Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A “recessão feminina” e a pouca educação financeira do cidadão brasileiro

Especialista em Direito do Consumidor comenta dados de um levantamento sobre o perfil do endividado no país

 

Divulgado nesta semana, um estudo da empresa de cobrança Paschoalotto -- a partir de sua base de 5,5 milhões de devedores -- revelou o perfil do cidadão brasileiro endividado. Segundo o levantamento, por exemplo, 68% dos endividados brasileiros têm entre 25 e 51 anos; e o endividamento atinge as famílias com uma renda mensal de até dez salários mínimos, que respondem por 76% do total.
O estudo revelou outro dado surpreendente: as mulheres são 70% do contingente de endividados no país. É o que muitos vêm chamando de “recessão feminina”. 

Essa pesquisa assombrou o Brasil”, comenta a advogada e especialista em Direito do Consumidor Renata Abalém, acrescentando que os números refletem a realidade. “É a pura verdade: o brasileiro está endividado -- e não só não consegue poupar dinheiro como cortou gastos desde o começo deste ano. Diminuiu o consumo, mas não consegue honrar os compromissos assumidos. E pior que isso: pegou empréstimo ou contraiu dívidas nos últimos meses -- o que significa que, se o mercado de trabalho não melhorar consideravelmente, a dívida contraída chegará até o verão como uma bola de neve.”

A advogada observa que o estudo também “descortina a necessidade urgente de educação financeira para todas as classes de cidadãos”. “O brasileiro não foi ensinado a tratar do seu dinheiro e tampouco a pensar no seu futuro. Os endividados hoje serão os endividados amanhã… e pensemos bem: endividados mais longevos, em um país que não patrocina a saúde. Educação financeira hoje é sinônimo de saúde física e mental amanhã.”
 

Fonte: 
Renata Abalém - advogada, especialista em Direito do Consumidor. Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/GO, conselheira da OAB/GO, Diretora Jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados