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terça-feira, 2 de agosto de 2022

Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office


Mesmo executando serviços no conforto de casa, em regime home office, o compromisso do colaborador com a empresa é o mesmo: registrar o horário de entrada, saída, almoço ou descanso. Mas como executar essa tarefa simples à distância?

 

A resposta é simples: com tecnologia! O registro de ponto traz inovação com formato em que a marcação é feita pelo celular, computador ou tablet. Com isso, as empresas já aposentaram o velho relógio de ponto. O obsoleto equipamento deu lugar à tecnologia que permite o registro de ponto à distância, com segurança e melhorar o acompanhamento.

 

Alane de Souza Santos é supervisora do administrativo da JTI Network Info & Importação. A empresa de Jundiaí-SP é especializada em serviços de telecomunicações e TI ao redor do mundo, com mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos. Desde abril de 2020, utiliza o sistema Genyo, que oferece o registro de ponto digital. O funcionário pode marcar o horário trabalhado em qualquer lugar, com QR Code ou reconhecimento facial.

 

A supervisora conta que o investimento trouxe a desburocratização no serviço de RH e facilidade aos funcionários. “O principal benefício foi poder estender a marcação de ponto para mais colaboradores, mesmo aqueles fora do Brasil. Assim permitindo otimizar o processo de fechamento de folha de pagamento”.

 

A adesão das empresas país afora por este novo modelo se acentuou em função da pandemia. Antes, algumas empresas ainda usavam um cartão para bater o ponto de forma manual. Com o estabelecimento do isolamento social e a necessidade de trabalhar de casa, elas perceberam que poderiam realizar essa tarefa de uma forma mais simples, por meio digital e que a tecnologia é uma ajuda e tanto para área de recursos humanos.

 

Para a Genyo, uma das maiores empresas de sistema de registro ponto digital no Brasil, as organizações vêm se adaptando cada vez mais à tecnologia. O CEO da empresa, Leopoldo Magnus, reafirma que o principal motivo do largo avanço na implantação digital se dá devido à pandemia. “Percebemos dia após dia que as empresas que não se adaptam à tecnologia e às necessidades do mercado, ficam pelo caminho. O que se nota na prática nesse novo ecossistema digital das empresas é a união do departamento de recursos humanos com o time de tecnologia da informação. E isso é um avanço muito importante porque envolve os membros de diferentes áreas dentro da empresa num só pensamento: o de inovação por meio de novas tecnologias”.

 

Com o ponto digital, é possível calcular quantas horas um funcionário trabalhou e compilar em um banco de dados, cumprindo as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e garantindo que os pagamentos estejam corretos.

 

Priscila de Azeredo Torres Costa é responsável geral pelo RH da Best2BEE, com sede em São Paulo-SP. A empresa é voltada para área de tecnologia de integração de sistemas e conta com 50 funcionários. Quando os profissionais passaram a trabalhar no formato home office surgiu o desafio de como marcar o ponto em casa. A solução veio com a implantação do sistema Genyo.

 

“Foi o recurso que nos permitiu ter informação precisa quanto à jornada de trabalho dos colaboradores. Sabemos que faltas, horas extras e atrasos, são dados que interferem diretamente na folha de pagamento. Portanto, o recurso se tornou fundamental na nossa gestão de pessoal”, conta Priscila. 

 

Ainda segundo o CEO da Genyo, com o ponto digital no home office, os colaboradores contam com maior autonomia, permitindo que eles organizem melhor as suas atividades. “Quando o colaborador tem acesso contínuo ao seu histórico de pontos (e não somente no final do mês como proporcionam os controles de ponto tradicionais), ele e a empresa ganham em qualidade da prestação de serviço. O funcionário consegue visualizar sua rotina de trabalho e, assim, fazer uma autocrítica da sua própria performance”.

 

Autonomia que o supervisor de manutenção na área de refrigeração e ar-condicionado, Wanderson Celso, tem desde que adotou o sistema de ponto digital da Genyo. Todos os dias o profissional segue de Betim para Belo Horizonte e consegue ter controle do serviço.

 

“Antes, a marcação era feita em cartão padrão com apontamento de caneta e risco de rasuras. Agora, no sistema digital, consigo ter com precisão das entradas e saídas, contabilizando quanto tempo trabalhado por dia em quantidade de horas a serem trabalhadas, bem como horas extras, gerando histórico de ponto e controle geral das jornadas de trabalho”. 

 

Fontes: Leopoldo Magnus - CEO da Genyo

Priscila de Azeredo Torres Costa – responsável geral pelo RH da Best2BEE

Alane de Souza Santos – supervisora do administrativo da JTI Network Info & Importação.


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