Pesquisar no Blog

sábado, 13 de agosto de 2022

Dia dos Pais: entenda o que é preciso saber sobre a paternidade na terceira idade

Roberta França explica a importância de cuidar da saúde da próstata

 

Com o exemplo de muitos famosos, alguns homens estão preferindo ser pais novamente após os 60 anos, ou até mesmo ter o primeiro filho nessa idade. Alguns motivos são um novo casamento ou o desejo de aproveitar melhor a paternidade, e como há essa possibilidade, uma vez que são capazes de produzir espermatozoides saudáveis ao longo de toda vida, é importante estar atento a alguns cuidados. 

Um dos motivos que pode dificultar esse sonho é o câncer de próstata, o segundo mais comum entre o sexo masculino, no Brasil, de acordo com o Inca. Por isso, segundo Roberta França, médica geriatra e psiquiatra, do Grupo Said, empresa de cuidados de idosos, é fundamental que esse grupo seja cada vez mais proativo em relação aos exames e consultas de prevenção, pois uma de suas consequências se não tratadas com antecedência, é a infertilidade. 

“Além disso, ao passar com o médico urologista é interessante deixar claro seus objetivos, ou seja, avisá-lo do desejo de ser pai, para que tudo seja feito dentro dessa expectativa e caso haja uma anomalia, o que pode ser feito para preservar a fertilidade masculina”, explica Roberta. 

Outro ponto importante a se destacar são os riscos que ser pai após os 60 anos pode ocasionar no bebê, uma vez que estudos, em 2016 e mais recentemente em 2018, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicados no periódico científico BMJ, reforçaram que a idade paterna avançada afeta todo o espectro da fertilidade masculina e mais, pode levar a taxas mais altas de doenças congênitas, distúrbios psiquiátricos e até câncer em filhos. 

“Diante disso, além dos cuidados com o homem durante o período pré-gravidez e durante as tentativas, é importante que depois do nascimento de um bebê, fruto de uma relação com um pai já na terceira idade, haja um acompanhamento periódico e constante, para sempre estar ciente da saúde dessa criança”, conta a médica. 

Roberta ainda finaliza afirmando que a conversa entre o casal é essencial, para que sejam discutidas todas essas possibilidades e questões, para que não haja surpresas. Assim, será possível lidar com as situações e decidir o que é melhor para todos.

SAID RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados