreas
dentro da empresa num só pensamento: o de inovação por meio de novas tecnologias”.
Com o ponto digital, é
possível calcular quantas horas um funcionário trabalhou e compilar em um banco
de dados, cumprindo as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e
garantindo que os pagamentos estejam corretos.
Priscila de Azeredo Torres
Costa é responsável geral pelo RH da Best2BEE, com sede em São Paulo-SP. A
empresa é voltada para área de tecnologia de integração de sistemas e conta com
50 funcionários. Quando os profissionais passaram a trabalhar no formato home
office surgiu o desafio de como marcar o ponto em casa. A solução veio com a
implantação do sistema Genyo.
“Foi o recurso que nos
permitiu ter informação precisa quanto à jornada de trabalho dos colaboradores.
Sabemos que faltas, horas extras e atrasos, são dados que interferem
diretamente na folha de pagamento. Portanto, o recurso se tornou fundamental na
nossa gestão de pessoal”, conta Priscila.
Ainda segundo o CEO da
Genyo, com o ponto digital no home office, os colaboradores contam com maior
autonomia, permitindo que eles organizem melhor as suas atividades. “Quando o
colaborador tem acesso contínuo ao seu histórico de pontos (e não somente no
final do mês como proporcionam os controles de ponto tradicionais), ele e a
empresa ganham em qualidade da prestação de serviço. O funcionário consegue
visualizar sua rotina de trabalho e, assim, fazer uma autocrítica da sua
própria performance”.
Autonomia que o supervisor
de manutenção na área de refrigeração e ar-condicionado, Wanderson Celso, tem
desde que adotou o sistema de ponto digital da Genyo. Todos os dias o
profissional segue de Betim para Belo Horizonte e consegue ter controle do
serviço.
“Antes, a marcação era
feita em cartão padrão com apontamento de caneta e risco de rasuras. Agora, no
sistema digital, consigo ter com precisão das entradas e saídas, contabilizando
quanto tempo trabalhado por dia em quantidade de horas a serem trabalhadas, bem
como horas extras, gerando histórico de ponto e controle geral das jornadas de
trabalho”.
Fontes: Leopoldo Magnus - CEO da Genyo
Priscila de Azeredo Torres Costa – responsável geral pelo RH da Best2BEE
Alane de Souza Santos –
supervisora do administrativo da JTI Network Info & Importação.
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