Os clientes digitais são exigentes, perspicazes e sagazes. Nativos do universo online, expandem cada vez mais sua realidade para essas plataformas – seja para momentos de diversão, oportunidades profissionais à distância, ou aquisição de serviços e produtos. Qualquer marca que tente estreitar seu relacionamento com estes consumidores, certamente enfrentará desafios em satisfazê-los. Mas, quando atraídos e retidos, trazem enormes benefícios de crescimento para as companhias.
Crescidos em meio às facilidades proporcionadas
pelos avanços tecnológicos, estes usuários característicos da Geração Z se
acostumaram com a praticidade de utilizar estes recursos em toda a sua jornada
de compra. Em um mesmo ambiente, conseguem consumir conteúdos variados,
interagir com as marcas e adquirir quaisquer produtos que desejem sem sair de
suas casas. Uma comodidade enorme, que vem se tornando cada vez mais complexa
de ser mantida com a mesma qualidade.
Em meio à tamanha concorrência nas plataformas
digitais e o alto volume de anúncios, despertar o interesse deste consumidor e
levá-lo à conversão da compra, de maneira fluida e sem interrupção do
entretenimento, é uma das maiores barreiras a ser quebrada. Isso, aliado à
conexão de valor com a marca, diante da nova preferência em se relacionar com
empresas que compartilhem de seus mesmos propósitos.
Segundo uma estimativa divulgada pelo Bank of
America, os zillennials possuem uma renda mundial combinada de US$ 7 trilhões –
um poder de compra que tende a crescer constantemente, à medida que vão
ganhando espaço no mercado de trabalho. Neste cenário, compreender a melhor
forma de criar um relacionamento próspero entre as partes é fundamental para a
prosperidade de qualquer negócio.
Como atrair e reter os clientes digitais?
Atraídos por uma alta velocidade de comunicação e
agilidade em qualquer procedimento, uma experiência de atendimento perfeita
será mandatória para a atração e retenção desse público. Nessa missão, o check out,
as etapas de pagamentos, as operações bancárias e entregas devem ser o mais
coesas e concisas possível – sempre prezando por uma jornada omnichannel
que leve o poder de decisão ao consumidor.
O cliente digital precisa ter a escolha de comprar
no momento que desejar e, acima de tudo, em seu canal favorito. Quanto mais opções
de comunicação e aquisição dos produtos, melhor. Isso, trazendo em conjunto uma
jornada de compra personalizada, via experiências individuais, com base em cada
perfil e suas necessidades.
Dentre as opções disponíveis no mercado, as redes
sociais são, sem dúvida, ferramentas indispensáveis. Ao invés de utilizarem
ferramentas de busca usuais, cada vez mais jovens estão procurando os produtos
ou serviços desejados nestas plataformas. Como prova disso, dados
compartilhados pela pesquisa Social Commerce, realizada pela AlliN | Social
Miner, mostram que 76% dos brasileiros recorrem às redes sociais antes de
finalizar uma compra – seja para ler opiniões de outros usuários ou comparar
preços.
Benefícios dos agentes virtuais no atendimento aos
clientes digitais
Intensamente popularizado em meio ao isolamento
social, o uso de agentes virtuais também se mostrou benéfico no relacionamento
com essa geração. Programados de forma cada vez mais humanizada, são capazes de
agilizar essa comunicação com uma intensa empatia integrada, evitando conversas
robotizadas e ultrapassadas.
Ainda, a inteligência artificial acoplada em seu
desenvolvimento permite que aprendam constantemente a cada nova interação,
ganhando escalabilidade às interações em vista de uma jornada de compra cada
vez mais assertiva. Alinhado com tais características os bots
também são ótimas ferramentas a serem investidas pelas companhias – disponíveis
24 horas para atenderem as demandas dos usuários por meio de respostas rápidas
e com menos tempo de espera.
Atender à tamanhas expectativas dos clientes
digitais não é fácil. Completamente imersos no ambiente online, encontrar as
melhores estratégias de despertar seu interesse e conquistar sua satisfação
será uma missão permanente de todas as empresas. A concorrência certamente será
intensa, mas importante de ser vencida a favor de usuários cada vez mais
satisfeitos com sua marca.
Larissa Lopes - Head de Marketing e
especialista em estratégias para o mercado de varejo na Pontaltech, empresa
especializada em comunicação omnichannel.
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